2. Lições dos Grandes: Walt Disney
Quando se fala em sonhos a serem realizados, Walt Disney é a figura personificada do verdadeiro felizes para sempre, pois sonhar e viver um sonho é uma alegria sem fim. O próprio já dizia:
“Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los.”
Ser empreendedor não é fácil!
Mas os sonhos nunca foram fáceis de serem realizados, mas quando se realiza, você sente o prazer de fazer parte de algo maior do que si mesmo.
Mas nenhum empreendedor começa lá no topo regado a sucesso, muito menos o homem que trouxe magia aos corações dos seus colaboradores e consumidores. Ele teve um longo caminho antes de trazer vida ao Mickey e triunfar na sua jornada para encantar pessoas de todas as idades, uma criança de seis anos ou um idoso de 60 anos.
O Disney foi e é um exemplo de que devemos perseguir os nossos sonhos não importa o que aconteça com a verdade em nossos corações e os obstáculos são apenas desvios do seu destino.
História do grande sonhador
Walt Disney vinha de uma família simples da fazenda, onde veio a sua inspiração para os primeiros desenhos de muitos na sua vida ao retratar animais, especialmente cavalos, capturando a essência para transmitir no papel.
Por ter um olhar sensível e profundo de um verdadeiro artista via o mundo de outra forma com pinceladas coloridas, por tal sensibilidade, ele era recriminado pelo pai por dedicar o seu tempo à arte.
Quando passou a distribuir jornal de graça para ajudar nos negócios da família após a fazenda ser vendida e o pai adquirir direitos de um jornal local, em Kansas City, Walt Disney encontrava um tempo vago para ser vendedor de doces ou dos seus desenhos autorais.
Desde criança, Disney mostrou aptidão para os negócios e o utilizou ao longo da sua jornada de vida.
Por meio do relacionamento com seu pai, Walt Disney foi se moldando para o tipo de homem que gostaria ser, alguém disposto em apostar nos seus sonhos e mesmo com uma série de fracassos na sua vida, apenas o fortaleceu para ser a melhor versão de si mesmo a cada dia.
“O riso é eterno, a imaginação não tem idade, os sonhos são para sempre”.
Trilhou um caminho entre a luz e a escuridão, a alegria de correr atrás dos sonhos e presenciar a desilusão por ainda não ter chegado lá.
Mas mostrou que para ser um empreendedor sonhador, como Walt Disney deu inúmeras provas, tem que estar disposto a viver dos seus sonhos, precisa ter resiliência, persistência e dedicação para cada passo do seu caminho.
6 Lições Valiosas do Walt Disney
- Nunca desista por pior que seja o cenário
Já pensou o que teria acontecido se o Walt Disney tivesse desistido diante do seu primeiro fracasso?
Não teríamos a mínima ideia do mundo mágico e fantástico da Disney, sem os filmes e as séries para cantar, chorar e rir junto ou os parques que não param de surpreender com as novidades e despertar a criança interior em cada um que os visita.
Não saberíamos realmente como um verdadeiro conto de fadas se parece e porque é tão importante não deixar os nossos sonhos escorregarem pelos nossos dedos.
Mesmo que Walt Disney tenha levado grandes tropeços na vida e não foram poucos como:
- A sua empresa de desenhos, em Dallas, foi a falência;
- Tentou a sorte como ator e não foi bem sucedido;
- Não deu certo como editor de jornal por alegarem falta de criatividade;
- Lançou sua primeira animação “Alice in Cartoonland” de 1925, mas foi um fracasso;
- O seu próximo trabalho foi o curta “Oswald – O Coelho Sortudo”, de 1927, mas Disney perdeu os direitos para a Universal Studios por financiar o projeto.
Ele se reergueu e continuou lutando por saber que a sua jornada nem tinha começado, realmente.
- Honestidade é a chave para o sucesso
Uma das lições mais importantes tiradas do filme biográfico “Walt antes do Mickey” é o fato dele ser íntegro e honesto consigo mesmo e o mundo ao seu redor, não ser deixado levar por caminhos sombrios e corriqueiros.
Por mais que o Disney tenha levado um bom tempo para realizar o seu sonho de criança, quando o fez foi sem culpa na consciência e construiu um mundo incrível no entretenimento sem a sombra de mentiras e trapaças.
Com tal honestidade, ele inspirava e atraía pessoas de confiança para o seu círculo de amizade e ajudá-lo a realizar um sonho que poderia não só mudar a vida deles, mas de pessoas em diversas partes do mundo com a entrega de algo tão belo, um verdadeiro sonho presente na realidade.
- Mantenha o seu lado humano vivo
Walt Disney antes de ser um empreendedor de sucesso, ele era assim como você. Lutando com as dificuldades para construir o seu sonho e mantê-lo vivo, mas, isso não o fez perder as suas emoções, ele prioriza acima de tudo tratar as pessoas com empatia. Tratar os outros como deseja ser tratado.
Tanto que em suas obras animadas, os animais demonstravam ter características humanas como “Bambi”, de 1942 para trazer o lado mais humano e sentimental na animação para que os seus colaboradores e telespectadores se identificassem e se comovessem com a história, sem contar que os contos dele sempre remetia uma lição de vida.
- Seja visionário, seja criativo
Desde criança, Disney tinha a imaginação solta e sabia o que queria fazer da vida com tão pouca idade. Observava o mundo ao seu redor diferente das outras pessoas, ele acreditava em um mundo mágico e não desistiu até ver o seu projeto consolidado e encantando milhares de pessoas.
Por mais que tenha ocorrido alguns fracassos pelo seu caminho, ele aprendeu com os erros e tirou lições valiosas para continuar indo atrás do seu sonho. Quando estava perdido, sem rumo e totalmente falido, a sua inspiração veio de um rato, um companheiro naquele momento de dor e angústia.
Parece até mentira quando Walt Disney se inspirou em um rato de esgoto, mas assim como o roedor, ele se sentia só, sem valor e com as suas esperanças ruindo pouco a pouco. Naquela hora, foi como se as peças voltassem a se encaixar e ele já imaginava qual seria o seu próximo passo.
Se o seu sucesso começou a partir de obras animadas de um roedor, a Disneylândia – o paraíso na Terra – surgiu quando levou sua filha em um parque de diversões e viu a situação precária de brinquedos antigos, com mau funcionamento e um ambiente inviável para a família.
Disney compreendeu e realizou um parque seguro, limpo e um show ao vivo perpetuando a seguinte ideia:
- Os clientes são os convidados e merecem o melhor tratamento a lá Lumière como anfitrião com a música de fundo Be Our Guest (“Bela e a Fera”, de 1991);
- Os colaboradores são bem mais do que aparentam, são o elenco do show e também responsáveis para que ocorra tudo bem nos bastidores.
- Priorize a sua família, ela é o seu apoio
Mesmo com o sucesso e os frutos que o seu duro trabalho rendeu, Walt Disney colocava a sua família em primeiro lugar. Afinal, o seu sonho era com uma visão familiar para que todos os membros pudessem compartilhar os momentos juntos, com pura diversão.
Walt Disney se orgulhava de ser um marido e pai presente, estando com a sua família e não deixar que nada lhe faltasse, muito menos amor.
Lembra do ratinho, o seu nome original era Mortimer até sua esposa Lilian sugerir por um nome que todos conhecem e amam, o famoso Mickey Mouse.
Antes dele compartilhar suas ideias com o mundo, sua família tinha prioridade para ver o desenrolar das suas obras e opinarem tanto para acrescentar quanto para alterar caso fosse preciso.
Um negócio em família para família!
- Sonhe, sonhe, nunca deixe de sonhar!
Essa é a última lição e a base do Walt Disney, se for para sonhar, sonhe grande. Não tenha medo dos seus sonhos, você os tem para realizá-los e vê-los se tornar realidade.
Não deixe as dificuldades te vencerem, aprenda com elas. Realize os seus sonhos com amor no coração, vença na vida com a integridade e dignidade intacta.
Vai ter uma hora que a vontade vai ser deitar na cama em posição fetal e lamentar, está tudo bem chorar quando estiver triste. No entanto, aprenda a se levantar, erguer a cabeça e tentar de novo, e de novo, e de novo até acertar.
Você vai levar muitos “NÃO” e portas fechadas na cara, mas quando esse “SIM” chegar, comemore e agradeça porque todas aquelas negativas não estavam de acordo com o seu projeto dos sonhos, assim evitará dor de cabeça.
“Quando você acreditar em uma coisa, acredite até o fim, de forma implícita e inquestionável”.
Persiga os seus sonhos e os abrace com amor, persista e não deixe ninguém os tirar de você. Esteja no controle da sua vida e saiba como direcionar os seus sonhos para o melhor caminho possível.
Walt e o Fantástico Mundo Mágico
Ele era e é uma grande inspiração quando se trata de se arriscar e ir atrás dos seus sonhos.
“Prefiro divertir as pessoas na esperança de que aprendam do que ensiná-las na esperança de que se divirtam”.
Disney é um lembrete do que podemos fazer quando tivermos a coragem de perseverar pelo que acreditamos e o motivo de fazermos tudo isso, seja por:
- Sonho de Infância;
- Família;
- Missão de Vida.
Walt Disney eternizou o seu legado para que as gerações conheçam o verdadeiro significado que os sonhos podem se realizar e da essência dos felizes para sempre, é apenas um começo.
Saiba mais!
Walt Disney é uma inspiração para qualquer pessoa disposta a apostar nos seus sonhos assim como você, mas não se trata apenas de sonhar, precisa fazer acontecer.
Só que construir um universo mágico não acontece da noite para o dia, como você leu até agora, Walt Disney foi persistente para concretizar os seus sonhos.
“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”.
Para saber mais sobre como a Disney opera, leia ‘Nos bastidores da Disney: Os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo’, ainda há outros como esse livro para compreender como o mundo mágico da Disney foca em experiência e encantar tantos clientes quantos colaboradores.
Gostou do artigo sonhador para transformar os seus sonhos em realidade, confira outros assuntos como este com Bibidi Bobidi Bu em Investidores S/A.
Qual é o seu maior sonho e você acredita nele para não o deixar escorregar pelos seus dedos?