15 tipos de Marketing para implementar no seu negócio (você não pode perder a #13)
O Marketing tem sido uma força poderosa para as estratégias da marca e formar uma conexão com os potenciais consumidores.
A comunicação foi e continua sendo uma fonte de se expressar, relacionar e estreitar os laços com as outras pessoas fora do seu círculo social.
O Marketing faz parte da comunicação social, no entanto, ainda há certo preconceito ou falta de conhecimento em investir nessa área.
Esse receio pode fazer com que ande cinco passos para trás, o que é a visão contrária de quando você idealiza o seu negócio e começa vê-lo tomar a devida forma.
“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não tirar os projetos do papel, somente os desocupados teriam sucesso.” – Flávio Augusto da Silva, empresário e escritor como Ponto de Inflexão.
Afinal, a ideia é subir degraus com a premissa de ter uma marca bem-sucedida que atenda a visão, missão e valores da empresa, descer alguns degraus é normal, mas cair e não se levantar significa a sua desistência.
Como essa comunicação social funciona?
Como em todas as áreas, há o carro-chefe e os fins relacionados a ele, o Marketing faz parte deste mundo para determinar o que você necessita para sua marca, os seus colaboradores e potenciais clientes.
São estratégias bem pensadas para cada tipo de situação e da forma como irá utilizá-las para atingir o seu público-alvo, não dá para simplesmente jogar no ventilador e fazer um risco de padrão alto, você precisa analisar o que vai condizer melhor com a sua marca e a quem ela se direciona.
O Pai do Marketing, Philip Kotler, explica que o Marketing não é apenas um setor, mas sim uma força para o desenvolvimento do sucesso de qualquer negócio, pois o seu processo se concentra tanto nas relações sociais quanto administrativas para o que há de valor para as pessoas.
Ele vem atualizando a sua série de livros do Marketing, a versão mais recente é Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade – ele explica a geração de valor, atender as necessidades requisitadas pelo cliente e transformar o mundo em um lugar melhor com a utilização da tecnologia. Unir o útil ao agradável.
“Marketing não é mágica, há uma ciência por trás.” – Dan Zarrela, escritor e especialista em social media.
Pense nelas como fatias de pizza, cada uma tem um sabor diferente que vai servir de acordo com o paladar naquele momento.
Por exemplo, o Marketing de Conteúdo como a fatia de quatro queijos e o Inbound Marketing como a de pepperoni, elas se complementam. Entende o que eu quero dizer?
São estratégias que vão alavancar o seu negócio, mas para isso você precisa entender a função de cada uma delas para otimizar o processo.
Os tipos de Marketing
- Marketing Digital
Vivemos na Era Digital, onde migramos para o mundo virtual e a comunicação tem a sua maior concentração.
O Marketing Digital lida com as estratégias voltadas para as plataformas online, ultrapassando a televisão, rádio, jornal e revistas impressas.
Além de criar novos relacionamentos, desenvolver a identidade da marca e torná-la um sucesso nesse meio.
Pois, ao analisar o seu público verá que se encontra mais na realidade virtual com o celular ou computador fazendo parte da extensão do braço.
Implementar o Marketing Digital na sua empresa poderá incluir o Marketing de Conteúdo, Marketing de Redes Sociais, entre outros que vão ser explicados para entender a concepção da importância de cada subcategoria.
- Outbound Marketing
Outbound Marketing é uma estratégia ativa das empresas atraírem novos clientes com a utilização de telemarketing, anúncios no jornal e rádio, bater de porta em porta, panfletagem, ligar ou mandar mensagem.
Tal tipo de abordagem é você ir até os seus potenciais clientes, ela pode ser assertiva ou dar errado ao atrapalhar a rotina, por isso depende da forma de aproximação para concluir a geração do resultado.
Para tornar essa estratégia do Marketing bem-sucedida, precisa fazer uma prospecção do seu público-alvo para não desperdiçar o seu tempo e dinheiro.
- Inbound Marketing
O Inbound Marketing já tem um apelo mais passivo e agradável ao olhar dos leads por não ser invasivo no dia a dia deles.
Esta estratégia de Marketing é utilizar ferramentas ao seu alcance de forma interna na empresa para captar atenção do potencial cliente e curar a sua dor com a criação de conteúdos relevantes para movimentá-lo no funil de vendas: atrair, converter, relacionar e vender.
“Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar.” – Rand Fishkin, especialista em SEO.
Você irá convertê-lo e fechar uma venda se souber relacionar com seu potencial cliente e analisar em que estágio se concentra ao descobrir a sua dor, meios de curar a sua dor e, finalmente, ser curado.
- Marketing de Performance
Como em todas estratégias de qualquer área, os números são vitais para compor a parte mais objetiva e direta de onde a empresa pretende se encontrar e onde ela quer chegar.
Os números fazem uma representação gráfica da situação visando os dados para o planejamento, execução e análise, tornando mais fácil a tomada de decisões para fazer melhores investimentos e trazer resultados positivos para campanhas e, em geral, para a marca.
O Marketing de Performance se preocupa com ROI (Retorno sobre o Investimento), pois o financeiro afeta toda a sua parte estratégica.
Por isso depende da sua administração para que os riscos não sejam tão altos, além de validar as táticas de Marketing que estão dando certo e aquelas que precisam ser repensadas.
- Cross Marketing
A estratégia de Cross Marketing ou Co-Marketing é a parceria de venda cruzada entre duas empresas para a criação e divulgação do produto e/ou serviço.
No entanto, não pode fazer com qualquer empresa porque esta estratégia de Marketing não dará certo, tem de ser focado em um público-alvo comum para ambas as marcas, assim poderão ser beneficiadas com os resultados.
Por exemplo, a parceria de camisetas personalizadas para eventos da Camisetas em 12 horas com placas de homenagem da Placas em 12 horas, unir ambas para otimizar os seus resultados.
- Marketing de Redes Sociais
A estratégia de Marketing de Redes Sociais ou Social Media tem como propósito de se relacionar com os potenciais clientes em determinados canais de comunicação.
Fazer uma projeção de onde os consumidores se encontram para se relacionar com eles, por exemplo, no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.
“Por trás de todo tuíte, compartilhamento e compra, existe uma pessoa. Se importe mais com a pessoa do que com o compartilhamento.” – Shafqat Islam, CEO e Cofundador da NewsCred Tweet.
O propósito é você chegar até os potenciais clientes para que as táticas de Marketing deem certo para informar, entreter e interagir com os seguidores, estreitando cada vez mais os laços.
- Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo está vinculado ao Marketing Digital e Inbound Marketing para oferecer conteúdos ricos e de valor para persona que você construiu para ajudá-la a curar a sua dor.
Persona é um personagem com características reais e problemas mais reais ainda para poder estruturar o seu público-alvo.
Você vai ajudá-lo no funil de vendas e propor soluções viáveis para ele estar acompanhando de perto o que precisa, torná-lo fiel a marca.
Utiliza-se o Marketing de Conteúdo em blogs, redes sociais, e-mail marketing, e-books, entre outros.
- Marketing de Afiliados
Uma estratégia de Marketing que se aproxima das pessoas e gera uma reação positiva para ajudá-las é o de Afiliados.
As marcas fazem uma troca de favores com os afiliados, elas divulgam o link e a cada clique ou venda, os afiliados recebem uma quantia em dinheiro.
O Marketing de Afiliados é uma forma de pessoas interessadas ganhar renda extra e das empresas terem uma facilidade na divulgação do seu produto e/ou serviço.
- Marketing de Relacionamento
Manter um relacionamento saudável é bom em qualquer lugar, também é válido para as estratégias de Marketing.
O Marketing de Relacionamento é utilizado para se aproximar, cativar e fidelizar o cliente antes, durante e depois da compra mantendo um contato com ele para continuar o ciclo vicioso.
“Converse de verdade com seus clientes. Use a linguagem que eles usam. Fale sobre as coisas que eles falam. Nunca alimente um leão com salada.” – Jay Acunzo, Vice-presidente da NextView Tweet.
Quando você se interessa mais pela conexão emocional, de criar verdadeiros laços do que na estratégia comercial, estará ganhando bem mais que lucros.
E, sim, se diferenciando no mercado por colocar o relacionamento humano à frente dos negócios.
- Marketing Social
Ao utilizar a estratégia de Marketing Social tem como foco educar o comportamento do consumidor com ideias, atitudes e hábitos para chamar atenção a assuntos que merecem ser discutidos, levados em conta e fazer uma transformação positiva.
Quando a marca se posiciona e faz uma campanha de conscientização, ela tem o poder e a responsabilidade social de expor tais assuntos aos seus consumidores.
O ponto aqui não é vender um produto, mas compartilhar os seus valores.
- Marketing de Causa
O tópico acima tem a ver com a educação já o Marketing de Causa apoia uma causa social, só que possui segundas intenções por trás de tal ação.
Visa uma transação comercial ou trazer reconhecimento para marca na mídia.
Essa estratégia vai auxiliar uma causa social como a dos animais, mas irá divulgar sobre tal ato de fé.
- Marketing Invisível
Quantas vezes você assistiu um programa e viu a marca de um produto exposto?
Talvez não de forma consciente, mas o seu subconsciente captou a mensagem ali na tela.
“Sempre existe espaço para histórias que transportam as pessoas para outros lugares.” – J.K Rowling, autora da série de livros Harry Potter.
Essa estratégia de Marketing Invisível ou Marketing Indireto não está propriamente relacionado às propagandas, traz o conteúdo de uma maneira sutil.
A chance de rejeição é quase 0% porque os consumidores estão concentrados nas telas que esquecem da jogada de merchandising estruturada para aparecer ali.
- Endomarketing
O Marketing também está relacionado com a comunicação interna da empresa, afinal para o sistema operacional girar, os colaboradores precisam estar em sintonia e se sentirem ouvidos, compreendidos e vistos para que possam trabalhar bem.
Para isso serve o Endomaketing ou Marketing Interno.
Estratégias para trazer um ambiente interno positivo da marca para engajar os consumidores, diminuir a rotatividade – que é o mais desanimador ver a troca de pessoas – e aumentar o astral da equipe.
- Marketing Pessoal
Estruturar a imagem da marca é importante, mas sua imagem pessoal também é para trazer uma conexão emocional e próxima com o seu público-alvo.
A estratégia de Marketing Pessoal é para valorizar a atuação profissional e a imagem positiva para conquistar o seu espaço no mercado.
Cuidar da sua imagem pessoal é vital para travar um relacionamento e passar uma mensagem para aqueles interessados na sua pessoa.
- Marketing Sazonal
O Marketing Sazonal está voltado para estratégias em datas comemorativas no calendário para otimizar o período de vendas.
Por exemplo, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval, entre outras datas festivas.
“Para ser bem sucedido e crescer as vendas da sua empresa você precisa encaixar o marketing da sua empresa com a forma que seus prospects aprendem e compram seus produtos.” – Brian Halligan, executivo e autor americano.
Ao implementar o Marketing Sazonal, precisa pensar e estruturar os produtos e promoções, com o período de semanas antes do evento para que tudo ocorra perfeitamente.
A preocupação com esse tipo de estratégia é porque atende um público maior com objetivos em comum, então sem ter um plano estruturado, pode afetar toda a campanha.
Saiba mais!
Esses tópicos foram apenas uma parte da subcategoria. Incrível, não?
Por ser uma área que muitos desconhecem dos seus quesitos positivos e vantajosos para implementar no seu negócio, deixa passar batido e não foca nas estratégias de otimizar a sua marca para criar um relacionamento com o consumidor.
Trabalhar essa comunicação social é abrir portas para o mundo desconhecido, mas cheio de informação com foco em trabalhar a relação com os potenciais consumidores e colaboradores.
Além de desenvolver uma estratégia para otimizar a marca da melhor forma possível levando cada vez mais ao seu estado de perfeição.
“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.” – Andrew Davis, diretor e produtor de cinema em Um Crime Perfeito.
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