O Marketing Verde vai ajudar a imagem da sua empresa

Muitas empresas fazem questão de deixar claro para seus clientes que são amigas da sustentabilidade. Estamos falando de Marketing Verde. Com isso, elas querem mostrar como seus produtos ou serviços são eco-friendly.

Com o Marketing Verde, existe um discurso de como os produtos são “amigos do meio ambiente”. Inclusive tem se tornado cada vez mais comum, propagandas para divulgar esse tipo de informação sobre a empresa.

Existe um motivo para isso acontecer. Então venha com a gente, que nós iremos explicar o que é marketing verde e porquê ele irá ajudar a melhorar a imagem do seu negócio!

O que é marketing verde?

O Marketing Verde também é conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing.  Essa é uma estratégia que foca nos benefícios de produtos, do modo de produção, ou da postura de uma empresa em relação ao meio ambiente.

Ou seja, o marketing verde faz um apelo ao meio ambiente para promover uma marca, empresa, produto ou serviço. Ele consiste em vender a imagem de que seu negócio tem consciência ecológica.

Se eco consciente é algo que tem se mostrado cada vez mais necessário nos últimos tempos. Porém, essas atitudes não podem ficar só na palavra, mas também nas ações.

Não adianta a empresa ficar fazendo propaganda falando que está fazendo ações ligadas ao bem estar do meio ambiente, mas não fazer nada disso. É preciso ter uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

Como ele surgiu?

O marketing verde surgiu nos anos 1960, na Europa e na América do Norte. Isso aconteceu por conta de um despertar ecológico da população. Porém, seus impactos no mercado só foram ser percebidos de forma mais forte nos anos 1990.

A preocupação com a escassez de recursos naturais foi crescendo. Isso fez com que consumidores passassem a pressionar empresas para que sejam responsáveis ambiental, social, econômica e culturalmente.

A exigência para que haja conscientização dentro dessas áreas passou a se estender às pessoas jurídicas e não só às pessoas jurídicas. 

O marketing verde chegou ao Brasil junto com multinacionais europeias e norte-americanas que se instalaram por aqui. Essa estratégia também começou a ganhar mais força nos anos 1990.

Os princípios do marketing verde

Para se encaixar dentro do marketing verde, a empresa precisa se encaixar em quatro requisitos: 

  • Ser ecologicamente correta;
  • É preciso ser economicamente viável;
  • Há a necessidade de ser socialmente justa;
  • E por último, mas não menos importante, ser culturalmente aceita.

É possível perceber, que para implementá-lo, não é necessário ser responsável apenas no âmbito ecológico, mas também nas partes econômica, social e cultural.

Também há a necessidade de se atentar a algumas “letras”: Os três R’s (Reduzir, reutilizar e reciclar) e nos quatro S’s (Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social)

Ao aderir esses princípios, a empresa irá economizar energia e dinheiro nos processos produtivos, colaborando para um meio ambiente saudável. Além de lucrar nos aspectos quantitativo e qualitativo. 

Por isso é fundamental que o marketing verde seja pautado em reais atitudes, e não somente um discurso verde. Caso o contrário aconteça, estaríamos falando de greenwashing.

Greenwashing é quando uma empresa vende uma imagem de “amiga do meio ambiente”, enquanto tem atitudes que são nocivas ao meio-ambiente. Ou seja, é verde só no discurso e não nas atitudes.

Os benefícios do marketing verde

O marketing verde, além de ajudar o meio ambiente e a sociedade no geral, vai ajudar a melhorar a imagem da sua empresa. Ao demonstrar consciência ecológica e social, você irá atrair um público que tem essas mesmas características.

Mas não vai achar que só pelo fato da sua empresa ter essa consciência, você irá atrair esse tipo de público. O público sem consciência ecológica não vai deixar de consumir seus produtos só porque sua empresa se tornou mais responsável.

A ideia é atrair o público, que ao escolher um produto ou serviço, vai se atentar se ela é consciente ecológica e socialmente. Existem pessoas inclusive, que preferem pagar mais caro, para empresas que não exploram o meio ambiente ou a sociedade.

Conclusão

É uma ótima ideia investir no marketing verde, se seu negócio ainda não começou, comece imediatamente. Além de ajudar o meio ambiente e a nossa sociedade, você pode ganhar com isso.

Gostou de ler sobre Marketing Verde? Então acesse o blog Investidores S/A para ler mais conteúdos como esse e muitas outras coisas.