logo
Mercado pet

Mercado pet: porque investir e por onde começar

O mercado pet é um segmento que só cresce. Se você está pensando em abrir o próprio negócio e ainda é um pet lover, esse pode ser o nicho perfeito para você! Tem pra todos os gostos, desde alimentação, creches e esportes, até massagem e aplicativos de rastreamento ou mídias sociais exclusivas para eles!

Que a demanda por tudo relacionado ao mundo pet cresceu muito, especialmente na pandemia, todo mundo já sabe. Com a possibilidade de trabalhar em casa, muita gente que antes não podia ter animais de estimação por falta de tempo, agora tem a chance de dar toda a atenção e cuidado que eles precisam e merecem.

O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de faturamento no mercado pet, segundo pesquisa da Euromonitor, atrás somente do Reino Unido e dos Estados Unidos. Existem cerca de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos atualmente no país.

No segmento de alimentação, o faturamento de 2021 foi de 28 bilhões, registrando um aumento de 55% em relação ao ano anterior, de acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil.

Deu pra perceber o potencial da área, não é mesmo? Ficou interessado? Então continue aqui com a gente, que vamos mostrar tudo o que você precisa saber para começar a planejar seu próprio negócio no segmento do mercado pet!

Segmentações do mercado pet

  • Serviços

Aqui entram todos aqueles que oferecem algum tipo de serviço, como veterinários, banho e tosa, hospedagem e adestramento. Mas também existem outras opções que estão começando a virar moda só agora, como acupuntura, fisioterapia, natação, meditação e massagens. Sem dúvida, existe muito espaço a ser preenchido ainda. E sim, meditação para animais existe, rs.

Day Cares, também chamadas de creches, estão bem em alta no momento. Funcionam exatamente como as creches infantis, você deixa seu pet de manhã e vai buscá-lo no final da tarde.

 Eles voltam alimentados, limpos, e geralmente, bem cansados! Brincam e fazem atividades lúdicas o dia todo com os monitores e outros doguinhos, é uma diversão sem fim para eles!

Já existem alguns salões especializados para eventos e festas para pets também. Quem sonha em comemorar o aniversário deles em grande estilo? Agora ficou mais fácil, pessoas especializadas para isso podem organizar o dia perfeito para eles e seus tutores!

  • Produtos

A lista aqui é ainda maior. Vale desde as que atendem as necessidades básicas dos pets quanto as supérfluas. Vamos combinar, eles merecem umas regalias de vez em quando, não é?

São diversas as opções, veja a seguir algumas delas:

  1. Alimentação: rações, biscoitos, ossos, patês, sementes. Tem para todos os gostos! Um segmento que é sempre necessário, investir nele é garantia de sucesso. Ainda nessa área, vem crescendo bastante a demanda por alimentos naturais, muita gente anda tentando trocar os alimentos mais industrializados por outros orgânicos.

Novos no cenário, também existem algumas padarias que fazem todos os tipos de comidas para animais que existem em padarias para humanos, como bolos, panetones e docinhos.

  1. Vestuário:  roupinhas, lenços, acessórios e até sapatos! Cachorros que precisam andar quando está muito quente ou muito frio, precisam proteger as almofadas das patinhas, que são bem sensíveis. Alguns donos também gostam de apostar em sapatos porque não precisam limpá-los quando voltam da rua.

  1. Higiene: produtos de limpeza para banho e para higienização dos dentes, lenços umedecidos, tapete higiênico, perfume, fraldas, cortadores de unhas e pentes, perfumes e artigos para a limpeza da casa entram aqui. 

  1. Lazer: guias, coleiras, peitorais, focinheiras e tudo o que os clientes poderiam precisar para o passeio. Também entram os brinquedos, como bolinhas, bichinhos de pelúcia, arranhadores e cordas. 

  1. Farmácia: remédios, antipulgas e carrapatos, vacinas, rações especializadas para dietas, roupas cirúrgicas são alguns exemplos dessa area.

  1. Habitação: tudo o que o pet necessita para ter um lugar confortável e seguro para descansar, como casinhas, camas, aquários, viveiros e gaiolas, potes para ração e água, portões.

Tenho certeza que você já passou na frente de alguma grande e amarela Petz, não é mesmo? Conhecida por vender de tudo, desde ração, petiscos e biscoitos, até roupas e brinquedos, ela é uma gigante do segmento. Na verdade, ela também oferece serviços, como banho e tosa, e está fazendo planos de expansão.

Ao contrário do que muita gente pensa, grandes marcas como Cobasi e Petz não são franquias. Elas possuem centenas de lojas, mas não cogitam a ideia de se transformarem em franquias.

Isso se deve ao custo muito alto para o possível franqueado, seria necessário um investimento entre 3 e 4 milhões.

Hoje, elas concorrem lado a lado e planejam expandir seus negócios. A Cobasi planeja deixar de terceirizar os serviços veterinários e de banho e tosa. Já a Petz, tem projetos de investimentos internacionais e quer criar um “ecossistema “, que englobaria todo tipo de serviços, como adestramento, passeadores, creches, hotel e até um convênio.

Por enquanto, não existe a possibilidade de virar um franqueado de uma delas, mas para os interessados, existem várias opções de franquias. Por que investir em franquias é uma boa? Elas possuem uma organizada e já funcional estrutura, geralmente têm nome no mercado, dão treinamentos e te ajudam no seu caminho para o sucesso.

Separamos algumas das franquias mais famosas abaixo:

  • The Pet From Ipanema 

Uma franquia consagrada no mercado, é a primeira petshop em formato boutique, desde 1965, criada pelo veterinário Dr. Luiz Pereira. Sua premissa é entregar serviços e artigos de luxo para a classe mais abastada. É possível achar até mesmo roupas com cristais Swarovski!

‘O primeiro passo é entender que se o cliente trata o animal como um filho é assim que você também deve enfocá-lo no seu negócio’, diz o fundador.

  • Meu amigo pet

Está no mercado desde 2008, mas só virou uma rede de franquias em 2012. Oferece produtos e serviços de todos os tipos, incluindo para outros animais, não apenas cachorros e gatos, como roedores e aves .

  •  Pet Shop Móvel

Com um conceito inovador, ela vem com o mesmo intuito de outros pet shops convencionais, como oferecer banho e tosa e produtos. A diferença aqui, é que ela vai até o cliente através de uma van em vez de ficar em uma loja física.

Ela busca atender aquelas pessoas que não têm tempo para levar seu bichinho até o pet shop, então eles vão até os clientes!

  •  Dog Relax

Essa franquia foca em serviços para melhorar o bem-estar de cachorros e gatos. Entre suas especialidades estão massagens, passeios e atividades físicas.

  • Alvorada Pet Shop

Pioneira na área, está no mercado desde 1996, virando uma franquia depois dos anos 2000. Possui inúmeras lojas espalhadas pelo Brasil. Oferece vários tipos de serviço e produtos, para todos os animais domésticos.

  • Droga Vet

Com mais de 30 lojas, ela é a líder do segmento de farmácia de manipulação veterinária. Para os franqueados, oferece duas opções, uma mais barata e outra mais cara. A diferença? O tamanho da loja física, eles aconselham escolher pela quantidade de habitantes em sua cidade. 

  • Padaria Pet

Está no mercado desde 2015, e é conhecida por oferecer um cardápio diverso de alimentos para os pets. O intuito é funcionar como uma padaria mesmo, com bolos, petiscos, sorvetes e até cerveja!

Lógico, tudo preparado apenas com alimentos liberados para os animais. Também é possível chamar todos os seus amigos, humanos e pets, e comemorar aniversários por lá!

Caso você decida abrir seu próprio negócio do zero, saiba que é um mercado em constante crescimento e tem espaço para todos. Não importa o tamanho ou o formato, a realidade é que a demanda por tudo relacionado ao segmento pet só irá aumentar. 

Pense no que você pretende oferecer: produtos, serviços ou os dois juntos. Abrir uma franquia lhe ajuda no quesito planejamento e vem com todo um suporte de um processo que já funciona bem. 

Por outro lado, abrir a sua também tem seus lados positivos, como poder escolher tudo do jeitinho que gostaria e garantir a qualidade de tudo.

De qualquer forma, é um ótimo nicho de investimento! 

Quais são as normas a se atentar na hora de abrir o seu negócio?

Primeiro, é necessário verificar se já existe uma empresa com o mesmo nome que a sua. Depois, formalize com a abertura de um CNPJ ou MEI. É obrigatório ir até uma Receita Estadual e abrir uma inscrição estadual.

Aí entram as vistorias, da vigilância sanitária e dos bombeiros, para confirmar a segurança e qualidade física do seu empreendimento.

Lembrando que, se for um comércio de alimentos, medicamentos ou banho e tosa, é obrigatório pela lei nº 1069/2014, que tenha pelo menos um médico veterinário na equipe, para fiscalizar o armazenamento e critérios de higiene e cuidados do local e animais.

É muita coisa para pensar, eu sei. Uma ótima opção é contar com a ajuda de um bom advogado e/ou contador! Eles estão acostumados a abrir empresas do zero e já sabem quais detalhes devem se atentar.

E aí? Ficou interessado no mercado pet? Então bora começar a empreender. Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais, dá uma olhadinha na nossa página! Tenho certeza que encontrará assuntos muito interessantes!

Categorias