Copywriting o que é ?

Copywriting… O que ? Copywrite? Mais um daqueles termos em inglês que até você se familiarizar com ele, você não sabe o que está dizendo para você.

Muitos falam sobre autores e muitos outros escrevem sobre isso, mas quantos realmente sabem o que é direitos autorais ?

Já faz algum tempo que você ouve esta palavra por meio de algumas referências na internet e ninguém explicou na profundidade em que consiste.

Na era digital, isso costuma acontecer: de repente, um termo que está na boca de alguns especialistas e parece que todos temos que nos atualizá-lo.

No entanto, os direitos autorais já existem há muito tempo e você veio ao lugar certo para descobrir.

Além disso, você também deve ter ouvido que copywriting é uma profissão do futuro e quer saber se pode ser uma opção de trabalho para você.

Definição de direitos autorais 

Adianto sua definição, mas peço-lhe, por favor, que me acompanhe até o fim.

Deixe-me mergulhar no poder das palavras bem escolhidas para orientar seus clientes em potencial à ação.

Agora vamos ver em detalhes em consiste o copywriting 

A copywriting permite que aumente seu valor, para simplificar, começarei com uma situação  que certamente será familiar para você.

Imagina que você está em seu trabalho e com você há mais dois ou três colegas. 

Ninguém parece ser mais competente do que você, na verdade acha que pelo seu talento e comprometimento com a empresa, você leva vantagem sobre eles, mas um dia, quando você menos espera, eles dão projeto mais interessante ou promovem um de vocês. E não é você. 

O que aconteceu ? Por que eles não me escolheram ? E voce vai para a casacom uma pergunta crescendo em sua cabeça

Copywriting te dá a resposta:

Sabe-se que vendem. Ele soube, por meio de suas palavras, destacar seu valor acima dos demais.

Essa posição não é porque você tem melhores qualidades virtudes, mas uma coisa é certa: você soube melhor do que ninguém se destacar dos demais e alcançou seu objetivo.

Da mesma forma, é o que o copywriting faz com as marcas, produtos e serviços que passam por suas mãos. Com uma valiosa matéria prima: as palavras, e um segredo para o sucesso: revelar o seu poder de sedução.

Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva 

Portanto, não se trata apenas de escrever, mas fazê-lo com uma intenção, e um objetivo muito específicos, portanto, você não deve confundi-lo com marketing de conteúdo ou simplesmente com a criação de conteúdo.

No entanto, esclarecer essa confusão generalizada mais tarde. Por enquanto, vamos prestar atenção à copy.

Essa intenção é desenhar um texto que seduza para que o leitor realize uma determinada ação (o seu objetivo). E essa ação não é só comprar, como se pensava há muito tempo.

Hoje também inclui, entre outras, ações como: 

Converta o leitor em um assinante; fidelize esse assinante com a correspondência ou boletim informativo que recebe periodicamente. Realizar campanhas de email marketing (quando já tiveram vocação de vendas).

Alcance mais audiência através das redes sociais (e consiga seguidores, curtidas e retweets). Faça o leitor obter mais informações sobre um produto específico. Copywriting é muito mais que uma definição, portanto neste artigo você encontrará seus tipos, suas aplicações e, acima de tudo, entenderá de uma vez por todas a razão de seu indiscutível valor.

Porque no mercado exigente e competitivo de hoje, onde temos que nos diferenciar para nos destacar, temos que fazer tudo o que temos ao nosso alcance.

E se você pensar bem: o que é melhor do que palavras ?  Mas…o que é copywriting ? 

O primeiro passo é entender o que você está falando diretamente para apenas uma pessoa: seu cliente ideal.

Essas questões são:

Quem é o seu cliente ideal (comprador). Qual problema ou necessidade que você pode ajudá-lo a resolver ou satisfazer (porque é esse cliente e não outro). Com isso você evitará falar com todos em geral sem chamar a atenção de ninguém e, assim, conectar-se com as pessoas que identificou como seus clientes ideais. 

Portanto, a especificação é essencial. E se você não se colocar no seu lugar que está interessado em seus produtos ou serviços, você nunca será capaz de se conectar genuinamente com essa pessoa, muito menos convencê-la de que você é a solução que ela estava procurando.

Nessa conexão que você faz com seus clientes em potencial, é muito importante não esquecer que persuadir ou seduzir não é o mesmo que impressionar ou enfeitar.

Copywriting não conhece frescuras 

Se você vem de uma carreira literária ou se foi colocado na escrita no colégio, nas aulas de inglês e literatura, lamento dizer que elas provavelmente o ensinaram a escrever de uma forma um pouco mais complicada e distante.

Palavras extravagantes, estruturas longas e muitos adjetivos são as marcas da velha escola (foi assim que fui ensinado a escrever na época da escola).

A boa notícia é que você pode trabalhar seu estilo para perder todos os vícios que impedem seus textos de serem persuasivos.

A copywriting se afasta desse tipo de redação e vai direto ao ponto doloroso e, em seguida, surge com uma solução. Trata-se de seduzir com palavras, conectando-se com a parte emocional de seus clientes potenciais.

Boas práticas de copywriting geram ótimos resultados

Acredite em mim quando digo que o copywriting está se tornando popular porque é a alteração mais simples (você pode fazer isso no seu site agora) e produz melhores resultados.

Mudar a forma como os textos em seu site são escritos pode fazer com que você o  monetize.

Se você se conectar com seus clientes, conhecer suas necessidades e orientá-los para uma ação específica, verá uma mudança em seus resultados financeiros.

Não é só minha opinião, apresento a vocês grandes especialistas do mundo do marketing na web que estão trabalhando em seus direitos autorais há muito tempo (e aumentaram consideravelmente as vendas) e confirmar seu valor:

Rafael Albertoni, é um Profissional de Copywriter e criador do site Copywrite.com.br, ele considera que sua missão é criar no Brasil a profissão de Copywriter. Tem um Blog que considera ser uma forma de ajudar a todos a entender melhor as ferramentas da persuasão e do marketing que as técnicas de Copywriting podem proporcionar.

Oscar Feito, um dos mais relevantes especialistas em assessoria para a criação de negócios digitais, afirma que para ele o copywriting “é uma das técnicas mais importantes do marketing online”.

Marcelo Maia é professor e autor de Best Seller, Professor de Neurolinguística, Copywriter e Consultor de Marketing Digital. Especialista em assuntos relacionados ao cérebro, hipnose e persuasão. Acredito que conhecer a mente humana e entender os mecanismos do subconsciente é um passo fundamental para seu crescimento. Como professor e empresário ele sabe na prática o que funciona e o que é perda de tempo.

Javier Elices, da Monetizados.com, enfatiza que copywriting é “aquela pequena diferença que um mundo pode fazer se olharmos para os resultados que alcançamos com ele”.

Cada vez mais, as principais marcas estão introduzindo mudanças em seus sites, fornecendo direitos autorais para seus textos.

Tudo sobre direitos autorais: o que é, boas práticas e tudo que você precisa para se tornar um verdadeiro copywriter 

O que é copywriting e qual a sua importância no marketing? 

Copywriter é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como conteúdo de email, sites, catálogos, anúncios e cartas comerciais, por exemplo. O profissional responsável pela preparação do texto (também denominado “cópia”) é denominado Redator.

Imagine que tem um bebê na família e ele está crescendo e você está procurando brinquedos educativos para ele. Pesquisando online, acesse a página “Sobre nós” das empresas:

Empresa X:

“O Grupo X é uma empresa privada com sede em —- e suas oficinas mais importantes estão localizadas em —-, —-, —- e —-. Desde a sua fundação – por – e a partir do icônico -, a empresa tornou-se uma das líderes internacionais na fabricação de brinquedos ”.

Empresa Y:

“Estamos no meio de uma revolução do aprendizado, uma revolução que define a importância dos jogos na educação do século 21! A Y cria e produz jogos que ensinam empatia, comunicação criativa, colaboração e outras habilidades necessárias para alunos no século 21, de qualquer idade ”.

A descrição da empresa Y parece muito mais interessante do que a empresa X não parece? Isso porque, mais do que falar de seus produtos, a empresa comunica seus valores. Ou seja, vende uma ideia. A ideia de uma nova forma de ensinar, que combina o brincar com o aprender.

Transmitir essa autenticidade vende porque conecta

Isso é bem conhecido pelo espanhol  Ángel Alegre, do Viviralmaximo.net, um inconformista que ajuda outros não conformistas a tirar o máximo de suas vidas. E ele faz isso dando o exemplo, como tantos outros empreendedores digitais que decidem que sua melhor ferramenta de vendas é criar uma conexão emocional com base em seus valores e em sua própria experiência.

Roberto Gamboa, especialista em anúncios e automação do Facebook, é outro exemplo do que significa aplicar o copy na estratégia de comunicação.

Um negócio de sucesso conta (e cresce) na copywriting de direitos autorais

Mas… o que esses sites e esses grandes especialistas têm em comum?

Todos eles construíram modelos de negócios de sucesso. E todos fizeram isso incorporando direitos autorais de forma natural no desenvolvimento de seu conteúdo. Um valor vital, portanto, para qualquer empresa ou negócio.

Tipos de direitos autorais

Nesta seção, meu objetivo é identificar e distinguir os tipos de direitos autorais que existem e as características que os definem.

Assim você conhecerá um pouco melhor o setor e a projeção de empregos de que ouviu falar.

Copywriting de resposta direta

O primeiro, por ser o mais conhecido, é o copywriting de resposta direta.  Alguns o distinguem de copywriting para web (aquele criado para o mundo online), mas são duas dimensões do mesmo conceito.

Pode ser considerada a origem de tudo, pois fala das técnicas utilizadas pelos primeiros anunciantes que ficavam no poder das palavras e destacavam sua importância.

Entre eles, o pioneiro foi Claude Hopkins (no início do século 20) e uma referência, posteriormente, foi David Ogilvy, daí o conceito chegar até hoje com um termo em inglês.

Hopkins foi quem começou a usar o conceito de “motivo” para desenvolver suas mensagens ou frases de venda. Ou seja, oferecer ao consumidor, que foi colocado no centro de tudo, um motivo para acreditar naquela marca ou produto.

Por esse motivo, a copywriting de resposta direta faz parte do mundo offline e online. Em ambos os mundos, as técnicas de escrita persuasiva são, em suma, aquelas que buscam a resposta direta e imediata do cliente / assinante / seguidor.

E no copywriting da web essa resposta pode ser buscada nas várias formas de escrita (tipos) e especificada em vários formatos (aplicativos). No entanto, o fato de os distinguirmos não significa que no mesmo texto eles não possam usar estratégias persuasivas diferentes ao mesmo tempo.

Entre os tipos de direitos autorais, a distinção é baseada no objetivo do texto.

Copywriting criativo

É o que geralmente se relaciona com as agências. Tem como missão posicionar no mercado uma marca que lhe corresponda e elevar-se como referência no seu setor. E se já é, que continue a ser.

Este copywriting tem mais vocação publicitária, embora seja definido pela ligação que cria com o seu público-alvo.

Copywriting de SEO

O copywriting de SEO é específico da Internet. Este tipo de copywriting é aquele que se dedica a posicionar os textos nos motores de busca.

Ao escrever com certas técnicas, tente colocar o conteúdo nas primeiras posições dos resultados do Google.

Logicamente, é o único tipo que não possui tradução para o mundo offline.

Copywriting de marketing

É a escrita a partir das necessidades do consumidor, que brinca com os desejos das pessoas de criar textos que afetem especificamente essa necessidade.

É certamente o que está mais relacionado com a escrita destinada à venda. E-mail marketing ou páginas iniciais (páginas de vendas) seriam exemplos claros.

Técnica de copywriting

É a especialização em um determinado campo (ou setor). Os redatores têm um conhecimento profundo do assunto sobre o qual estão escrevendo e podem criar conteúdo para um público muito específico.

Seu sucesso é que ele fala a mesma língua que os clientes e, portanto, é mais fácil para você se conectar. Exemplos de setores técnicos podem ser aqueles dedicados a questões de saúde, viagens e tecnologia.

Tipos de cópia de acordo com seu autor

Este último tipo permite-nos fazer outra distinção em que o foco não está no texto, mas no escritor desse texto. Ou seja, de acordo com o redator, distinguimos entre:

A diferença (facilmente dedutível) é que o generalista cobre tudo e o especialista concentra-se em um setor específico, mas os especialistas os diferenciam por dois motivos: experiência e especialização.

E a lógica indica que o primeiro geralmente leva ao segundo.

Nem tudo é copywriting

Vendo o que é copywriting, até onde vai e como é aplicado, será mais fácil para nós diferenciá-lo. Porque mais e mais artigos online confundem direitos autorais com criação de conteúdo ou marketing de conteúdo.

E, portanto, eles confundem o redator de conteúdo com o copywriting. É verdade que tudo é conteúdo, mas seu propósito muda tudo. Como costuma acontecer, um exemplo é a melhor maneira de entender as distâncias.

Neste caso, tomaremos os ensinamentos de Bob Bly, um americano que copia há três décadas. Um grande especialista que resume assim:

  • Se você escrever ‘maçãs ajudam a combater o câncer’, você está satisfeito.
  • Se escrever ‘uma fruta deliciosa que ajuda a combater o câncer’, está fazendo copywriting.

No primeiro, você simplesmente relata. E no segundo, você desperta a curiosidade ou o interesse do leitor e deseja que ele tome uma atitude, seja ele lhe pedir mais informações ou se inscrever, no caso específico de Bob Bly, em seu blog de produtos orgânicos.  

Saiba mais !

Sei que é muita informação e, como tudo na vida, a melhor forma de internalizá-la é praticando, por isso te incentivo a rever os textos do seu site ou a procurar exemplos de boas práticas na Internet.

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