O marketing esportivo é uma ferramenta que une consumo com paixão. Essa é uma estratégia eficiente e lucrativa para gerar oportunidades de negócio e uma excelente plataforma para quem busca novos métodos de uso do marketing.
Essa não é uma estratégia que funciona apenas para alguns segmentos de mercados. Porém, para você entender a importância do marketing esportivo, você precisa entender o que é marketing em si.
Então vem com a gente, que vamos explicar as principais coisas para você entender sobre marketing esportivo e a sua importância.
O marketing em si
Marketing é a capacidade de produzir e entregar uma demanda de mercado, gerando lucro e capacidade de enxergá-la. O seu universo é vasto e compreende não só o ato de vender seu produto ou serviço.
Podemos dizer que o marketing é como uma balança entre o que o cliente quer e o os objetivos da empresa. Ele precisa gerar valor para a empresa e para o consumidor.
Por ser uma palavra do idioma inglês, que deriva de market (que pode ser traduzido para mercado, no nosso idioma), podemos dizer que marketing vai muito além de vender um produto ou serviço. Ele engloba também outras atividades relacionadas ao mercado.
O que é marketing esportivo?
Agora que já entendemos um pouco melhor sobre marketing em si, podemos falar sobre aquele que é o tema principal do nosso texto. O marketing esportivo é um é uma segmentação do Marketing que tem como principal função gerar oportunidades de negócios por meio do mundo dos esportes.
Ele é usado como uma ferramenta para as estratégias de marketing. Assim sendo, ele é criado e executado no meio esportivo e em tudo o que o envolve.
Coisas que podem ser envolvidas nele:
- marcas;
- clubes;
- times;
- atletas;
- equipamentos;
- personalidades.
A história do marketing esportivo
O conceito e a prática do marketing esportivo teve seu início nos anos 1920. Tudo começou com a empresa americana Hillerich & Bradsby (H & B), que lançou uma estratégia de marketing para promover a venda de tacos de beisebol.
Aquilo deu certo, pois a empresa, que atualmente é conhecida como Slugger Museum & Factory, liderou a produção desse tipo de produto. Isso desencadeou diversas ações, que fizeram com que os esportes começassem a ser vistos como oportunidades de negócio com potencial gigantesco.
Com isso, o marketing esportivo se tornou uma ferramenta mais eficiente para aumentar as receitas. Além disso, tornar marcas, eventos e atletas mais envolvidos com o público e com o esporte em sua forma de business.
Aquilo que havia começado nos Estados Unidos, foi espalhando pelo mundo todo. O marketing esportivo se tornou o responsável pelos negócios e pelo desenvolvimento e aumento da adoração aos esportes.
Como cada país tinha seu esporte mais popular, novas oportunidades de negócio foram sendo criadas. Por exemplo, na Itália, assim como no Brasil, o esporte mais popular é o futebol, na África do Sul e na Austrália, o Rugby, na Jamaica, o Atletismo e assim vai sendo dependendo das culturas.
O motivo do marketing esportivo funcionar tão bem
O fator passional. Esse é o principal motivo que faz o marketing esportivo funcionar tão bem. Ele mexe com a paixão das pessoas e também torcedores por um determinado esporte, time, evento ou atleta.
As suas estratégias atuam para efervescer esse sentimento e atrair novos adeptos. Quando ele é bem planejado, elaborado e aplicado, dá retorno.
Porém, a criação e desenvolvimentos de produtos, a divulgação de imagens de atletas e marcas e outras coisas apenas si só não se sustentam. O Marketing Esportivo deve fazer a conexão emocional entre a paixão, o entretenimento e o prazer de viver, sentir e presenciar o esporte dos aficionados.
A qualidade e produção de um conteúdo atrativo é extremamente importante para o marketing esportivo funcionar. Os esportes movem multidões, lidam com paixões e envolvem as pessoas de uma forma difícil.
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