O marketing jurídico é uma excelente forma de atrair novas pessoas para uma empresa, independentemente se ela for um comércio ou oferta de serviço. Muitos advogados têm adotado essa estratégia para conseguir se conectar com seu público-alvo, através de conteúdos úteis e criativos com alta qualidade na internet.
Esse estilo de marketing oferece oportunidades únicas de negócios para um advogado ou para o escritório, a fim de encontrar novos clientes e prosperar com relações sólidas entre ambas as partes.
No mundo da advocacia, o uso de ferramentas online de maneira estratégica permite alcançar novos níveis do mercado sem ferir o código de ética. Já que na maioria das vezes, o público define com qual escritório ou advogado ele se identifica mais, baseado nas ações de suas plataformas digitais, como blogs, sites e mídias sociais, então o marketing jurídico de conteúdo nunca foi tão importante quanto atualmente.
Motivos para fazer marketing de conteúdo
No mundo em que vivemos, é muito mais simples encontrar uma oferta de serviço através da própria internet do que pela indicação de conhecidos. As pessoas necessitam apenas de um aparelho eletrônico com acesso a internet para começar a correr atrás do que procura.
A internet tem facilitado bastante o trabalho do marketing jurídico, já que a plataforma de busca da Google possui códigos na sua configuração que permitem uma maior acessibilidade de um usuário a possíveis empresas.
Por exemplo, um usuário pode estar precisando de um advogado trabalhista. A pessoa vai ao Google para pesquisar quais são os melhores escritórios e quais são os mais próximos através das palavras-chave de pesquisa “melhores escritórios de advocacia trabalhistas” e “escritórios mais próximos de advocacia trabalhista” sucessivamente.
Logo, a plataforma irá apresentar os resultados da pesquisa ranqueando os melhores escritórios baseando-se no quão positivo é o marketing de conteúdo da empresa, isso faz com que o usuário olhe com outros olhos os escritórios e pode influenciar bastante na sua escolha.
Como produzir conteúdos de qualidade
Se engana quem pensa que fazer marketing jurídico é apenas falar bem do escritório e postar frases bonitas e inspiradoras toda semana. Um bom conteúdo deve oferecer um diálogo com seu público, com o intuito de criar debates e despertar a curiosidade de alguns.
Entretanto, o mais importante, é que o marketing jurídico de qualidade apresente a resolução de problemas ou aponte caminhos para que seus potenciais clientes possam seguir, isso irá criar uma confiabilidade maior no escritório.
Pensando no mundo da advocacia, existem algumas estratégias para o marketing jurídico que podem favorecer o escritório na internet, como não produzir artigos muito longos, evitar fazer um post por dia nas redes sociais, não enviar e-mails a todo momento sem informações necessárias. Então, é muito importante levar em consideração esses quesitos no momento de planejar a estratégia, alguns pontos que devem ser discutidos são:
- Metas bem definidas:
A primeira pergunta a se fazer quando o assunto for marketing de conteúdo é qual é o objetivo da estratégia, talvez alcançar mais clientes ou talvez limpar a imagem da empresa, não importa, todo escritório deve ter uma meta a ser cumprida.
Afinal de que adianta o trabalho se não houver um lugar para alcançar? Do contrário, a equipe responsável por cuidar do marketing só estará gastando tempo e recursos da empresa sem um real propósito.
- Acompanhamento das métricas:
Medir os dados e as métricas dos conteúdos é extremamente importante para entender o processo de evolução até atingir a meta e entender quais estratégias funcionaram melhores que outras.
Por isso, é importante definir uma meta e números de referência para acompanhar os resultados ao longo da estrada, assim será possível adaptar os pensamentos da equipe com base nos resultados.
- Relevância:
Para que os conteúdos digitais sejam aprovados pela grande maioria do público, é necessário entender qual será a relevância de cada post nas redes sociais e de cada artigo escrito para blogs ou sites.
Se o objetivo do escritório for criar relacionamentos e fazer com que os leitores do blog e post se transformem em clientes, a produção de conteúdos simples e genéricos pode ser um passo para trás.
Uma boa pedida é que os advogados usem sua experiência e seus conhecimentos para ensinar o seu público sobre cada ramo do mercado. A empresa deve fazer com que as informações úteis sejam levadas até os potenciais clientes, esse é um espaço que será utilizado para ajudar as pessoas, e não promover o escritório de forma direta.
- Linguagem:
Um lembrete para os escritórios e os advogados, nem todos tem a capacidade de entender toda linguagem jurídica, alguns têm mais facilidade e outros mais dificuldade. Por tanto é importante que os conteúdos apresentem os termos jurídicos, mas em uma linguagem que possa ser compreendida pelas pessoas que não conhecem nada do âmbito judicial.
A equipe de marketing terá que encontrar uma maneira de expressar ideias de forma clara e de fácil entendimento, mas sem fazer com que o texto seja voltado para “crianças”, isso pode ser considerado como um desrespeito com o público. O uso de palavras cotidianas pode ser uma boa saída para essas situações.
- Tempo e dedicação:
O segredo para o sucesso em qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional, é o foco e dedicação. A internet proporciona uma nova oportunidade para todos mostrarem o seu diferencial, várias pessoas já conquistaram um emprego ou uma boa situação de vida através da internet, mas isso porque elas estavam focadas e dedicadas no que faziam.
Para que o marketing jurídico seja eficaz e agrade grande parte do público-alvo, é necessário que a equipe tenha um tempo dedicado para produzir conteúdos digitais. Afinal, a melhor empresa é aquela que tem a melhor apresentação para o público, então ter um tempo para se preocupar apenas com o marketing pode fazer a diferença.
Conclusão
O marketing jurídico de conteúdo com certeza faz a diferença na hora de um cliente escolher qual será a advocacia que o irá representar. O trabalho de divulgação de um escritório deve ser considerado de suma importância para o sucesso de uma advocacia.
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