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Mobile Marketing: descubra a sua importância

Atualmente, com o avanço da tecnologia, o consumo de informações e a comunicação se tornam ainda mais fáceis. E, por isso, criou-se o Mobile Marketing que é uma estratégia de marketing voltada para dispositivos móveis e conquistam a cada dia a sua importância. 

Essa estratégia vem ganhando proporções maiores e se tornando tendência no mercado. Pois, segundo as pesquisas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), há mais de 230 milhões de celulares ativos no Brasil.

Se a sua empresa ainda não utiliza, até o fim desse texto, você irá entender o porquê de começar a usá-la o quanto antes. Então, continue lendo até o final para aprender sobre sua importância.

O que é o Mobile Marketing? 

É uma tendência no mercado que visa criar ações e estratégias aplicáveis para dispositivos móveis no intuito de divulgar produtos ou serviços.

Pode ser usado para criar autoridade e construir uma imagem positiva da marca, além de uma conexão com o consumidor. É uma estratégia que funciona bem para alavancar sua empresa.

Todo o foco das ações são para criar uma melhor experiência para o cliente no modo digital, através de aplicativos, SMS, blog posts, redes sociais, chatbots, entre muitos outros.

Como surgiu o Mobile Marketing?

O termo surgiu na última década, em meados dos anos 2000, mas a sua aplicação já acontecia desde os anos 90. Esse conceito surgiu por conta do crescimento do aparelho celular.

Em 2012, esse termo foi definido por Andreas Kaplan, professor de marketing ESCP Business School: “Qualquer atividade de marketing executada por meio de uma rede onipresente à qual os usuários estão constantemente conectados usando um dispositivo móvel”.

Um pouco antes do termo ser definido, em 2005, duas marcas americanas (Nike e Pontiac) fizeram uma campanha via SMS para o público. E neste momento, o mercado percebeu o quão positiva e transformadora foi essa nova estratégia no meio digital.

E como as pessoas estão cada vez mais apegadas e utilizando os smartphones, não teria outra opção a não ser começar a aplicá-la no dia a dia.

Vantagens do Mobile Marketing

É uma das diversas estratégias do marketing digital, mas que é direcionada, objetiva e simples. O que a permite ser de fácil aplicabilidade para as empresas que utilizam do Mobile Marketing.

A principal vantagem é atingir o seu público alvo no local em que ele se faz mais presente, através dos dispositivos móveis. Pois você começa a ter uma comunicação mais rápida com o consumidor através da checagem de notificações, email ou sms. 

E segundo uma pesquisa feita pelo Google, 40% das compras são feitas de maneira online pelos dispositivos móveis. Isso permite que sua empresa possa ter um aumento e agilidade nas vendas ao utilizar do mobile marketing.

Além de que é possível ter um alcance de um número alto de pessoas e conseguir segmentar qual ação é melhor para cada público.

Aprenda a aplicar o Mobile Marketing

Dentro desta estratégia existem muitas ações possíveis de serem realizadas e aplicadas. 

Abaixo citamos algumas para você compreender com mais facilidade.

SMS Marketing e/ou Whatsapp

Foi uma das primeiras ações a ser usada pelo Mobile Marketing e que traz bons resultados a empresas que a utilizam até os dias atuais, isso se deve a alta taxa de abertura de mensagens, de aproximadamente 98%.

Serve para manter um relacionamento ativo com clientes que são mais fidelizados à marca e que de alguma forma permitiram o recebimento dessas notificações. Elas podem ser para lembrar sobre datas de pagamento, informar lançamentos de produtos ou serviços, enviar promoções e cupons exclusivos, entre outras possibilidades.

QR Code

Podemos usar o QR Code como forma de direcionar o seu consumidor a uma página específica na internet através da leitura do código pelo smartphone.

É uma forma segura e rápida de estender o alcance da sua estratégia. Podendo ser feita através de um panfleto, impressos ou presentes na tela do seu aplicativo ou email.

Página responsiva

É indispensável ter uma página ou site criado de maneira que possa ser acessado facilmente por qualquer aparelho, sejam eles celulares, tablets ou computadores.

Pois além de favorecer a sua navegação do seu usuário, isso resulta em um melhor posicionamento do seu site nas buscas do Google. Ou seja, não é uma estratégia apenas do Mobile Marketing, e sim do Marketing digital de forma geral.

Mídias Sociais

São canais de comunicação que permitem uma grande promoção e interação com o público por meio da internet. Sendo que 3,1 bilhões (42%) são usuários ativos nas mídias sociais e 2,9 bilhões (39%) acessam pelos dispositivos móveis.

Como você pode perceber, é um caminho que ganhou destaque e gera oportunidades com bons resultados dentro de uma estratégia de Mobile Marketing. Podendo ser usada como forma de interação com o usuário, criação de conteúdos, atendimento e reconhecimento através das redes sociais.

Além de várias funcionalidades, existem diversos canais a serem explorados, como Facebook, Whatsapp, Instagram, Tik Tok, entre outros.

E-mail

É uma forma estratégica de nutrir os seus contatos, resultando em um bom canal de interação com o cliente.

Através do Email marketing é possível compreender em qual estágio do funil de vendas a pessoa está, resultando em uma melhor segmentação do seu público. Conseguindo entender qual a melhor estratégia a ser usada em cada estágio.

Marketing por localização

Usando o GPS que é integrado aos aparelhos, é possível envolver o usuário através da sua localização, tornando os anúncios para aplicativos mais relevantes e estratégicos ao seu público.

Com isso, é possível ter uma maior chance do consumidor se interessar pelo seu anúncio ou produto que esteja mais próximo e acessível a eles. Isso atrai mais usuários que podem se tornar clientes em potencial.

Conclusão

O Mobile Marketing não é uma estratégia tão simples, mas é de alta qualidade e ajuda a sua marca ou empresa a crescerem através dos dispositivos móveis pois, como você leu acima, existem muitas vantagens e aplicações nela.

E ao finalizar esse texto, imagino que se você ainda não usava o Mobile Marketing vai começar a utilizá-lo na sua empresa e se você estava em busca de mais conhecimento, espero ter ajudado.
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