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Influenciadora digital

Influencers digitais: como estão revolucionando a economia e como se tornar um

Que o ambiente digital permitiu uma abundância de novos tipos de carreiras, todo mundo já sabe. Faz alguns anos que os influencers digitais conseguiam viver apenas com a renda vinda dessas plataformas mas, agora, estão atingindo patamares totalmente novos, o dos milionários.

Temos todos os tipos de emprego sendo gerados na internet, desde editores, gestores, câmeras, assessores, até as pessoas que aparecem na sua tela. Antigamente, causava uma certa estranheza e sensação de instabilidade financeira quando se ouvia falar no termo influencer digital.

Hoje, é algo almejado por muita gente. Mas, antes de tudo, você sabe o que significa esse termo? Ele vem do inglês e quer dizer “influenciador digital”.

Termo influencer digital

Basicamente, o termo se refere a uma pessoa que tem o poder de influenciar outras. Eles conseguem, através de suas redes, impactar centenas e milhares de seguidores, seja mostrando produtos, serviços ou atividades que fazem e usam, ou até mesmo por literalmente divulgar essas marcas como uma forma de marketing.

A ascensão de sucesso dessa profissão cresceu junto com a globalização e modernização do acesso a internet. Hoje, inúmeros estudos demonstram e comprovam a importância da web na hora da decisão de compra dos consumidores. A coisa mais comum do mundo, é abrir o google e fazer uma breve pesquisa ou lembrar de uma determinada marca que um influencer que você segue recomendou.

Como gostamos de certezas e segurança, fica mais fácil escolher qual produto em especial adquirir depois que vemos a opinião de outras pessoas que já o experimentaram. Não é surpresa então, que muitos fizeram sucesso com canais de reviews, que é quando os criadores de conteúdo literalmente comentavam e relatavam a sua experiência com alguma coisa.

Influencers digitais geralmente possuem várias redes sociais ao mesmo tempo, mas normalmente explodem em uma em particular primeiro. Youtube, Instagram e TikTok são os mais comuns atualmente.

Para se ter uma noção dos enormes montantes de dinheiro que essa turminha movimenta, temos o exemplo de uma startup brasileira, criada em 2017, por Nohoa Arcanjo, que se chama Creator.

A ideia dela, é usar algoritmos para conectar empresas a influenciadores. Com mais de 8 mil criadores de conteúdo em seu banco de dados e grandes companhias como Amazon, Google, Nubank, Ifood e TikTok, só ela movimentou cerca de 6,5 bilhões de reais apenas no ano passado.

Faz muito sentido, hoje, quando pensamos no lançamento de qualquer marca, produto ou serviço, pensamos em como ela será apresentada ao público. Pensamos em estratégias específicas para as redes sociais e não apenas na propaganda que irá passar no comercial da novela das nove.

Com apenas um post, influencers digitais podem gerar um alcance e engajamento absurdo.

Por que fazem tanto sucesso?

As razões são várias, mas a principal delas é que como seres humanos, gostamos de pessoas e queremos nos relacionar com elas, é natural. Somos curiosos por natureza e gostamos de ver a realidade da vida de outros, além de gostamos de saber a opinião de segundos sobre os mais diversos assuntos.

Procuramos as redes para nos divertir, buscar conhecimentos e gerar conexões. E é usando desse poder de alcançar o público e gerar engajamento, que nasceu os influenciadores digitais.

E não para por aí, muitas marcas, pequenas e grandes, apostam na escolha desses geradores de conteúdo para divulgar seus produtos.

Por que? Essa é uma estratégia que funciona muito bem por dois motivos diferentes:

  1. Segmentação do público alvo

As campanhas são mais bem sucedidas quando atingem exatamente o tipo de público que provavelmente irá consumir o seu produto ou serviço. Assim, é possível criar um conteúdo mais específico, que irá agradar a sua persona, fazendo com que tenha mais vendas. 

Existem todo os tipos de influenciadores, desde moda e beleza, até resenhas de livros, lutadores de boxe, gamers e confeiteiros.

  1. Indicação amiga

Existe um relacionamento entre o influencer digital e seus seguidores, que passam a vê-lo como amigo, irmão ou até pai. Por isso, sua opinião e indicações contam muito. 

Quando alguém em que confiamos nos indica algo, levamos a sua avaliação e ponto de vista muito mais em conta do que se fosse uma pessoa que vemos apenas em uma propaganda aleatoriamente.

Tanto consciente quanto inconscientemente, tendemos a escolher marcas que já vimos ou escutamos antes mesmo de pensar em adquirir tal produto.

Tudo isso, faz com que influencers digitais sejam muito atrativos para parcerias, patrocínios e linhas de grandes marcas. E assim, muitos deles fizeram e fazem milhões de dólares.

A Forbes, acabou de lançar mais uma de suas famosas listas, o das 50 pessoas mais ricas e, dessa vez, chegou a hora dos influencers digitais. Corrigindo, não só de pessoas, existe um cachorro nessa lista!

Veja abaixo os 10 maiores influenciadores da lista chamada de Top Creators:

  1. Jimmy Donaldson (Mr. Beast)

  2. Charli D’Amelio

  3. Alexandra Cooper

  4. Elliot Tebele

  5. Emma Chamberlain

  6. Huda Kattan

  7. Rhett McLaughlin & Link Neal (Rhett & Link)

  8. Khaby Lame

  9. Addison Rae Easterling

  10. Jake Paul

O que todos eles têm em comum? Atingiram o pico do sucesso mas não pararam por aí e nem se acomodaram. Eles se reinventam a cada instante, lançando novos produtos, eventos, fazendo parcerias. Mas, é claro, sem nunca perder a essência pela qual são famosos, como seu senso de humor ou de aventura.

Aliás, essa é uma de nossas dicas para você, que também quer alcançar o sucesso como influencer digital. Aposte em coisas que sabe que seus seguidores iriam gostar, como uma linha de maquiagens se o seu canal for sobre isso, por exemplo.

Chegou a hora de saber como você também pode se tornar um influenciador digital

Outra opção, para lançar seus próprios produtos é formar parcerias com marcas relacionadas ao seu nicho. É uma boa estratégia de marketing para os dois lados e um jeito de aumentar a sua autoridade e patrimônio, além de ser uma forma de segurança. Caso algo aconteça a sua conta, ainda terá uma fonte de renda vindo de outro lugar.

Mas mais importante ainda, para bombar nas redes, é preciso formar um relacionamento verdadeiro com eles. Foque bastante do seu tempo e trabalho interagindo com seu público, para que eles fiquem engajados e se sintam especiais.

Engajamento é uma das prioridades em qualquer mídia social. Ter pessoas que reagem, curtem, salvam, comentam e compartilham seus posts é essencial. Inclusive, era um dos requisitos para entrar nessa aclamada lista da Forbes.

Afinal, não basta só ser visto, para isso existe a televisão. A web nos proporcionou um ambiente bem mais interativo, e devemos aproveitar essa oportunidade para formarmos conexões reais.

Para que o trabalho nunca fique chato e cansativo, escolha temas que você gosta e estude bem o mercado. Não basta apenas começar a postar conteúdos mais. O mar está cheio de peixinhos e para se destacar é preciso que tenha um plano de ação.

A pesquisa do seu nicho é muito importante para que poste conteúdos que irão ser interessantes para o público que lhe interessa, e para que escolha as mídias sociais certas para divulgá-las. 

Todas essas dicas serão de muita ajuda se deseja virar um influencer digital, ou até mesmo se gostaria de trabalhar na área, como um assessor ou gestor.

O que você achou? Você já sabia que essa carreira tinha tantas oportunidades? Bora começar a traçar seus planos para virar um influenciador digital? 

Se você gostou desse conteúdo, dê uma olhadinha nos nossos outros posts, temos várias matérias que podem te ajudar sobre esse e vários outros assuntos!

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