O chatbot tem se tornado cada vez mais popular entre os atendimentos das empresas pelo mundo. Grandes companhias como a Disney, o Uber, a Pizza Hut, a Casas Bahia, entre muitas outras usufruem dessa ferramenta, que automatizam as conversas com os clientes.
Nós vivemos em um mundo no qual a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. É preciso entender que dentro das empresas, ferramentas, tendências e possibilidades são um grande ganho para os negócios.
As ferramentas de automação de atendimento e os benefícios do chatbot podem render bons frutos para sua empresa. Com a evolução da tecnologia, meios de comunicação como esse chegaram para trazer facilidade, comodidade e agilidade para as nossas vidas.
Mas o que é um chatbot?
A possibilidade de você já ter interagido com um chatbot é muito grande. Ele é um software capaz de responder perguntas e respostas, que foram programadas em seu sistema. Essa é uma ferramenta baseada em predefinições ou através de inteligência artificial (IA).
Os de inteligência artificial são os mais sofisticados e capazes de identificar linguagem, intenção, humor, sentimentos positivos ou negativos. Eles deixam a conversa mais humanizada e mais próxima do real possível.
Os chatbot de IA podem ignorar erros de digitação e prever situações, fazendo com que as respostas oferecidas sejam coerentes com a necessidade do usuário. E a cada interação, eles são alimentados com as informações, ficando cada vez mais assertivos para as comunicações.
O chatbot é basicamente um robô que atenderá seu cliente. Ele irá ajudar na solução de problemas, nas dúvidas, na realização de compras ou qualquer outro objetivo determinado por seu negócio. Tudo isso de forma rápida e assertiva.
O funcionamento da Inteligência Artificial
A inteligência artificial usada nos bots comercializados tem diversas possibilidades de funcionamento e é preciso ter atenção na hora de escolher aquela que é ideal para sua necessidade. Algumas possuem um algoritmo próprio e outras usam a IA externa, como Watson (IBM) ou Google AI.
As perguntas e respostas do bot podem ser organizadas em um fluxograma, do início ao fim da experiência do usuário. Para isso, é recomendado o uso de menus, para guiar o usuário até a resposta de forma mais simples, restringindo a margem de erro. Pense na linguagem que a sua persona usa para se comunicar.
Os benefícios do chatbot
- Atendimento 24 horas por dia
Sua empresa se torna disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano disponível em todos os canais que julgar necessário.
- Oferece respostas em tempo real
Ninguém gosta de esperar para ser atendido, pensando neste cenário, escolher utilizar um assistente virtual inteligente supre o desejo por respostas imediatas.
- É personalizável
Com este recurso é possível personalizar seus atendimentos, tornando a experiência única para o cliente.
- Gera mais leads
O chatbots atua na captura de dados de contato do usuário que permitem com que a empresa faça conexões futuras para oferecer outros tipos de serviços que podem ser de interesse do consumidor.
- Está presente em diversos meios
O chatbot atende através de diversos meios, ele pode resolver diversos tipos de solicitações e objetivos e ter momentos e conversas diferentes de acordo com o que faça sentido para sua necessidade e seu público.
- Faz a satisfação do cliente crescer
A partir do momento que seu negócio se torna disponível, assertivo e personalizado para seu público, certamente a experiência será muito maior em toda a jornada percorrida pelo cliente.
- Investimento é recuperado
Um estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value, apontou que 94% que usam assistentes virtuais entre seis meses e quatro anos já recuperaram o investimento feito na tecnologia.
Faz sentido ter chatbot na minha empresa?
O chatbot pode ser usado para realizar vendas, tirar dúvidas sobre seus produtos, captar informações ou identificar em qual estágio do funil o lead está. Ele não é recomendado para substituir o atendimento humano completamente. Existem demandas mais complexas que a ferramenta não pode resolver.
Para começar a colocar o chatbot na sua empresa, determine um objetivo. Depois pense em qual o canal o bot deve estar disponível a partir disso. Para ajudar a definir esse objetivo, é importante olhar empresas que já aderiram, como algumas que citamos no início do texto.
Liste os pré-requisitos que a ferramenta de bot deverá ter. Desta forma você consegue descartar as opções mais facilmente. E não esqueça de separar um tempo para cuidar do novo canal, pois a atualização do conteúdo deve ser constante
Principais ferramentas do mercado
- ManyChat
O ManyChat é um chatbot para Facebook Messenger. Ele funciona como uma caixa de complementos para as páginas do Facebook. Com ele, você consegue criar botões interativos, formulários, páginas de captura de leads e até campanhas de disparo em massa via chat, semelhante a um serviço de publicidade via e-mail.
Nos últimos anos, o Botsify foi uma das ferramentas de chatbot que mais cresceram. Um dos principais fatores é que ele está integrado a diversas plataformas, como o Facebook e o WhatsApp. Esse serviço permite a criação simplificada de chatbots, conta com painel analytics e oferece diversas funções.
A Zendesk é uma das pioneiras dentro do mercado de chatbot, além disso é uma das maiores empresas neste ramo. Essa ferramenta é uma solução para quem busca uma infraestrutura de automação de marketing completa, capaz de integrar dados de sistemas de gestão, CRM, e outras coisas.
- JivoChat
O JivoChat é uma ferramenta de chatbot para sites com várias opções de automação para atendimento. Seu maior diferencial em relação aos concorrentes é o plano gratuito, que permite ao usuário experimentar o serviço sem pagar nenhum centavo.
A Zenvia oferece uma plataforma para criação e disponibilização de chatbots, entre outros serviços, como chamadas de voz, SMS e publicidade via e-mail. É uma das mais tradicionais soluções da categoria, com estrutura capaz de atender a negócios de todos os tamanhos.
O Chatfuel permite a criação de chatbots para Facebook Messenger e Telegram. A maior parte dos seus recursos é gratuita. Apenas as funcionalidades mais complexas entram nos planos pagos. A empresa garante que qualquer pessoa é capaz de criar um chatbot em apenas sete minutos com sua ferramenta.
O MobileMonkey permite a criação de chatbots para Facebook Messenger e Skype e sua interface é bastante intuitiva. Seus agentes são capazes de guiar os usuários por um processo de compra. Outro ponto importante é que ele pode ser integrado a serviços de pagamento.
O Bluelab é uma solução brasileira para criação de chatbots, cujo destaque está em sua plataforma capaz de reconhecer a linguagem natural e escrita. Outra vantagem do serviço é o monitoramento detalhado das interações com relatórios que permitem otimizações em tempo real.
O processo de contato do cliente com a empresa é tão importante quanto adquirir o produto/serviço. Com isso, você terá muitos benefícios investindo em tecnologias e atendimento automatizado como chatbot. Escolha implantar o chatbot na sua empresa é um investimento inteligente no mundo em que vivemos hoje atualmente.
Se você gostou de ler sobre o que é chatbot e como eles funcionam, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.