O poder da inteligência artificial dentro da estratégia SEO
Quem já assistiu o filme “De volta para o futuro 2” deve se lembrar da cena que o Marty viaja para o futuro, mais precisamente para o dia 21 de outubro de 2015. O filme mostra uma realidade completamente futurista, repleta de tecnologia e de inteligência artificial, entretanto, sabemos que as expectativas dos criadores do filme não foram atingidas.
Melhor dizendo, em partes, já que algumas que foram criadas no filme serviram de base para os cientistas da vida real trabalharem. O Metaverso é um ótimo exemplo, pois se trata de uma realidade virtual onde as pessoas conseguem interagir entre si mesmo estando em suas próprias casas.
A verdade é que o filme, assim como muitos outros, serviram de exemplos e inspirações para os cientistas e inventores mudarem a nossa realidade e a forma que vivemos.
Se comparada com a realidade de 1950, uma empresa atual possui um arsenal de ferramentas para chamar a atenção de seus clientes, o que não acontecia antigamente, em contrapartida, não era necessário esse leque de opções, pois haviam poucas empresas, uma realidade bem diferente da atual.
Uma das coisas que mais são retratadas em filmes de ficção ou futuristas é a inteligência artificial. Filmes como Exterminador do futuro, Homem de Ferro e Matrix mostram a ligação que um humano pode ter com uma máquina, mais precisamente, com a I.A.
Essa ideia de que uma máquina pode funcionar sem o controle de um humano está se tornando cada dia mais real, já existem carros que possuem a habilidade de se locomover utilizando somente o GPS, sem que alguém tenha o seu controle.
Mas a inteligência artificial é muito mais do que os filmes mostram, ela possui o poder de alavancar fortemente uma empresa dentro do mundo virtual, em outras palavras, a I.A consegue trabalhar de forma conjunta com as estratégias SEO para alcançar o sucesso empresarial.
O nosso tema de hoje, que talvez já esteja evidente, é a inteligência artificial dentro do marketing, veremos o que ela é, como ela coopera a favor do SEO e como utilizá-la.
O que é inteligência artificial
A inteligência artificial, é um tipo de tecnologia que consegue executar diversas funções que um ser humano poderia realizar, isso tudo graças ao conjunto de diversas ferramentas que trabalham através de algoritmos, redes neurais artificiais e sistemas que permitem o aprendizado dessas máquinas.
Em outras palavras, a inteligência artificial é uma máquina ou sistema que tem a capacidade de tomar decisões por si própria, sendo ela a mais inteligente para diversas situações.
Além disso, os sistemas de I.A possuem a habilidade de aprendizado, que só é possível graças a softwares receptores de grandes volumes de dados, essa coleta de dados possibilita o aprendizado da inteligência artificial, de forma resumida é como se fosse uma criança aprendendo na escola.
O impacto da inteligência artificial no SEO
Com o sucesso da internet como ferramenta de divulgação para as empresas, diversas agências procuraram aprender as melhores maneiras de alcançar o público-alvo de seus clientes utilizando dos melhores instrumentos possíveis, entre eles, se encontra a inteligência artificial.
A I.A tem grande impacto no SEO através dos mecanismos de busca. Ferramentas de pesquisa como Google, Yahoo e Explore estão se tornando cada dia mais inteligentes, por conta disso é necessário analisar todos os dados e estatísticas que são geradas através das pesquisas de usuário, que tem relação direta com a utilização de palavras-chave.
Isso só é possível graças ao uso da tecnologia de inteligência artificial, que faz o processamento desses dados e gera relatórios, onde especificam os gostos e vontades dos usuários, preparando assim estratégias que satisfaçam mais a busca desses usuários, aumentando a chance de atrair mais clientes.
Como utilizar a inteligência artificial
Agora que você sabe como a inteligência artificial funciona, chegou o momento de descobrir quais são as utilidades da I.A dentro das estratégias SEO de uma empresa. Vale ressaltar que as melhores empresas utilizam dessa tecnologia, então se você, empreendedor, tem projeção de grande crescimento, conte com a inteligência artificial em sua empresa.
Veja a seguir as áreas em que é possível contar com a I.A.
Resultados de dados locais
É extremamente comum que as pessoas procurem locais próximos para resolverem seus problemas, entretanto, com a quantidade de empresas e negócios que estão surgindo, é normal que o usuário tenha dúvidas sobre qual empresa visitar.
A inteligência artificial consegue analisar a localização desses potenciais clientes e identificar quais são as questões que necessitam ser resolvidas, gerando assim um relatório sobre as melhores estratégias para atrair esses usuários.
A estratégia de pesquisa por SEO local vem crescendo cada dia mais, principalmente pelas empresas de pequeno à médio porte, tornando-se a arma secreta de diversos empreendimentos.
Experiência de usuário
Talvez essa seja a principal utilidade da inteligência artificial, a experiência do usuário tem sido cada vez mais importante para o sucesso das companhias, afinal, a experiência do cliente é sempre a verdade.
Tendo isso em vista, diversas ferramentas que utilizam a inteligência artificial dentro do marketing surgiram, elas colaboram de maneira relevante para o aumento da qualidade e eficiência do relacionamento entre a empresa e o cliente, criando laços e aumentando a chance de fidelizar esses clientes.
E são nesses cenários que os chatbots ganham força, levando em consideração que os softwares estão sempre disponíveis, é possível que um cliente tenha todas as respostas e acompanhamento independente do dia e horário.
Conclusão
A inteligência artificial era algo que, antigamente, só era imaginado em filmes de ficção científica e futuristas, por lá, a tecnologia era tratada como algo longe de ser alcançado, entretanto, a realidade mostra que essa evolução já está acontecendo, estamos vivendo uma nova era, a era digital, e as empresas estão evoluindo tangencialmente.
O empreendedor que deseja ter uma empresa que tenha a possibilidade de crescer cada vez mais, precisa contar com a tecnologia a seu favor, em um mundo tão disputado pelas companhias, cada ferramenta pode se tornar um grande diferencial, e contar com a inteligência artificial pode fazer a diferença.
Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo do marketing digital, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!