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Emily em Paris

‘Emily em Paris’ é uma referência no Marketing?

Emily em Paris acabou de lançar a segunda temporada, uma série que junta o mundo do glamour com as áreas da comunicação como marketing e planejamento estratégico em uma das cidades mais interessantes do mundo.  

Você já sabe qual é, certo? 

Está expresso no nome da série, quando se trata de conhecer o mercado de luxo e vivenciá-lo em primeira mão, Paris é o cenário ideal para contemplar os momentos e trabalhar com a dinâmica dos personagens.  

Emily em Paris traz uma tendência da moda a querer ser seguida por se inspirar nos trajes da Blair Waldorf (Leighton Meester) de Gossip Girl (Garota do Blog).

Estilo é o que não falta para esta série. 

“Os sonhos nos levam a lugares mágicos que tentamos capturar no cinema, na música e na arte”. – Emily.

Emily em Paris traz vários aspectos do Marketing e a forma como esse mercado da comunicação lida com os seus clientes e o público-alvo fazendo uma ponte entre eles.  

Não é sempre que você acertará a melhor forma de se comunicar ou entender como agir na hora de trabalhar com todas as lacunas da sua área, no entanto, cada situação é um aprendizado. 

Emily Cooper (Lily Collins) é um exemplo fictício da realidade de não apenas lidar com a mudança de ares na sua vida, mas com pessoas diferentes da sua cultura para se tornar uma referência positiva no seu trabalho. 

Quer saber como essa série pode ser uma referência cinematográfica no marketing, venha saber como Emily lidou com a sua chegada na sua agência de marketing francesa com uma perspectiva distinta da sua percepção norte-americana. 

Como Emily em Paris pode ser uma referência no Marketing?  

Emily em Paris

Nem sempre as referências vão vir de livros de autores prestigiados como o pai do Marketing, Philip Kotler, que atualizou para a versão 5.0 – Tecnologia para a humanidade, ou artigos premiados sobre esta área da comunicação.  

Você encontrará referências nas redes sociais, filmes ou séries como Emily em Paris, esta situação é bem apropriada para aquele ditado: “a arte imita a vida”. 

É aqui que o fictício tem um encontro com a realidade, situações hipotéticas que podem vir a ser utilizadas no seu dia a dia de trabalho na área de Marketing e fins relacionados.  

Emily em Paris gira em torno do Marketing, das relações pessoais e profissionais, do mercado de luxo, dos influencers e da comunicação nas redes sociais. 

Esta série dá o verdadeiro peso e relevância das redes sociais como uma ferramenta de trabalho para estreitar relacionamento entre o cliente e o seu público-alvo, estabelecer um diálogo e divulgar o trabalho de forma mais rápida, criativa e ampla de interesse.  

“Paris se parece com uma metrópole, mas na verdade é só uma cidade pequena”. – Camille.

Emily Cooper é uma executiva de Marketing, em Chicago, e devido a uma proposta de emprego para Paris, França, com o propósito de trazer uma percepção mais contemporânea, americana e visionária sobre a área.  

No entanto, tal mudança de ares parece mais um desafio do que receber um abraço solidário por deixar a sua vida confortável e o seu namorado nos Estados Unidos.

Os problemas começam aparecer com o choque de cultura e idioma distintos, onde os franceses são diretos e não escondem o seu descontentamento, o que torna a sua jornada de trabalho o dobro de complicação. 

Emily começa fazer uma espécie de documentário nas redes sociais registrando os seus momentos na cidade das luzes e do amor.

O que começou como um diário a fez se tornar uma influencer no Instagram, a sua conta começou a viralizar pelas suas atitudes espontâneas. 

Quando começa a trabalhar com a empresa Vaga-Jeaune e descobre que a palavra “vagina” em francês é no masculino, tal postagem faz com que ganhe vários compartilhamentos e seguidores.  

Ela acaba ganhando o seu espaço nas mídias sociais e respeito na Savoir – a agência de Marketing francesa – dos seus colegas e a sua superiora pelo trabalho de sucesso que começou a gerar no escritório.  

Entretanto, Emily em Paris não é apenas sobre o sucesso da carreira visionária da protagonista também mostra que: 

  • Ela comete erros que possam vir a se tornar sérias consequências como em alguns casos envolvendo o estilista Pierre Cadault (Jean-Christophe Bouvet); 
  • A sua vida pessoal pode vir interferir na sua vida profissional, por exemplo, na parte de consultoria estratégica com a família de Camille (Camille Razat) por conta do desenvolvimento do triângulo amoroso entre Emily, Gabriel (Lucas Bravo) e Camille.

São esses tipos de cenários hipotéticos que se prestar bem atenção não são tão fictícios assim porque pode acontecer com você para estar sempre melhorando em todas áreas da vida. 

Pontos estratégicos de marketing de Emily em Paris

Emily Cooper tem experiência em estratégia de marketing com o foco em redes sociais, portanto, as suas ideias podem pender para os dois lados: positivo e negativo.  

Algumas são de surpreender como fato na campanha de perfume, ao invés de entregar de mão beijada o que está por vir, exalar um mistério para atrair o interesse como a própria protagonista diz: “É como uma poesia”.  

Já em outras, ela falha ao envolver a sua vida pessoal no trabalho e levar consequências não apenas para ela, mas também para Savoir. 

“O seu problema é pensar que pode fugir da realidade. Você nunca pode fugir da realidade”. – Luc.

Emily em Paris retrata os altos e baixos de ter que lidar com o público e, principalmente, os seus clientes. 

Por isso, quando você falha com as estratégias de marketing, dependendo da situação, isso pode acabar custando caro, seja de forma financeira, divulgação ou ataque pessoal nas mídias.  

No entanto, se você for bem-sucedido, pode vir a ser um fator positivo por atrair mais leads e seguidores ao seu cliente, aumentar a otimização de tempo e dinheiro e atingir as metas estabelecidas para que o negócio evolua.

Pontos positivos nas estratégias de marketing

Emily em Paris
  1. Pratique a escuta ativa 

Para desenvolver as suas estratégias de marketing, você precisa ter escuta ativa para focar tanto no que o seu cliente precisa para a sua marca e campanha quanto para o seu público-alvo. 

Quando você se comunica, deve pensar em todas as lacunas para entender ambas as partes como a cultura, hábitos, crenças, basicamente, o que faz a pessoa ser quem ela é, pois ao trabalhar na área de comunicação, você cria uma ponte entre as partes interessadas.  

Emily em Paris, durante a campanha do perfume, a protagonista recorda ao cliente de pensar nos consumidores do produto ao invés de ter uma perspectiva individualista. 

Tal cena mostra de se interessar pela opinião do seu público-alvo nas redes sociais para filtrar o que deseja nos produtos, nas campanhas e nas redes sociais.  

  1. Priorize qualidade, não quantidade 

Quantas vezes você já ouviu essa frase?  

É porque ela tem um propósito, a quantidade é apenas um número que só vai te levar até certo momento, no entanto, a qualidade tem um foco distinto.  

Por exemplo, se você fideliza um cliente com um atendimento diferenciado e entrega um produto e/ou serviço de qualidade, ele vai ser leal a sua marca.  

Porém, se está mais interessado em atrair grande quantidade sem ter estrutura para dar atenção a todos, são apenas números no final do mês.  

Emily em Paris, a personagem da Lily Collins recebe o menor kit de brindes do evento por ter apenas 20.000 seguidores, o que acaba criando certa desigualdade.  

Ela não se deixa abalar por isso e tira várias fotos criativas para postar nas suas redes, com isso dá volta por cima se tornando embaixadora da marca.

  1. Crie sua base de networking 

Para voar e ter oportunidades ao formular estratégias de marketing como qualquer outra área, você precisa formar uma base de contatos para: 

  • Ser chamado em eventos importantes; 
  • Ajuda em assuntos que requerem atenção; 
  • Ter uma palavra amiga com alguém de confiança; 
  • Ou tenha um mentor com experiência na área.  

Emily quando se muda para Paris, ela se sente solitária por não conhecer ninguém, no entanto, com o tempo ela consegue conquistar os seus colegas de trabalho e ter uma relação estranha de amizade com a sua superiora.

  1. Inovar é a chave para atrair o seu público 

Vivemos a era de receber várias informações ao mesmo tempo, por isso precisa estar no ritmo certo para estar por dentro das tendências a fim de atender melhor o público-alvo.  

Principalmente, quando se trata da área de comunicação ao fazer uma ponte assertiva entre o cliente e os seus consumidores.  

Emily em Paris, o seriado mostra que a agência perdeu clientes pela falta de inovação e ter um pensamento visionário, portanto, Emily acaba sendo de grande ajuda ao trazer uma visão mais desafiadora para gerenciar as crises e recuperar os clientes, não perdendo a concorrência. 

Pontos negativos nas estratégias de marketing

Emily em Paris
  1. Banalizar o planejamento 

Fazer uma estratégia de marketing leva tempo de semanas ou meses para que tudo entre conforme o planejamento.  

Não é um conto de fadas que com uma varinha de condão, tudo mude da noite para o dia, há certo trabalho que envolve o tempo das pessoas para não ocorrer nenhum erro na ação estratégica do cliente.  

Em contrapartida, na série, tudo parece ser feito às pressas sem priorizar a importância de planejar com cuidado e calcular os riscos de cada ação. 

  1. Não respeitar o marketing viral  

Viralizar na internet leva tempo, não é algo entregue de bandeja.  

Também consiste no planejamento para colocar as ideias em prática para estar inovando e em busca de tendências para testar o que vai dar certo para você.  

São muitos testes até começar a viralizar nas redes sociais, no entanto, o seriado apresenta que isso é muito fácil.  

Emily em Paris, a protagonista é vista, frequentemente, postando várias fotos aleatórias dos lugares, eventos e das pessoas.  

Tudo que aparece em suas redes, viraliza.

Mas na vida real ainda mais quando se trabalha com área de comunicação em redes sociais não é bem assim que acontece.

  1. Não focar nas necessidades do cliente 

Ele é o seu foco, lembra do primeiro ponto positivo da estratégia de marketing de ter a escuta ativa, ela é necessária em qualquer tipo de situação.  

Há momentos na série que Emily esquece de ouvir o desejo do seu cliente e o evento vai por água abaixo com as pessoas reclamando do restaurante pela demora e a grande quantidade de pessoas parecendo uma boate.  

Quando fizer uma estratégia de marketing, você deve levar o cliente em consideração para que saia conforme o planejado tendo aprovação dele.  

Não pode passar por cima da vontade da parte interessada, pois é a ele, primeiramente, que você deve dar um atendimento personalizado. 

  1. Praticar Marketing de Guerrilha de forma inconsciente 

Marketing de Guerrilha tem que ser bem pensado antes de entrar de cabeça porque tem como função uma estratégia mais agressiva para ter resultados mais vantajosos de forma rápida.  

É atacar o rival publicamente nos canais de comunicação para roubar o cenário e expor que a sua marca é melhor do que a da concorrente.  

Emily em Paris, a personagem feita pela Lily Collins acaba por não ter consciência da marca rival do seu cliente e deixa o concorrente posar para uma foto com a mala com a cara do Pierre Cadault estampada por estar fechando parceria com outra marca.  

Quase Emily perde um dos seus clientes mais importantes e traz uma péssima repercussão, além de lançar um produto que não foi totalmente aprovado pela parte necessária.  

Portanto, o foco é sempre estudar e entender o seu cliente, além do que o envolve para não ter surpresa desagradável.

Saiba mais!

Marketing

Emily em Paris ensina que para subir os degraus do sucesso, nem sempre será um mar de rosas, terá desafios e obstáculos no seu caminho, mas se você estiver disposto a enfrentar, encontrará um caminho cheio de possibilidades.  Além de ser totalmente você com as suas verdadeiras cores.

“Eu acho que os americanos têm o equilíbrio errado. Vocês vivem para trabalhar, nós trabalhamos para viver”. – Luc.

A protagonista mostrou que tudo é baseado no aprendizado, sempre terá erros e acertos, no entanto, será da sua força de vontade e determinação para conquistar as suas realizações pessoais, principalmente profissionais.  

Ficou curioso sobre a série, saiba onde assistir e ficar por dentro da aventura de Emily em Paris.

Gostou do artigo comunicativo e glamoroso, saiba mais em Investidores S/A.  

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