Por que investir em Marketing Social?
O Marketing Social tem ganhado força nos últimos tempos por conta do grupo dos Millennials – Geração Y – que está preocupado com os produtos que andam consumindo, melhor ainda com as empresas que andam produzindo.
A preocupação vem da maneira como as empresas operam no processo dos seus produtos, se estão de acordo com as políticas legais com a consciência mais leve.
Por exemplo, não fazer experiências (ferir e maltratar) em animais no desenvolvimento do projeto.
Se você notou essas mudanças no comportamento do seu consumidor, como:
- Ele se tornou mais seletivo?
- A hesitação na decisão de compra aumentou?
- As sugestões e críticas se tornaram mais minuciosas?
São questionamentos que merecem a sua devida atenção para começar a planejar, otimizar e rever os conceitos antigos referentes ao seu público-alvo.
Assim, poderá continuar fazendo o que ama, os seus clientes se tornarem fiéis a você e a sua marca e obterá um aspecto positivo dentro do seu mercado de atuação.
Você analisou as mudanças do seu potencial cliente para completar a sua jornada de compra para ter os seus produtos e uma avaliação positiva ou construtiva para ajudar a melhorar no desempenho do serviço.
Você precisa analisar se a sua empresa:
- É responsável com o meio ambiente e contribui para ajudá-lo?
- Apoia causas sociais?
- Se você respondeu que sim na pergunta acima, qual(is) causa(s) ela apoia? Por exemplo, a causa animal que visa o bem-estar de seres inofensivos para não fazerem parte de experiências de teste para chegarem nas mãos dos consumidores.
É o seu dever e responsabilidade se acredita em tais causas a rever se os seus projetos são sustentáveis e 100% comprometido a fazer a sua parte e se tornar uma referência para educar potenciais consumidores a estabelecer novos padrões de comportamento.
No entanto, se ainda não sabe por onde começar ou tem uma visão clara de como implementar o Marketing Social na sua empresa, continue lendo para estar por dentro de como fazer planejamento estratégico.
“O Marketing não é mais sobre as coisas que você faz, mas sobre as histórias que você conta”. – Seth Godin.
Com finalidade de realizar ações e no final do ano fazer um balanço dos resultados das campanhas para analisar os detalhes do fechamento e renovar a próxima reunião estratégica do Marketing Social com que deu certo e o que pode ser melhorado.
O que é Marketing Social?
O Marketing Social tem como principal função visar a preocupação com os problemas sociais para conscientizar as pessoas sobre as causas, desde na segurança e saúde do animal até o meio ambiente.
Esse tipo de Marketing realiza ações sociais sem caráter comercial ou de propaganda, não está interessada em lucros ou segundas intenções, mas sim como os seus atos podem gerar um impacto positivo.
O Marketing Social prioriza acima de tudo atitudes, ideias inovadoras e ações que possam inspirar e mudar o comportamento do seu público-alvo como uma forma de educar e se unir à causa.
Pelo menos, é isso o que uma empresa com responsabilidade social faz para transformar o mundo.
“A responsabilidade social é agir no hoje, garantindo para as próximas gerações condições de sobrevivência”. – Clariano da Silva.
Investir o Marketing Social na sua empresa fará com que tenha uma imagem positiva no mercado por não pensar apenas no que é benéfico para si mesmo, afinal é uma ação altruísta.
Escolher uma causa que converse com a sua persona e tenha sintonia com a sua empresa para começar trabalhar em campanhas de comunicação a fim de conscientizar sobre a causa social e educar potenciais clientes sobre a sua forma de comportamento para ser mais responsáveis, cuidadosos e empáticos.
Quem são os Millennials (Geração Y) para implementar o Marketing Social?
Os Millennials são as pessoas da virada do século XIX para XX (de 24 até 37 anos), a transição para os avanços tecnológicos e da modernidade, são os primeiros a viverem essa mudança, enquanto a Geração Z (de 16 até 23 anos) não sentiram a transformação de uma era para outra.
“Geração Z e Millennials são interessantes, especiais e têm uma cosmovisão única! Eles precisam ser ouvidos, não apenas porque isso é importante para que a comunicação com eles seja estabelecida, mas porque muito do que eles falam fazem sentido”. – Luciana Seluque.
De acordo com Reev sobre a perspectiva sobre os Millennials, esta geração é mais crítica, questionadora e ansiosa (exigente) por serem meticulosamente detalhistas sobre a sua jornada de compra e os produtos e/ou serviços que adquiram ou estão para adquirir.
Conquistar a geração Y é uma tarefa que requer dedicação, esforço e uma grande dose de responsabilidade para com alguém do milênio e com as causas sociais para exercer uma função mais humanitária.
Como todo cliente demanda ter as suas expectativas correspondidas, os Millennials tratam essa questão com mais paixão e determinação ao ter uma experiência enriquecedora e de valor do que apenas pagar o preço do produto e ir embora.
Eles buscam por inovação e histórias por trás, portanto, se você deseja fidelizar um milênio, otimizar as suas vendas e não ter apenas clientes, mas sim pessoas fiéis a marca terá que começar a explorar uma das suas maiores convicções, a preocupação em lidar com as situações que devem ser discutidas e apoiadas.
Neste caso, começar a empregar o Marketing Social na sua empresa e na sua vida, você carrega a visão, missão e valores para saber onde quer chegar, o objetivo de a empresa está ativa e para quem ela se dirige e os princípios a se apegar.
Primeiro, você deve entender o padrão como a Geração Y funciona para alinhar as estratégias do Marketing Social e por meio desta inspiração, estar em processo de educar mais o comportamento das pessoas para trazer um impacto positivo.
Ambição é o caminho do sucesso profissional
Desafios e obstáculos não assustam os Millennials, eles estão dispostos a se superarem a cada etapa da sua vida com o auxílio das suas experiências e conhecimentos.
Não perdem a oportunidade de aprender algo novo a fim de aumentar e agregar no seu repertório de estudo.
Assim, nos mais diversos setores da sua vida, principalmente, no setor profissional, podem vir a ter a capacidade de liderança em encontrar soluções e ser um espelho para os seus colegas e/ou colaboradores.
Sobrevivência – a facilidade na adaptação
Rotinas são estabelecidas e quebradas, algo bem comum quando evolui ou passa por mudanças.
Os Millennials não se preocupam com as constantes transformações na sua vida, pelo contrário, ficam felizes em quererem saber o seu próximo desafio para criar novas lembranças e adquirir experiências.
Gostam de se sentirem parte da equipe, propor soluções e alcançar as suas metas e expectativas. No entanto, podem buscar outra aventura se a experiência não for o que haviam imaginado e perceberem que não são valorizados.
Engajar para transformar o mundo
Pela sua bagagem de conhecimento, os Millennials se sentem obrigados a serem mais responsáveis com a forma que eles levam as suas vidas, portanto, vão ser os primeiros a defender os seus pontos de vista e as causas sociais que eles apoiam.
São seletos com as empresas que visam a responsabilidade social antes de realizarem as suas compras por terem consciência do impacto que podem causar, caso seja realizado uma ação negativa.
Empatia não é um ato de fraqueza
A empatia conquista as pessoas e, por consequência, o mundo.
Os Millennials entendem as necessidades do cliente e focam na sua jornada; experiência a fim de proporcionar o melhor e o melhor para fidelizar.
Não é só a parte externa que é relevante, mas interna também, cuidar de cada colega e/ou colaborador para se sentirem bem, querido e feliz no ambiente de trabalho, tal prática é utilizada na pesquisa de clima para entender o andamento da empresa.
Por que investir no Marketing Social?
Uma empresa responsável com um pensamento visionário que possui visão, missão e valores alinhadas, além de ter empatia com causas sociais que precisam de apoio para impactar o mundo de forma positiva e transformar o futuro na sua melhor versão, investe no Marketing Social para trazer um lado mais humanitário.
Você leu que os Millennials são mais cuidadosos quando se trata de consumir qualquer tipo de produto, afinal pode ferir os princípios deles por ajudarem a afetar negativamente a causa em que acreditam.
Ao implementar o Marketing Social, a sua empresa deixa de ser uma prestadora de serviços ou vender produtos para se tornar uma voz mais ativa na sua sociedade e apoiar causas que merecem visibilidade, gerar debates, proporcionar palestras e se fundir na própria mercadoria e/ou serviço.
A credibilidade é um fator chave do Marketing Social, portanto, seja leal e sincero com as suas convicções para ganhar o público do que uma má reputação.
“Não termos responsabilidade social, e não preservamos o meio ambiente, é o mesmo que abdicarmos dos compromissos com a vida”. – Nino Carneiro.
Você não quer se transformar em empresas que ignoram as consequências com a única função de ganhar lucro, mas esquecem das repercussões que podem ocasionar.
Por exemplo, o curta-metragem de Save Ralph que conta a história do coelho Ralph que foi obrigado a abdicar da sua vida para servir como cobaia de substâncias para produtos de limpeza.
Ele comenta durante o vídeo que ficou surdo de uma orelha, ficou cego de um olho, queimaduras no pelo e dores no corpo, para piorar, acredita como se fosse um trabalho a servir os humanos.
Ou a falta de preservação do meio ambiente que em grande escala pode ser como um fim do mundo, as queimadas na Amazônia, o incêndio na Austrália, os maremotos na Ásia, entre outros fenômenos colocam espécies raras em extinção, se não tomarmos o devido cuidado, poderá ser nós a entrar nesta lista.
Portanto, seja uma empresa que prioriza o Marketing Social, a responsabilidade que você tem para com a empresa e o mundo, lembre-se que as suas ações dizem mais sobre você do que palavras.
Apoie causas como:
Criança Esperança para beneficiar crianças e adolescentes;
Mc Dia Feliz responsável em transformar as doações para o câncer infantil;
Adotar é tudo de bom da Pedigree para com finalidade de adoção de animais abandonados;
GreenPeace para ajudar a causa verde e sustentável a fim de transformar o mundo em um lugar melhor.
Qual causa social combina com você para ser investido?
Saiba mais!
Trabalhar em uma empresa ou ser autônomo, vai além do planejamento estratégico de estudar os potenciais clientes e fabricar produtos conforme o que o seu negócio produz, eles não estão mais interessados apenas pela compra em si.
Contudo, o que os motivaram a fechar a compra com você do que em loja/e mercadoria não caindo no papo de vendedor?
- A história?
- Motivação = interesse?
- A compreensão das ações executadas e para serem realizadas a fim de somar na responsabilidade social?
Um dos itens acima ou a combinação dos três, lidar com o público é pensar constantemente em como se aproximar dele, compreender o diálogo e trazer inovações positivas que vão prosperar ambos lados, sem contar a causa social que será beneficiada.
“A mesma pessoa pode tornar-se mais eficiente e produtiva se está inserida num ambiente social em que há um nível alto de confiança e responsabilidade recíproca entre as pessoas”. – Robert D. Putnam.
Implementar o Marketing Social no seu negócio é abrir uma porta com uma grande parcela de possibilidades para fazer parte e contribuir em consertar o amanhã pois são as suas ações no passado que refletem no seu presente para construir o futuro.
Gostou do artigo que visa a responsabilidade social, leia mais em Investidores S/A.