logo
Marcelo

6. Lições dos Grandes: Marcelo

Ele já ganhou o prêmio de melhor lateral-esqu erdo do mundo seis vezes pela FIFA, entidade máxima do futebol, jogou duas Copas do Mundo, conquistou quatro vezes a Liga dos Campeões e agora é dono de uma barbearia. Esse é Marcelo Vieira da Silva Junior, ou apenas Marcelo.

O jogador Real Madrid anunciou recentemente a abertura da Grande Barbearia Twojeys, que fica no coração do Rio de Janeiro, sua cidade natal. O local foi inaugurado no dia 17 de março e vem de uma parceria com a marca de joias fabricadas na Espanha, Twojeys.

Inclusive, qualquer pessoa que chegar para cortar o cabelo com peças da empresa espanhola, ganhará o serviço de graça. Além da parceria pela barbearia, Marcelo ainda é o garoto propaganda da marca.

A Twojeys foi fundada, em 2019, pela dupla de empreendedores Joan Margarit e Biel
Juste. De acordo com o site da empresa, todas suas peças são desenhadas e fabricadas na Espanha.

Marcelo está com 33 anos e em fim de contrato com o Real Madrid. Ele deve deixar o clube no meio de 2022, ao fim da temporada europeia de futebol, após 15 anos. Existe, inclusive, a possibilidade dele voltar ao Brasil para jogar futebol.

Seu nome foi ligado a diversos clubes, inclusive o Fluminense, time que o revelou para o futebol, e o Botafogo, seu clube do coração, ambos do Rio de Janeiro, onde fica a Grande Barbearia Twojeys.

Mais empreendimentos

O jogador não irá parar por aí. Marcelo já revelou planos para continuar empreendendo. Ele diz que gostaria de se tornar modelo de cuecas, a exemplo de Cristiano Ronaldo, seu ex-companheiro de Real Madrid, que tem sua própria linha de roupas íntimas masculinas.

Marcelo também diz que tem vontade de investir em clubes de futebol. Até o momento
ele já é dono de dois clubes: o Azuriz Futebol Clube, aqui do Brasil, e o Clube Desportivo Mafra, de Portugal.

O Azuriz está localizado na cidade de Pato Branco, no Paraná. O clube-empresa foi fundado, em 2017, por investidores que pertencem ao grupo Life Pro, do qual Marcelo faz parte. O foco do time é lucrar com a formação de atletas.

Apesar de muito novo, o clube já tem resultados expressivos. O Azuriz já foi campeão da segunda divisão do campeonato paranaense, conquistando o acesso à primeira divisão do Paraná.

Em 2022, está na Copa do Brasil, chegando à terceira fase da competição e deixando o Botafogo-SP e o Mirassol para trás. Além disso, irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.

Já o Mafra é o clube que disputa a segunda divisão do Campeonato Potuguês. O time foi adquirido por Marcelo, no fim de 2021, através do Grupo Doze, sua empresa, que tem este nome em referência ao número da camisa que ele usou na maior parte da sua carreira.

O objetivo do atleta com Mafra é uma forma de expandir suas atuações dentro do mercado europeu, além de dar a primeira oportunidade a jogadores brasileiros na Europa.

Marcelo revelou ter intenção de adquirir mais clubes. Ele ainda tem mais alguns anos de carreira, mas já vem preparando o terreno para quando for encerrá-la. O jogador diz que a compra de times de futebol é uma oportunidade clara de investimento e uma forma dele expandir sua marca como jogador de futebol.

Outros jogadores empreendedores como Marcelo

Marcelo não é o primeiro, nem será o último atleta a buscar ganhar dinheiro fora dos gramados, quadras, ringues e piscinas. Muitos veem oportunidades dentro e fora do esporte para fazer um dinheiro “extra”.

  1. Ronaldo Fenômeno 

Recentemente o nome do ex-atacante Ronaldo voltou a ficar em alta por ele ter comprado o Cruzeiro, um dos maiores times de futebol do Brasil, mas que não vêm passando por uma boa fase. Mas esse não é o único investimento do Fenômeno.

Ele já era dono do Real Valladolid, atualmente na segunda divisão de futebol da Espanha, e já foi sócio-proprietário da CNB, um dos times de e-sports do Brasil. Além disso, ele é dono da clínica de fisioterapia R-9 e da agência de comunicação 9ine, que no momento está com as atividades paralisadas. 

  1. David Beckham

O ex-jogador inglês também tem um time de futebol para chamar de seu: o Inter Miami. A equipe disputa a MLS, o campeonato americano de futebol, e tem buscado craques de todos lugares do mundo, para poder chegar aos playoffs (finais) da competição.

Ele também é dono de uma marca de uísque chamada Haig Club, produzida em parceria com a empresa de bebidas Diageo. Vale lembrar que David é casado com Victoria Beckham, uma das grandes empreendedoras do Reino Unido. 

  1. George Foreman

Talvez o ex-pugilista George Foreman seja mais conhecido por seus feitos fora do ringue, do que dentro. Ele é o dono da marca mundialmente famosa George Foreman Grill, que já lhe rendeu milhões de dólares desde o lançamento em 1995.

Foreman também é dono de uma linha de roupas chamada George Foreman’s Signature Collection e de uma linha de produtos de limpeza, a George Foreman’s Knock-Out.

  1. Cesar Cielo

Um dos maiores nomes da natação brasileira, Cesar Cielo, já foi medalhista olímpico, campeão mundial, recordista dentro das piscinas, mas sempre mostrou preocupação sobre o que faria após o fim da sua carreira. Em 2018, ele se associou à Fiore Sports.

Essa é uma das principais empresas especializadas em esportes aquáticos no país. Ele também também ministra clínicas e palestras pelo Brasil e conta com um instituto que leva seu nome. 

  1. Bernardinho

Medalhista olímpico como jogador e técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho tem uma carreira de sucesso fora das quadras. Ele é formado em economia e aproveitou seu conhecimento no esporte para empreender.

O ex-atleta é sócio e presidente da Bodytech, uma rede de academias, que conta com mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil. Ele também é dono da rede de franquias, Escola de Vôlei Bernardinho, na qual ensinam esporte a crianças.

Além disso, ele tem um empreendimento fora do mundo do esporte, EduK. Essa é uma startup que funciona como uma plataforma de cursos online em diversas áreas.

O esporte pode render muito dinheiro para os atletas de alto nível, porém suas carreiras não duram muito tempo por conta de limitações físicas. Por isso é importante muitos pensarem no que farão após se aposentarem.

Saiba mais!

Gostou desse conteúdo?

Leia mais sobre empreendimentos e muitas outras coisas no blog do Investidores S/A.

Categorias