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Marketing digital

Marketing digital: benefícios x emoção

O marketing digital tem passado por diversas mudanças durante os anos, os profissionais dessa área sempre se perguntam qual é a melhor maneira de atrair um público para a sua marca.

A Moz, uma plataforma de SEO, realizou um estudo chamado “Comercial x Funcional x Emocional: um estudo de caso de teste de SEO do título da página” para analisar quais são as maneiras de atrair o público e aumentar o CTR (Click Through Rate).

A empresa coletou vários e concluiu que falar sobre os benefícios dos produtos e serviços pode ser mais atrativo do que apelar para o emocional. 

O estudo sobre marketing digital

O estudo foi consistido em atualizar os títulos de várias páginas de produtos para celulares que poderiam aparecer nas SERPs para seus clientes. O KPI para medir os resultados foi o CTR. 

Eles realizaram o teste em todos os produtos do site da Three por seis semanas. Os dados usados para comparar os resultados foram coletados nas seis semanas anteriores à atualização dos títulos das páginas. Por conta disso, todo o estudo foi feito em um período de 12 semanas, equivalente a 3 meses. 

Aproveitando as funcionalidade do site da SEO, os pesquisadores criaram três grupos específicos de conteúdos:

  • Títulos comerciais para páginas de conteúdo: focado em conteúdos financeiros de uma compra;
  • Títulos funcionais para páginas de conteúdo: focados nas características e funcionalidades dos produtos;
  • Títulos emocionais para páginas de conteúdo: focados em apelar para o emocional da compra do produto.

Alguns exemplos desses títulos são: 

  • Comercial: Samsung S22 Ultra, compre agora pelo melhor preço;
  • Funcional: Playstation 5, o videogame do futuro;
  • Emocional: Iphone 13, tenha o celular que você sempre quis. 

Depois de muito tempo de análises e pesquisas, os resultados encontrados foram bem interessantes.

Títulos funcionais, o futuro do marketing digital

Após seis semanas, o grupo de pesquisadores pôde concluir que os conteúdos que possuíam títulos SEO focados em demonstrar o funcional do produto tiveram um aumento de 9% no CTR, e consequentemente obteve uma melhor resposta dos clientes.

Já os conteúdos que tinham o título focado em apelar para o emocional do cliente foram rejeitados pela maioria dos usuários, resultando em uma redução de 31% no CTR.

Teste as mudanças do marketing digital

Com esse estudo, foi possível descobrir que títulos funcionais para páginas funcionam melhor para os sites de vendas de quaisquer produtos como celulares, jogos de videogames, roupas, etc.

Entretanto, é importante ressaltar que isso não significa um sucesso garantido para todos os tipos de negócios. Diferentes setores com produtos direcionados a consumidores específicos necessitam de abordagens específicas, então, cada empresa deve descobrir qual pode ser o melhor método para atrair um bom público, testar é a melhor opção. 

Os resultados podem variar bastante de acordo com o estilo do mercado em que a empresa estiver envolvida, por isso o teste de títulos e palavras chaves é essencial. Por exemplo, uma estratégia de conteúdo que funciona para uma empresa de tecnologia pode não ser tão eficaz para uma empresa de fast food.

É essencial que a empresa desenvolva suas estratégias não apenas com base no que ela acha, mas coletando dados reais sobre seus clientes através de formulários e pesquisas de satisfação e, a partir disso, tomar decisões sobre as estratégias da empresa.

Por último, mas não menos importante, a empresa deve utilizar o poder do copywriting. As palavras que são escritas no texto de propaganda são fundamentais para o sucesso da publicidade.

O copywriting de conversão começa com os dados, por isso, é essencial entender quais são os pensamentos e as opiniões dos clientes, o foco dessas estratégias não é a conversão de vendas, mas sim atrair novos clientes.

Com o método de copywriting, a empresa começa a entrar no processo do funil de vendas, onde o primeiro passo é atrair novas pessoas para a marca do negócio, após isso, o cliente deve conhecer mais a marca através das publicações da empresa e por consequência ir criando afinidade com a marca. Logo, o usuário irá se tornar um cliente fiel a empresa. 

Conclusão

Baseado nos estudos e pesquisas, é possível compreender que o marketing digital pode render vários frutos para uma empresa, basta apenas compreender qual é a maneira certa de conversar com o seu público. 

A forma que a empresa aborda seus clientes pode determinar o sucesso e o fracasso. Para saber mais sobre como conversar com os clientes e entender como uma empresa deve atuar utilizando o marketing digital, leia os outros artigos de marketing do blog Investidores S/A.

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