Impressora 3D, a sua nova fonte de renda
Lembra daquele momento em que você precisava entregar um trabalho impresso na escola e sua impressora parou de funcionar um dia antes? Geralmente, quando isso acontecia, as pessoas entravam em desespero e corriam para a primeira papelaria que encontravam pela frente, para imprimir o trabalho antes da aula.
Com o avanço tecnológico, esse tipo de serviço de imprimir para as outras pessoas foi ficando cada vez mais fraco. Por conta do acesso a tecnologia, que ficou bem mais fácil.
Entretanto, se engana quem pensa que esse modelo de venda morreu. Ao contrário do que muitos pensam, o estilo de negócio evoluiu e agora é um empreendedorismo que gera muita renda.
Muitas papelarias começaram a investir em uma impressora 3D, pois além de ser um trabalho simples, o negócio chama a atenção das pessoas. Para aqueles que não sabem, uma impressora 3D tem a capacidade de construir qualquer tipo de objeto que não seja eletrônico ou tecido. Em outras palavras, se uma pessoa precisa de um prato basta apenas imprimir um.
Existem muitas vantagens em ter um produto impresso, além de não ser extremamente caro, os produtos costumam ser muito resistentes. Há uma expectativa enorme em volta da tecnologia, alguns se arriscam a dizer que esse é o futuro dos itens de escritório e residência, outros vão além e preveem que futuramente será possível construir arranha céus com apenas uma impressora.
Se essas coisas irão de fato ou não acontecer só o tempo irá dizer mas, o que já é realidade hoje em dia, é que é possível lucrar com uma impressora 3D. Dependendo do andar do negócio, essa pode se tornar até a renda principal do empreendedor, então acompanhe cinco dicas de como faturar usando a tecnologia.
Impressora da moda
A primeira dica está atrelada com o mercado de produtos personalizados, essa área tem se destacado bastante nos últimos tempos. Algumas pessoas entendem que isso é consequência do nosso mundo atual onde as pessoas procuram ser únicas e especiais e, claro, que os produtos dessas pessoas também precisam ser diferentes dos demais.
Com uma impressora 3D, é possível personalizar um produto sem gastos extras, já que não é necessário uma mão de obra e a utilização de mais produtos para poder fazer o objeto, basta apenas ter um arquivo do produto e com um passe de mágica ele será feito.
Tendo isso em mente, pode ser interessante dispor a sua impressora 3D para as pessoas produzirem seus próprios objetos, ou até mesmo você criar produtos originais e vendê-los para as pessoas.
Produtos de arquitetura ou engenharia
Fabricar produtos de construção para arquitetura ou engenharia pode render uma ótima grana na hora de fechar as contas. Como foi dito anteriormente, os produtos fabricados pela impressora 3D são extremamente resistentes, chegando até a ter capacidade para substituir peças que são feitas em fábricas.
A maior vantagem nesse tipo de venda é sobre a questão de tempo, enquanto na fábrica pode levar dias para que uma única peça seja feita, na impressora pode ser que leve no máximo umas cinco horas, dependendo do produto, é claro.
Além disso, é possível construir miniaturas de projetos, e por conta dessa inovação, muitos arquitetos e engenheiros começaram a adotar essas maquetes para fazer apresentações, já que cada detalhe do projeto estará visivelmente presente na miniatura.
Mercado da odontologia
Outro ramo que já está adotando os produtos feitos na impressora 3D é a odontologia. Os objetos são ilimitados e o limite é a criatividade do indivíduo, logo, os dentistas que já compreenderam que é possível substituir os moldes de gesso por apenas um impresso estão levando vantagem.
Existe outro benefício muito importante para todos os odontologistas que já adotaram o sistema de impressão 3D, a simulação de cirurgias. Sim, é possível imprimir toda a região que será operada de um paciente e treinar para a cirurgia real. Com isso, o profissional estará mais preparado para efetuar suas ações, resultando assim no desgaste menor do paciente.
Produza miniaturas colecionáveis
Provavelmente você já passou na frente de uma loja e se deparou com uma miniatura do seu personagem favorito. Pois saiba que este mercado vem tendo uma crescente nos últimos tempos.
As pessoas costumam pagar um valor bem alto para ter uma action figure de um personagem em sua estante ou mesa. E com uma impressora 3D, não ficou difícil entrar nesse mercado, basta apenas o cliente fornecer um arquivo com o personagem desejado e pronto, no mesmo dia ele já terá o seu produto.
Um detalhe importante é que as peças variam bastante o preço, alguns produtos variam entre 90 a 100 reais, outros podem chegar a mais de 1600 reais, é importante se atentar que quanto mais detalhado e raro for a peça, mais o preço pode ser alto.
Impressora de Nerf
Lembra daquelas armas de brinquedo chamada Nerf? Pois é, elas voltaram com tudo recentemente e agora com mais acessórios para os brinquedos, como mira, suporte e silenciadores.
Entretanto, seu preço no mercado é bem elevado e nem todo mundo consegue ter um equipamento mais aprimorado. A solução pode vir a partir da impressora 3D, elas podem fabricar quaisquer tipos de acessórios e se tornar quase idêntico ao original, além disso, a impressora proporciona a chance de um cliente inventar um próprio equipamento e ser o único da turma a ter aquela mira diferenciada.
Existem sites que fornecem os arquivos necessários para a impressão desses equipamentos, então não se surpreenda caso alguém peça para imprimir um silenciador amarelo.
Conclusão
Com essa nova onda do mercado, é possível observar que nem sempre a evolução mata o que é antigo, às vezes, pode ser até que aquela coisa evolua junto com o momento e esse foi o caso das impressoras.
Antigamente, as pessoas corriam para as papelarias para imprimir trabalhos escolares, TCC ou grandes apresentações. Hoje em dia, essas mesmas pessoas voltaram a correr atrás de uma impressora, só que dessa vez ela consegue fazer além do que era esperado.
Se você gostou dessa dica para fazer uma renda extra, não deixe de acompanhar os outros posts do blog Investidores S/A.