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Comunicação integrada

O que é comunicação integrada ?

A comunicação de marketing integrada permite a utilização de todos os meios de comunicação disponíveis. Assim, a chegada das mensagens é mais eficiente e há um retorno maior do investimento.

Comunicação de marketing integrada (CIM) é um sistema de planejamento que combina várias funções estratégicas entre muitas disciplinas. Podem ser marketing tradicional, publicidade, marketing digital, relações públicas, etc. 

Por meio da integração dessas forças, o impacto e a eficácia da comunicação de uma empresa aumentam.

Para implementar este sistema, uma organização deve utilizar e coordenar todos os canais de comunicação. O objetivo é que cada um deles seja complementado com o objetivo final de entregar uma mensagem única aos clientes, investidores, público-alvo ou colaboradores.

O CIM é ainda mais utilizado por grandes empresas. Há muito tempo, as corporações apostam na publicidade tradicional, colocando anúncios de novos produtos, por exemplo, rádios e na televisão.

Hoje pequenas e grandes empresas dedicam grande orçamento as redes sociais e eventos sociais. Mas uma comunicação integrada eficaz acontecerá tanto no campo digital quanto no tradicional, unindo forças para que o impacto e a chegada das sejam muito maiores. Isso atinge os seguintes objetivos:

  • Maior aproveitamento de todos os meios de comunicação disponíveis.
  • Maior alcance e retorno do investimento.
  • Mais oportunidades para implementar planos criativos e mensagens consistentes.
  • Sinergia total de todas as áreas de uma organização e maior responsabilidade para agência de marketing com a qual você trabalha.

Um dos exemplos mais práticos da CIM é a marca de bebidas energéticas Red Bull. Esta empresa, sob o lema inicial “ Red Bull te dá asas”, conseguiu estabelecer uma ligação emocional e criar um forte vínculo de longo prazo com os seus consumidores. Para isso, ele utilizou várias estratégias e canais de comunicação.

O primeiro foi por meio de patrocínio. A marca está associada a esportes e atletas de alto risco, aqueles que transmitem fortes emoções e grandes expectativas às pessoas. Ela é dona de equipes de automobilismo como a Red Bull Racing Team e equipes de Fórmula 1 como a Toro Rosso.

Em segundo lugar, suas estratégias se destacam em eventos sociais, como batalhas de rimas de hip hop patrocinadas por empresas ou torneios internacionais de motocross. Também aproveita a programação de seus produtos oferecendo amostra grátis em eventos de esportes de aventura, contatos de esportes, shows de rock, etc.

Outra estratégia usada são jogos sociais, Red Bull Racers é um videogame automotivo que transmite experiência emocionalmente de acordo com o target da marca. Por fim, você não pode perder o grande investimento que a empresa aloca em publicidade tradicional e digital que todo mundo já viu em algum momento. 

O objetivo final sempre foi transmitir a ideia de “A Red Bull lhe dá asas” por meio de diferentes plataformas e eventos.

Os canais de comunicação estão aumentando cada vez. Hoje existem muitas maneiras de criar relevância para as marcas e é possível criar campanhas de marketing completas. No entanto, isso não pode ser alcançado sem um profissional especializado em integrar um sistema de comunicação e unificar todos os planos. 

Por que usar o marketing integrada ? 

A comunicação de marketing integrado oferece vários benefícios que podem tornar o seu trabalho de marketing mais eficiente.

Narrativa consistente  

Um adulto comum é exposto a mais de 350 anúncios por dia, mas apenas um terço deles atrai até mesmo alguns segundos de sua atenção. Destes anúncios, poucos se lembrarão deles no dia seguinte. 

Uma maneira de garantir que seus anúncios e outros ativos de marketing causem uma impressão duradoura é incorporá-los em uma narrativa consistente que pode ser implantada em vários canais de entrega.

Os clientes em potencial se lembrarão melhor de um outdoor quando seu conteúdo lembrar aos outros que eles viram online. E eles são ainda mais propensos a se conectar com anúncios que refletem as interações recentes que eles podem ter tido sua marca nas redes sociais.

Melhoria no desempenho da campanha de marketing

Uma maior consistência com narrativa de sua marca relacionada ao marketing integrado leva a um melhor desempenho geral da campanha. As empresas de marketing têm 1,5% de probabilidade de ter uma solução de tecnologia integrada que lhes permita comunicar a mesma narrativa em todos os seus canais. 

Custos mais baixos e melhor valor 

A integração de canais de marketing também pode reduzir os custos relacionados à criação de conteúdo de marketing, permitindo a utilização do mesmo conteúdo em diferentes canais.

Por exemplo, se você tem um símbolo de marca, pode usar imagens e vídeos do símbolo nas mídias sociais de marketing online e offline.

Da mesma forma, você pode distribuir os mesmos tópicos de conversa para representantes da equipe de vendas em locais diferentes ou em eventos diferentes para sincronizar sua mensagem. Práticas como essas não são apenas mais eficazes devido à consistência da narrativa, mas também reduzem a sobrecarga.

Experiência consistente do cliente

Não são apenas os profissionais de marketing que se beneficiam do marketing integrado. Os clientes também apreciam a consistência e previsibilidade que vem de uma narrativa de marca unificada.

O tratamento familiar adicionado torna mais fácil para eles entenderem o que você faz e como pode ajudá-los. Nesse sentido, o marketing integrado anda de mãos dadas com o marketing onicanal como uma forma de entregar as experiências mais satisfatórias ao cliente.

Combine seus canais de marketing 

Os canais de marketing podem ser integrados de várias maneiras. Uma abordagem comum é usar os mesmos recursos visuais em contextos diferentes. Outra é garantir uma linguagem consistente sobre como você fala da marca e a representa.

Use várias estratégias para combinar canais de marketing, mas certifique-se de escolher estratégias que façam mais sentido com base em suas necessidades e recursos de marketing.

Se alguns de seus canais, como anúncios online e de TV, forem visuais e outros não, será mais difícil aproveitar os recursos visuais para garantir consistência. Além disso, se alguns são interativos e outros apenas de saída, você deve escolher estratégias de marketing e conteúdo que funcionem para cada um desses tipos de canais.

O foco no mix de canais de marketing também deve refletir as fases do ciclo de compra do canal que estão sendo reforçadas. Se suas campanhas estão focadas em gerar leads do topo do funil, será fundamental enviar uma mensagem consistente sobre o valor da marca e os tipos de soluções que você oferece.

Em vez disso, os recursos no meio do funil podem ser focados em atender reclamações comuns sobre vendas em diferentes canais, para que, nesse sentido, você possa enviar mensagens coerentes ao público que conhece sua marca e eles precisam se mover em direção à convenção.

Colete e analise os dados do cliente 

Sua estratégia integrada deve ser orientada por dados sobre o comportamento do cliente e deve ser atualizada com frequência em resposta a novos dados que se tornem conhecidos. Ao marketing, coletar e analisar todos os canais de marketing, você pode identificar os canais mais eficazes.

Isso também ajuda a determinar onde você pode precisar investir mais recursos para tornar sua mensagem mais consistente. Se os dados revelarem que um canal está com baixo desempenho, por exemplo, pode ser um sinal de que ele não tem a consistência na mensagem que outros canais têm.

Os KPIs para coletar e análises de dados variam dependendo da indústria e dos canais de marketing que você implementam. Em linhas gerais, aqui estão alguns pontos-chaves de dados para se concentrar:

  • Exposição. Quantos clientes em potencial estão se engajando ativamente com os recursos de cada canal? 
  • Repita a participação. Com que frequência o mesmo cliente potencial interage com um recursos novamente depois de visualizá-lo pela primeira vez? As repetições de participação são realizadas em canais diferentes ou no mesmo?
  • Períodos máximos de participação. A que horas do dia, semanas ou períodos sazonais existe uma maior participação nos diferentes canais?
  • Status da jornada do comprador. Como os níveis de participação variam entre os tipos de compradores ? Você está percebendo mais engajamento de novos clientes em potencial.

Muitas vezes é difícil saber quais estratégias de marketing serão mais eficazes para o marketing integrado antes de lançar uma campanha, portanto, o conteúdo deve ser testado com antecedência.

Marcas de tecnologia de marketing oferecem recursos de teste A/B onde você pode enviar modificações de conteúdo para determinar quais variáveis, por exemplo, imagens, cores ou oferta de produtos, tem o maior impacto em seu público.

Obviamente a experiência interdepartamental 

Como o marketing integrado abrange vários canais e envolve uma série de recursos e plataformas diferentes, ele requer o comprometimento de várias equipes na equipe de organização.

Obviamente, as equipes de marketing e vendas desempenham um papel fundamental na determinação de como executar campanhas de marketing integradas, mas você também deve aproveitar a experiência que grupos como a equipe de desenvolvimento de software trazem.

A coordenação com vários chefes de departamento permitirá que você forneça um ponto de vista mais geral sobre como lidar com mais e mais necessidades de seus clientes de forma mais eficaz.

Use uma plataforma de automação de marketing 

Gerenciar manualmente as múltiplas variáveis e fontes de dados envolvidas no marketing seria extraordinariamente difícil e demorado. Em vez disso, use uma plataforma de automação de marketing que permite rastrear KPIs em todos os canais, engajar clientes, medir ROI, identificar os clientes em potencial mais promissores.

Crie uma narrativa envolvente 

Na alma do marketing integrado está uma narrativa de marca envolvente e atraente. As mensagens de marketing que você envia em cada canal devem se basear umas nas outras e instruir seu público à medida que eles continuam a se envolver com sua marca.

A história pode se referir a da marca. Pode ser voltado a histórias de sucesso de clientes. Pode ser uma narrativa fictícia construída em torno de um símbolo de marca. 

Independente de sua abordagem, seu objetivo deve se comunicar uma narrativa que interessa a seus clientes e que os faz querer mais informações à medida que se envolvem e se reencontram em diferentes canais.

Marketing integrado bem executado, dois exemplos reais

Independentemente do tamanho da equipe e do orçamento de marketing, da verticalidade de estrutura do seu negócio ou do público que você está tentando alcançar, você pode criar uma estratégia de marketing integrada de sucesso seguindo as práticas descritas abaixo, assim como as empresas a seguir fizeram.

CenturyLink projeta uma única fonte confiável para marketing

A CenturyLink, fornecedora global de serviços de telecomunicação, comercializa seus produtos por meio de um grande número de canais. Você deve atender as necessidades de seus clientes empresariais e individuais enquanto conecta equipes de marketing, espalhadas por oito organizações diferentes.

Para atender a essas necessidades,a CenturyLink aproveitou as ferramentas de automação de marketing para criar uma “fonte única de confiança para o marketing” que suas equipes podem usar para coordenar as atividades entre os canais.

Ao centralizar dados de vários canais em um único centro, ela foi capaz de manter uma mensagem consistente durante a execução de grandes campanhas de vários contatos.

PFL quebra silos do marketing 

A PFL, fornecedora de serviços de treinamento em vendas de impressão, 

enfrentou um grande desafio ao buscar otimizar sua estratégia de marketing: uma arquitetura de marketing isolada. 

Anteriormente, a empresa tinha uma estratégia de marketing para cada canal, o que dificultava a entrega de uma narrativa consistente.

Com a ajuda de uma solução de automação de marketing, PFL conseguiu quebrar esses silos e substituí-los por uma operação de marketing integrada. Agora, a empresa alcançou consciência de marketing em mídias sociais, email, web, campanha de mala direta e outros canais. 

Integre esforços de marketing e obtenha benefícios

Como você pode ver nesses exemplos da vida real, o desenvolvimento de uma estratégia de marketing integrada eficaz está ao seu alcance com a tecnologia certa. O marketing integrado oferece resultados mais eficazes a um custo menor, mas esteja avisado: se você tentar gerenciar suas operações de marketing manualmente, terá a vantagem.

Com ferramentas certas, você acha uma solução abrangente de automação de marketing, você pode simplificar sua estratégia de marketing integrada e dimensioná-la para funcionar em todos os canais aos quais você precisa dar suporte. 

O SEMRush facilita a centralização da análise de marketing, o gerenciamento de perfis para vários tipos de clientes potenciais e a implementação de conteúdo de marketing cross-channel de forma rápida e automática.

Saiba mais!

Portanto, é seguro dizer que as comunicações de marketing estão se tornando cada vez mais personalizadas com o advento de ferramentas modernas e, portanto, abrem o caminho para o futuro.

Gostou do artigo, leia mais em Investidores S/A.

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