Metaverso e direito
O metaverso chegou no mundo para mudar a vida das pessoas de diversas formas, mesmo que a tecnologia só esteja nos seus primeiros passos, todos já começaram a correr atrás para adentrar na nova era digital.
Com um início promissor e com vários investimentos, a plataforma tem aumentado cada vez mais o número de seus usuários e ganhando um maior destaque na sociedade.
Com a promessa de inovar o “moderno”, a plataforma criada por Mark Zuckerberg pretende introduzir uma nova dinâmica na sociedade e fazer com que as pessoas não só conheçam o futuro, mas que possam participar ativamente dessa nova onda.
O metaverso na vida das pessoas
Desde a vinda da internet, as formas de se comunicar tem ganhado diversos segmentos para facilitar a vida das pessoas, a comunicação que antes só era feita por cartas e por raros diálogos.
Agora basta apenas um aparelho com acesso a internet, e a comunicação pode ser feita em qualquer lugar do mundo de forma instantânea.
E agora o metaverso veio para evoluir os meios de comunicação como nunca antes.
Após o anúncio da empresa Meta, que foi a desenvolvedora do projeto, as pessoas começaram a se perguntar qual seria o limite da plataforma.
Já que no próprio anúncio é possível conhecer um pouco do que já foi feito.
A ideia principal do programa é fazer com que as pessoas possam viver em um mundo baseado na vida real dentro da internet, como por exemplo ir a praça
O Metaverso permite seus usuários a irem para uma praça e conversar com outras pessoas sem sair de casa.
E partindo desse conceito, as pessoas começaram a pensar além de simples encontros na praça, mas sim como uma alternativa de contactar as pessoas para tudo.
Desde ir a escola virtual até um escritório virtual.
Programadores já estão trabalhando para criar ambiente escolar para os alunos não precisarem sair de casa para frequentar as aulas.
O mesmo vale para pessoas que trabalham em escritório, em dias de chuva onde o tempo estiver ruim, basta apenas colocar os óculos VR (virtual reality) e trabalhar no mundo virtual.
O direito no Metaverso
Mas não são apenas escolas e escritórios que existem no Metaverso, recentemente tivemos um teste no Mato-Grosso feita pela Justiça do Trabalho.
O judiciário fez uma parceria de dois meses com a View 3D Studio, que criou uma versão da área interna e externa do tribunal.
No ambiente os avatares de juízes, advogados, universitários e outros comunicadores de diferentes estados tiveram a oportunidade de interagir entre si.
Além de presenciarem uma palestra da juíza Graziele Lima sobre a tecnologia e seus efeitos.
Participantes do projeto confirmaram que a experiência foi extremamente positiva e que gostariam de participar novamente.
A ideia proporcionou um otimismo para todos que usufruem dos departamentos públicos, como por exemplo os cartórios.
O trabalho do direito no Metaverso
Como a nova tecnologia beira ao desconhecido, é de extrema importância que a plataforma e o direito digital andem lado a lado.
Com a implementação da tecnologia no cotidiano das pessoas, o direito digital tem a missão de te ajudar em:
- Proteção de dados pessoais;
- Direitos de personalidade, como imagem e privacidade ;
- Propriedade intelectual e industrial;
- Implicações penais;
- Direito do Consumidor;
- Direito Autoral.
Conclusão
O Metaverso veio para mudar tudo o que conhecemos, as formas de comunicação estão ultrapassando as fronteiras impostas por inovações anteriores que agora se tornam obsoletas.
O mundo está evoluindo e as relações interpessoais estão começando a se tornar cada vez mais fáceis e rápidas.
Se você gostou de ler sobre a ligação entre o Metaverso e o direito, vá ler os nossos outros artigos sobre Metaverso no blog Investidores S/A.
Aproveite também e acesse o site Torres e Ramon – Advogados, lá eles possuem um blog incrível sobre vários segmentos do direito.