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Marketing de Influência: o influenciador digital no mundo dos negócios

Já pensou em fazer sua empresa crescer usando o influenciador que você mais gosta? sim? O Marketing de influência pode te agradar.

  O marketing de influência tem como objetivo estabelecer uma ponte entre a sua marca ou produto e o público influenciado por um influencer digital. Sendo assim, você irá alcançar novas pessoas, que possivelmente vão comprar seus produtos ou começar a se identificar com a sua marca.

  Quer saber como fazer isso e introduzir isso na sua empresa? continue lendo este artigo que vamos te ajudar.

O que é digital influencer?

  Para saber como funciona essa estratégia, é necessário entender quem é o digital influencer. 

  Os digitais influencers ou influenciadores digitais são pessoas que estão no meio digital, ou seja, nas redes sociais, e possuem um grande número de pessoas engajadas (geralmente com milhares de seguidores) e que têm grande influência sobre eles.

   Dentro do mundo dos influenciadores, existem nichos, no qual cada influenciador tem uma ou mais propriedades sobre determinados assuntos, como maquiagem, humor, moda, empreendedorismo, lifestyle, educação e entre outros nichos.

Existem diversos tipos de influenciadores, entre eles estão: os nanos, micros e macros influenciadores.

Nano-influenciadores

Os nano-influenciadores, são os influenciadores com menos de 10 mil seguidores, e que estão em nichos muito pequenos, mas com ótimo engajamento. Mesmo com poucos seguidores, a influência que exercem é bem intensa e também pode ser uma boa opção de investimento. 

Além de serem baratos, os nano-influenciadores podem trazer um bom retorno por ter  para o seu segmento. 

Micro-influenciadores 

Os Micro-influenciadores são os influenciadores considerados “pessoas comuns”. Já que não são celebridades como os macros-influenciadores, são usuários de redes sociais que ganharam muitos seguidores e têm certa influência sobre eles. Os micro-influenciadores, geralmente, possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores engajados. 

  Nesse sentido, o mais importante é o engajamento, mesmo que não tenham um número de seguidores tão alto como o de celebridades, o público destes influenciadores normalmente é muito engajado, interagindo nas postagens, stories, vídeos, etc. 

  Investir na colaboração com micro-influenciadores pode ser mais barato, em comparação com celebridades (macro-influenciadores), e pode trazer um bom retorno por ter um público-alvo mais para o seu segmento. 

Influenciadores celebridades (macro)

Já os influenciadores celebridades são aqueles mais conhecidos e com grandes nomes, geralmente possuem mais de 100 mil ou até milhões de seguidores. Esse tipo de influenciador porque geralmente ele possui grande exposição na mídia

Por mais que eles gerem um alcance/engajamento maior, eles são bem mais caros, o que dificulta bastante o fechamento de parcerias.

Por isso, é necessário escolher bem com quem irá trabalhar e associar sua marca.

ESTRATÉGIAS COM OS INFLUENCIADORES DIGITAIS

Defina seus objetivos

Para começar a criar uma estratégia com os influenciadores digitais, é necessário definir o objetivo que você e a sua empresa querem alcançar, o que pode ser divulgado da sua marca ou produto, gerar leads, entre outros.

Com o objetivo em mente, é hora de você, empreendedor pensar em outros pontos: 

  • Como uma campanha com influenciador pode me aproximar desse objetivo?
  • Qual orçamento eu tenho disponível para isso?
  • Como a minha empresa pode trabalhar com essa parceria?
  • Qual segmento de público-alvo eu desejo alcançar?

Com isso em mente você consegue ir para a próxima etapa.

Conheça o seu público-alvo

Para você conhecer o seu público, primeiramente você deve criar uma persona e conhecer quais são os hábitos dela, tipo de conteúdo que ela consome nas mídias digitais, como ela se comporta e entre outros.

Para fazer essa pesquisa da melhor maneira possível, você deve conversar com os clientes que você já possui, pergunte quais os canais digitais que eles mais usam, quais os influenciadores que eles acompanham e o que influencia na hora de decidir comprar algum produto – use pesquisas de campo, dá muito certo.

Todos esses pontos são importantes para entender como alcançar, nutrir e estabelecer um bom relacionamento com seu público alvo e descobrir com quais influenciadores você pode trabalhar para atingir seus objetivos e possíveis leads.

Encontre os influenciadores adequados

É extremamente essencial você escolher um influencer que tenha algo em comum com sua marca, que tenha valores e público semelhantes ao seu.

É importante levar em consideração outros pontos, como a linguagem do influenciador, ou seja, se ele possui a mesma linha que a sua e da sua empresa, qual a impressão que ele tem (que ele passa para si e para o público no geral) e em quais canais digitais ele está presente (redes sociais no geral), e se o preço que ele cobra está dentro do seu orçamento – lembre-se: nunca ultrapasse a linha limite do seu orçamento.

Faça um planejamento de ações junto com o influenciador

Após decidir o influenciador ideal para sua estratégia, entre em contato para conversar sobre o fechamento da parceria e como ela será realizada.

Caso o influenciador concorde em trabalhar com você e com a sua marca, faça um contrato entre ambos e comece a idealizar a sua ação de marketing em conjunto com o influenciador digital, alinhando expectativas e detalhes relevantes.

Estruture a parceria influenciador

Após a negociação, é hora de estruturar a parceria. É importante deixar que o influencer também colabore com ideias e conte sua relação com a marca e como acha que pode ajudar a alcançar o objetivo.

Assim, o público não se sentirá enganado em comprar algo que ele achou ser uma opinião orgânica que era na verdade uma publicidade disfarçada.

Respeite a liberdade criativa do influenciador

É importante entender que cada influenciador tem sua identidade e que seus seguidores se identificam com ele por causa disso. Você vai direcioná-lo com um briefing contendo o que o influenciador deve ou não falar, as características do produto e os objetivos da campanha, mas deixe que o influencer faça a criação do conteúdo.

Investir em Marketing de Influência pode contribuir muito  para o sucesso da sua estratégia digital e da sua empresa, levando em consideração que com o Marketing de influência você conseguirá transmitir os valores da sua marca e divulgar seus produtos por meio de uma voz reconhecida, confiável e admirada pelo público – também sendo reconhecida por ter seguido esse caminho. Dessa forma, conseguirá trazer mais clientes para a empresa, fazendo ela crescer e alcançando seus objetivos.

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