logo
Links recíprocos

Links recíprocos: os benefícios (ou não) para o SEO

Os links recíprocos causam muita confusão em relação ao fato de se eles realmente fornecem valor ou não para o seu negócio. Sempre há expectativa de que usá-los levam a ganhos ao SEO e à autoridade do site.

O usufruto dos links recíprocos pode ser algo que vai bom ou ruim para sua estratégia de marketing. Caso eles sejam usados de forma correta, eles irão trazer diversos benefícios para ela, mas se forem usadas incorretamente, você terá malefícios no seu planejamento.

Neste você irá entender o que são exatamente links recíprocos, como eles podem te beneficiar e trazer coisas ruins. Vem com a gente!

O que são links recíprocos?

Links recíprocos conectam a página ou recurso de uma parte a outra, em troca de um link de volta em um site ou guest post. Eles acontecem quando duas ou mais partes concordam em criar links entre si em seus sites.

A sua troca é feita com a intenção de beneficiar o SEO e a autoridade dos sites. Isso acontece com os proprietários dos sites pedindo para que cada um faça um link para ele, que ele fará outro de volta.

Como já foi dito anteriormente, os links recíprocos podem acabar trazendo malefícios para o seu site. Isso se dá pelo fato de que isso pode parecer um plano com a intenção de enganar os consumidores de que um relacionamento existe, quando não é o caso.

Mas deixe a ideia de usá-los ainda, eles ainda podem ajudá-lo. Antes você precisa entender o porquê deles poderem trazer benefícios e malefícios.

Os benefícios dos links recíprocos 

Caso eles sejam usados de forma correta, os links recíprocos podem desempenhar um papel importante no seu planejamento de marketing no SEO. O objetivo deles é garantir que você esteja aprimorando a experiência do cliente enquanto ele estiver em seu site.

Os links recíprocos podem levar a um maior engajamento com o seu conteúdo. Isso fará com que ele seja notado pelos algoritmos dos mecanismos de buscas.

Eles posicionam você como uma autoridade confiável. Quando você oferece mais recursos relacionados aos clientes, você estará mostrando que você os entende e seus problemas. Também mostra a sua confiança no que oferece ao enviá-los a outras fontes de informação.  

O tráfego do seu site também pode aumentar com a presença de links recíprocos. Isso irá ajudar a atrair clientes em potencial que ainda não conhecem seu produto ou serviço.

Apesar de não ser a principal força por trás dos rankings SERP, os links recíprocos  podem ser usados para beneficiar seus atuais e potenciais clientes. Isso pode levar a um maior engajamento com sua marca, o que terá um efeito mais positivo no SEO.

Esse é um que alerta os mecanismos de pesquisa dos quais você acaba recebendo mais atenção. Isso coloca você em lugares mais altos na lista de resultados das páginas de pesquisa. 

Os malefícios

De todas as técnicas de fazer links, os links recíprocos são aqueles com maior risco de abuso. Eles podem causar incômodo para os consumidores que tentam seguir os links. Outro problema é que o uso excessivo deles pode afetar negativamente o SEO.

A sua utilização pode causar penalização do Google. Acontece quando eles são usados de forma descuidada, o que vai contra as diretrizes documentadas do mecanismo de buscas. Aqueles que forem usados para tentar manipular os resultados da pesquisa serão punidos.

Existe também a possibilidade dos links recíprocos causarem a perda de confiança dos mecanismos de busca. Isso ocorre quando você os coloca mal posicionado na página, quando é incluído vários links one-to-one no site ou aquilo que está no link é recorrentemente suspeito ou totalmente não relacionado ao seu conteúdo.

Eles também podem diminuir a autoridade do seu site, o rankeamento nas SERP e também potencial para aumentar o SEO dos seus concorrentes.

Conclusão

Existem duas possibilidades ao você usar links recíprocos na sua estratégia de marketing: ser um sucesso ou um fracasso. Tudo começa com planejamento e a necessidade de você entender o que está envolvido, como usar as melhores práticas e o que pode acontecer se você não usá-los corretamente.

Gostou de ler sobre links recíprocos, seus benefícios e malefícios? Se sim, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.

Categorias