logo
Steve Jobs

3. Lições dos Grandes: Steve Jobs

Quem é, realmente, Steve Jobs?   

O que faz dele ser tão importante para você ou para mim? O que, de fato, ele agrega para as nossas vidas?  

Talvez, o fato dele ter fundado a Apple e ser uma parte muito importante da Pixar, como você bem conhece, que hoje está vinculado à Disney, mas essa última já teve sua história contada.   

Dessa vez, é o momento de o Steve Jobs brilhar, isso mesmo. Ele deixou um legado que tem contribuição diária nas vidas de bilhões de pessoas, afinal de contas aquela maçãzinha é mais do que um luxo para muitos usuários, é uma necessidade e um salva-vidas.   

“Eu acho que se você quer fazer algo realmente muito bom, então você deve fazer outras coisas maravilhosas, e não se debruçar muito sobre o que está fazendo. Apenas descubra qual é o próximo passo.”  

No entanto, Steve Jobs foi mais do que um brilhante inventor e gênio no ramo dos empreendedores, principalmente, na área de tecnologia.

Ele foi um líder inspirador para aqueles que chegaram ao conhecer, e a sua herança também contribuiu para ensinar que nós, meros mortais, podemos entrar no Hall dos Grandes. 

6 Lições Valiosas do Steve Jobs

Steve Jobs
  1. Tenha paixão pelo seu trabalho  

Steve Jobs demonstrava que existia uma diferença entre amar o seu trabalho e fazê-lo por obrigação, essa última sentença nunca foi o seu caso.  

“Quando criança, eu sempre pensei que fosse de humanas. Até que eu li algo sobre um dos meus heróis, Edwin Land of Polaroid, dizendo sobre a importância das pessoas estarem entre ciências e humanas, desde então eu descobri o que queria fazer”.

A Apple era a menina dos seus olhos, um brilho que ele tinha prazer de sempre manter constante e que nunca apagava o seu esplendor.   

Mesmo que ele tenha sido demitido da sua própria empresa, Jobs voltou ao início e teve que lembrar do seu lado criativo que tinha sido tomado conta pela sua faceta de empreendedor de sucesso.  

Mergulhou em novos projetos, mas sem nunca esquecer da sua primogênita com a marca registrada de uma maçã. Portanto, quando a Apple esteve à beira da falência, Steve Jobs fez as pazes com seu passado para salvar o seu legado.  

Ele ensina que há certo momento na vida que se deve pensar:

  • “É a escolha certa?”;
  • “Eu amo o que eu faço?”;
  • “O que eu quero fazer da minha vida?”.

São questões como essas que vão decidir se você vai amar a sua versão daqui dois anos ou ser assombrado pelo seu “eu” sonhador.  

  1. Nada se cria, tudo se transforma   

Steve Jobs tinha uma mente bem clara de que o “novo” é a adaptação ou a melhoria de algo “velho”, para ele, o que interessava era ser visionário e a criatividade surgia dos lugares mais inesperados.   

Não era preciso criar algo totalmente do zero e, sim aperfeiçoar para otimizar a experiência do usuário com tal produto e/ou serviço.   

“Quando você inova, você comete erros. O melhor a fazer é admitir eles rapidamente e passar a melhorar suas outras inovações”.

Não é quem chega primeiro que importa, mas que faz a corrida valer à pena como é o caso da lebre e a tartaruga, respectivamente, ninguém apostava na última por andar devagar, mas ao subestimá-la, a lebre perdeu o foco da corrida.

O que estava garantido, ganhou o prêmio de segundo lugar por não se esforçar o suficiente e duvidar da capacidade do seu oponente.

A Apple é um bom exemplo disso, ele não foi o pioneiro ao lançar o computador no mercado, mas ninguém pode negar que Steve Jobs revolucionou com seus produtos da maçãzinha, dando um grande trabalho para a sua concorrência.   

  1. Supere as expectativas  

É uma ilusão pensar que os Grandes Empreendedores tiveram o seu caminho fácil e livre, eles são Grandes porque tiveram perseverança e determinação para que superassem os desafios e seguirem de cabeça erguida a cada fracasso.   

Desse fracasso, é um aprendizado. Do aprendizado, um passo mais perto de atingir os seus objetivos.   

“Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim. Ir para cama à noite, dizendo que fizemos algo maravilhoso. Isso que importa para mim”.

Steve Jobs ensina que você deve acreditar que o impossível se torne possível ao ser persistente para acreditar e fazer acontecer, não deixar os limites bloquearem a passagem do seu destino.

Afinal, são as suas escolhas que vão determinar tanto a sua vida pessoal, mas, principalmente, a sua vida profissional.   

  1. Ouça o seu coração e os seus instintos  

Ninguém melhor do que você sabe o que é melhor para a sua vida, se prestar bem atenção e ouvir com calma a voz do coração e confiar em si, não há como falhar.   

Steve Jobs escutou o seu coração e comprou a Pixar, ele mais perdeu dinheiro do que ganhou nos primeiros anos, parecia ter sido um risco fatal até a chegada do Toy Story que foi um fenômeno e acabou vendendo a empresa para a Disney.   

Assim, Steve Jobs mantinha ações tanto da Disney quanto da Apple, quer dizer, o que parecia ser um erro acabou se tornando uma das decisões mais acertadas da sua vida.   

“Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo o resto é secundário”.

Por isso, ouvir o coração é um risco como apostar as fichas em si mesmo, mas se não der o primeiro passo como pode esperar que as portas das oportunidades abram para você.

É uma questão de analisar o que está disposto a arriscar e seguir os seus instintos ou esperar que o mundo se mova por você, pois ainda não chegou o seu momento.

  1. Saiba delegar  

Para aqueles viciados em trabalho e perfeição como Steve Jobs que possui um sério problema em separar tarefas pelo medo de não sair um bom trabalho, a menos que seja você fazendo.  

Após a demissão na Apple, Steve Jobs aprendeu que delegar tarefas da maneira certa para incentivar e explorar os talentos de cada um é fundamental, assim tal distribuição traria excelência e qualidade ao trabalho.  

Ele ensinou que um bom líder é aquele que incentiva e aplaude nas vitórias, mas também faz críticas construtivas para que quando o seu colaborador errar, reflita sobre suas ações e seja melhor no futuro.   

  1. Quem não arrisca, não petisca  

Quando sabe que a sua missão é ser um empreendedor, não é uma tarefa fácil, mas realizar os seus sonhos nunca foi de pegar atalhos senão qual graça teria ao conquistar tudo que imaginou em um estalar de dedos?

É a jornada que torna todo processo interessante!

Steve Jobs assumiu riscos e erros quando se lançou no mercado da tecnologia, ele sabia que não deveria cruzar os braços e esperar um milagre cair do céu, mas sim pegar referência nos erros dos outros e cometer os seus próprios para que as suas metas fossem alcançadas da melhor forma possível.  

“Ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela leveza de ser um iniciante novamente. Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida”.

Pixar foi um risco, mas se mostrou ser um grande acerto. Se ele tivesse esperado, o que poderia ter acontecido, realmente?

Sua vida, provavelmente, teria tomado outro sentido e, talvez, não seria possível resgatar a Apple da falência.   

Portanto, quando for assumir riscos, saiba o que você está arriscando e ouça a si mesmo, peça opiniões para as pessoas mais próximas, mas, no final, é a sua opinião que conta. Ela vai influenciar no seu poder de decisão e, por fim, mostrará as vantagens e consequências por trás do ato.   

Seja ciente, seja responsável e, principalmente, ame o que você faz para nunca querer jogar a toalha e se afastar de algo que pode estar predestinado no seu caminho.  

Saiba mais!

Steve Jobs

 

Steve Jobs é um visionário ao tirar as suas ideias e inspirações de outros empreendedores para criar o seu próprio caminho de sucesso.

Em certos momentos quando a situação for sufocante ou perder a linha de visão, dê um passo para trás e vislumbre os seus negócios por uma nova perspectiva. 

“O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar completamente satisfeito é fazer o que você acredita ser um bom trabalho. E a única forma de fazer um bom trabalho é amar aquilo que você faz. Se você ainda não descobriu o que é, continue procurando. Não se acomode. Da mesma forma que acontece com as coisas do coração, você vai saber quando encontrar.”

Para saber mais sobre as lições deste Grande que é o Steve Jobs, confira a oferta para garantir o seu.  

Gostou do artigo do gênio inovador para criar as suas oportunidades e transformar em algo visionário no mercado, confira para mais conteúdos como esse em Investidores S/A

Categorias