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Marketing Ambiental: a importância de implementá-lo no seu negócio

Devemos ressaltar que o Marketing Ambiental é vital para as empresas para ter como missão de conscientizar a nossa sociedade a dar atenção no que realmente importa, o nosso futuro e o futuro das próximas gerações e em como de fato queremos viver. 

O que você tem feito para ajudar a natureza?   

Quais medidas sustentáveis você emprega no seu negócio?  

Por que você está me perguntando isso, quais motivos você tem para tocar agora nesse assunto?”, você me pergunta.   

Não é algo que devemos deixar para encontrar a solução quando não tiver mais jeito ou ter a esperança que a próxima geração seja a salvação da humanidade.   

O futuro do nosso planeta verde como conhecemos está em nossas mãos, a responsabilidade do mundo está nas costas e não podemos recusar prestar assistência.   

“A proteção do ambiente, a salvaguarda dos recursos e do clima obriga todos os líderes a agirem juntos, no respeito pelo direito e promovendo a solidariedade com as regiões mais necessitadas do mundo”. – Papa Bento XVI.  

“Mas quais razões você teria para apontar esse fato?”. 

É uma pergunta válida e bem colocada, como empreendedor é o seu dever em implantar o Marketing Ambiental, ações sustentáveis na empresa, não para beneficiar o seu negócio, mas ser um membro ativo na sociedade a lutar por causas que merecem a nossa atenção.   

O que é Marketing Ambiental?  

Conhecido também como Marketing Verde que tem como propósito de proporcionar soluções para causas ambientais a ajudar a melhorar a situação que o nosso meio ambiente se encontra para sensibilizar que terá um prazo de validade se certas providências não forem pautadas.  

Como tudo precisa iniciar de algum lugar, o termo Marketing Ambiental surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa, que teve certo despertar de consciência para a causa ambiental.   

Esse impacto de influência e transformação para um sentido mais positivo foi sentido mais na década de 90, em que as pessoas começaram a sentir que precisavam controlar os danos até eliminá-los ainda mais com a rapidez do compartilhamento de informações.  

“A sustentabilidade consiste em construir pensando no futuro”. – Renzo Piano.  

As empresas precisaram adaptar essa modalidade de Marketing Ambiental para o seu negócio, em parte por pressão de consumidores mais conscientes e em parte por colaboradores e CEO que simpatizam e defendem a reduzir o maior custo possível de desperdício e que pode chegar a ser prejudicial para a fauna e flora.   

Qual a importância do Marketing Ambiental?  

De acordo com o relatório pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), retirado do portal de notícias CNN, no melhor dos cenários, deve alcançar 1,5 grau de aquecimento global nas próximas duas décadas.  

“De que forma essa temperatura pode afetar o nosso meio ambiente?”.  

Já estamos sendo afetados pela mudança de temperatura nos quatro cantos do planeta, temos incêndio tanto na Austrália quanto na Floresta Amazônica queimando boa parte da flora e levando animais em extinção, ondas de calor no Canadá, inundações na Europa, vulcão da Ilha das Canárias, em La Palma, desperto que poderia provocar um tsunami na costa brasileira e geleiras derretendo.   

“Os adultos ficam dizendo: ‘devemos dar esperança aos jovens’. Mas eu não quero a sua esperança. Eu não quero que vocês estejam esperançosos (…) E eu quero que vocês ajam. Quero que ajam como agiriam em uma crise. Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está”. – Greta Thunberg.   

Cenários que parecem ser impossíveis de acontecer estão virando realidade sem pedir permissão porque ao invés de ajudarmos como se deve, estamos atrapalhando o ciclo natural e desestabilizando o sistema.   

Por isso, o Marketing Ambiental é importante para o seu negócio para ajudar a diminuir esse impacto e apoiar uma causa tão nobre, ainda mais quando os consumidores passaram a ter uma voz mais ativa.  

Nesse caso, para defender a redução de desperdício, a vida da fauna e flora e implementar programas que possam contribuir para fazer parte dessa luta.   

Afinal, quando um negócio não se conecta não faz Marketing Social, os consumidores acabam não se identificando, portanto, não cria um elo de conexão.   

Soluções do Marketing Verde a serem implantadas no seu negócio  

Foram relatados os piores cenários e as consequências por trás deles, além de que os consumidores estão se tornando mais conscientes no processo de compras, eles não analisam mais apenas os produtos, mas sim o pacote completo, principalmente como a empresa se comporta diante de tais situações.  

Segundo Portal da Indústria, 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto fabricado de maneira ambientalmente correta, além de que 38% também estão preocupados com os impactos da produção sobre o meio ambiente.   

Uma das soluções para manter uma imagem positiva do seu negócio e não continuar ferindo o meio ambiente, dependendo do ramo da sua empresa se encontra no mercado, parar de fornecer e vender produtos que são testados em animais que não apenas provoca reações negativas nos seus consumidores como os incentiva a comprarem na concorrência por simplesmente terem a consciência que essas práticas são desumanas e não traz nenhum aspecto positivo.   

Ainda mais quando a instituição de caridade contra os animais, Humane Society International (HSI) realizou um curta metragem “Save Ralph” contando a história do coelho que “trabalha” para alegrar o ser humano mesmo que para isso tenha que sofrer no processo, por exemplo:

  • Perder a visão de um olho;
  • Queimaduras químicas nas costas;
  • Surdo de um ouvido.

Até ele não ter mais nenhuma utilidade nos experimentos como aconteceu com seus familiares e assim continuará se fecharmos os olhos e deixar vidas inocentes sofrerem.   

O slogan da campanha é: “Nenhum animal deve sofrer ou morrer em nome da beleza”.   

É um alerta para os consumidores se tornarem conscientes e mudarem o seu padrão de comportamento quando fazem compras e para as empresas terem um choque de realidade de que está na hora de implementar o Marketing Ambiental e procurar alternativas com o menor impacto negativo possível.   

Implementar sacolas ecológicas (ecobags), elas possuem vantagens significativas para eliminar as sacolas plásticas e têm um alto nível de resistência, além de serem práticas no dia a dia.   

Outra solução para adaptar no seu negócio com o Marketing Ambiental por mais que seja considerada antiga, mas é útil tanto quanto e ainda não é tão popular na utilização é a separação do lixo reciclável.

Afinal, cada componente tem o seu próprio processo para voltar para natureza e quando não são devidamente separadas, algo que era tão simples traz consequências deveras preocupantes não apenas para o meio ambiente como para você, eu e a nossa sociedade.   

Por exemplo, inundações, aumento da poluição, prejuízos no setor de turismo e imobiliário, e saúde pública que pode sujeitar tanto a atração de insetos como a dengue quanto a redução de qualidade de vida.  

Há tantas coisas que podemos fazer para salvar o nosso meio ambiente, mas sem cruzar os braços e começar a tomar pequenas atitudes na mudança de comportamento. Cada passo é vital rumo ao sucesso de não perder as maravilhas do mundo.   

“Qual será a nossa escolha: degradação ou recuperação? Escassez ou fartura? Compaixão ou cobiça? Amor ou medo? Tempos melhores ou tempos piores?”. – Carl Safina.   

O Marketing Ambiental é uma medida para que você comece a fazer a sua parte em ajudar o planeta, conscientizar os seus consumidores e se tornar uma figura de autoridade.  

Como consequência, você trará mais clientes para o seu negócio por assumir uma postura comprometida com os efeitos do Marketing Ambiental, quanto mais você dá para salvar o meio ambiente, será retribuído a médio a longo prazo – você colhe aquilo que semeia.  

Não se trata de ter uma boa imagem perante aos olhos da sociedade ou contar vantagem por ter implementado o Marketing Ambiental, é um comprometimento sério porque a sua postura pode influenciar as pessoas tanto de forma positiva quanto de forma negativa.   

Saiba mais!

Implementar o Marketing Ambiental na sua empresa tem como dever de tornar o impacto o menor possível e dependendo da linha do mercado qual você trabalha, não ferir nenhuma vida inocente no andamento do processo.

“Trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações. Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia. Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios ou proteger os animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza”. – Nildo Lage.

O Marketing Ambiental é colocar à prova a responsabilidade para com o planeta verde e azul, por toda dor que ela vem sofrendo e se rebelando, os pequenos gestos podem transformar o mundo ainda mais quando conta influenciar as pessoas a praticar no dia a dia as ações verdes. 

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