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Robinson Shiba

1. Lições dos Grandes: Robinson Shiba

Você já ouviu falar do empreendedor Robinson Shiba?  

Isso mesmo! Robinson Shiba, o fundador do China in Box.  

Sabe aquela comida oriental que você come em caixinha, seja com hashi ou talheres, a ideia veio desse Grande Empreendedor, tal sucesso da sua empreitada o fez entrar no Hall dos Grandes.  

É normal não saber quem está por trás das grandes marcas que você consome no dia a dia.

Mas sabia que cada empreendedor tem lições para ensinar com suas experiências para repassar para quem se interessar.  

Foi por esse motivo que resolvi trazer o quadro das lições dos Grandes Empreendedores para você ler sobre alguns pontos importantes que eles defendem em sua jornada profissional.  

“Um grande líder é exemplo pela atitude e não pelo discurso”.

O primeiro a estrear esse quadro é ninguém mais, ninguém menos que Robinson Shiba. 

Quem é Robinson Shiba? 

Antes de passar as lições valiosas deste Grande Empreendedor, Robinson Shiba, você precisa entender o seu ponto de origem e como ele chegou a ser uma referência na gastronomia oriental.  

Afinal, Robinson Shiba remodelou o modo delivery quando a situação era tão limitada, mas vamos chegar neste ponto depois.  

Por tal visão e querer fazer certa diferença, ele merece estar no Hall dos Grandes. 

“Até hoje, quando me vejo diante de um problema, uso a frase de meu pai como uma bomba mental para atacá-lo. O “Eu acredito em você” é uma fórmula que me desafiava a ser melhor, e o ponto de partida de todas as minhas realizações”.  

Segundo o artigo Exame, Robinson Shiba teve sua ideia revolucionário ao presenciar como as comidas eram servidas em formato de papel nos Estados Unidos: uma ideia prática e rápida.  

Tal viagem abriu os olhos dele por não estar atingindo resultados brilhantes na faculdade de odontologia, ele levou essa ideia para o Brasil – nossa pátria – e com a formação do seu networking que é um fator a ser levado em conta, China in Box nasceu em 1992. 

Ao contar a sua família sobre a ideia de montarem uma cadeia de lojas focada em gastronomia oriental servido em caixinhas para que os consumidores tenham a facilidade de comerem em casa e, principalmente, no escritório quando o dia for corrido.  

Não deu em outra, a sua família o apoiou assim como seus amigos para transformarem o seu sonho; sua ideia em realidade.  

Pense no legado que o Robinson Shiba deixou tanto na formação do mundo delivery quanto da gastronomia.  

Hoje, você pode ser viciado em yakissoba, rolinho primavera ou no biscoitinho da sorte com aquelas frases inspiradoras ou sem sentido que fazem você se perguntar o significado.  

Graças a visão e talento de fazer contatos que Robinson Shiba fez essa magia acontecer, afinal, não dá para pensar em China in Box sem pensar nas caixinhas e atmosfera por trás da marca.

5 Lições valiosas do Robinson Shiba

Robinson Shiba
  1. Valide as suas ideias 

Como espera que os outros acreditem em você se não começa pelo fator predominante, você deve acreditar e confiar em si mesmo primeiro.  

Robinson Shiba estudou a sua proposta de implementar um restaurante de gastronomia oriental focado em delivery, antes de apostar em si mesmo e na sua ideia.  

Esse é uma primeira lição super válida, afinal estamos falando de um mercado que, mesmo na década de 90, precisa entender o seu público-alvo e se está preparado para tal tipo de inovação. 

Com o estudo e troca de conhecimentos, Robinson Shiba amadureceu a sua ideia de abrir a sua primeira loja.  

Assim, poderá analisar de apostar todas as fichas ou não.  

  1. Inove 

Analise o cenário pela perspectiva do fundador da China in Box, quando tudo começou a tomar forma, o delivery só funcionava apenas para pizzarias com seu produto principal e único.  

Robinson Shiba viu uma oportunidade e agarrou por não ver ninguém mais tomando a mesma atitude, ele implementou o delivery na sua loja que cresceu de forma rápida e repentina. 

Com a segunda lição, após analisar a sua ideia e o mercado a qual ela está inserida, você pode começar a pensar fora da caixinha para formular qual será o diferencial da sua marca.  

Não seja saturado ou cansativo que não está disposto a ouvir propostas e sugestões, pois o crescimento da sua empresa e de você como empreendedor estará sempre a par das tendências para desenhar o próximo passo da sua jornada profissional. 

  1. Equipe 

Uma pessoa não constrói nada, no entanto, com uma equipe forte e estruturada, consegue chegar mais longe do que esperava.  

De acordo com uma entrevista com a Camila Farani para o canal Startupi, em 2015, retirado do Índices Bovespa, Robinson Shiba entende o poder de manter relações próximas com as próximas e estar perto do seu negócio para estreitar cada vez mais o laço das pessoas com o China in Box.  

“Sempre serão pessoas que estarão à frente de qualquer coisa. Ou produzindo e vendendo, ou comprando, criticando e elogiando. Então, se você perder esse lado de pessoas, você dificilmente terá uma empresa que tem alguma chance de prosperar”, disse ele. 

Além de visualizar o seu relacionamento com seus colaboradores e da mensagem que deseja passar, ele visa a honra e os valores do que a própria capacidade porque esta última pode ser construída e moldada.  

“Capacidade se constrói, enquanto os princípios ou tem, ou não tem”. 

  1. Branding 

A quarta lição valiosa do Robinson Shiba é a estruturação da sua marca, a imagem que ela passa ao público, o slogan que vai estar associado quando pensar no produto ou ver a logo e, não menos importante, a divulgação.  

Uma empresa que não é ouvida ou falada, é um fantasma no meio da sua concorrência.  

Um momento propício para divulgação foi a realização dos anúncios durante os comerciais e os jogos da seleção para linkar o entretenimento com a comida.  

Uma jogada esperta para pôr em prática o processo da estruturação da marca e chegar até os leads para que sejam atraídos e conheçam sobre do que se tratava China in Box.

  1. Futuro 

Com a chegada do mundo virtual, não são os consumidores que devem se adaptar à marca, mas sim ao contrário.  

Se você não consegue chegar até eles por meio de panfletagem e as pessoas desta geração são mais críticas e desconfiadas que a divulgação boca a boca é um processo demorado.  

Chegou o momento de investir no futuro, estudar e analisar onde estão os seus consumidores para tornar a relação mais acessível já que passam mais tempo em redes sociais, sites e aplicativos do que no mundo offline.  

Segundo a Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – retirado do Jornal da USP mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020, sendo responsável por quase metade dos números do delivery.  

Portanto, com a pandemia e a migração para a realidade virtual, o delivery vem sendo um dos principais fatores na hora do consumo, por isso se você faz parte deste ramo ou quer fazer, apostar nesse modelo é uma boa pedida. 

Saiba mais!

Robinson Shiba

Após compreender as 5 lições valiosas do Robinson Shiba, elas vão te impulsionar no seu negócio de que há requisitos importantes a serem pautados, mas no final do dia, o que vai importar serão os seus erros e acertos.  

Entrar para o Hall dos Grandes é entender os colegas no seu ramo e fins relacionados, estar atrás de inovação e ser sempre constante nos desenvolvimentos dos seus projetos.  

Como já foi visto aqui da trajetória do Shiba da sua inovação de delivery do seu restaurante China in Box, ele tirou a ideia da sua caixinha mental e a serviu em caixinhas para os consumidores se deliciarem de sua nova perspectiva. 

“Hoje percebo muitos empreendedores aprisionados por hábitos, crenças e preconceitos limitantes que os deixam estagnados simplesmente porque não encontram, em suas mentes, espaço para sonhar”.

Gostou do artigo inspirador para dar um rumo na sua jornada como empreendedor, saiba mais em Investidores S/A.

P.S.: Você está vivendo o seu sonho ou desistiu antes de começar?

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