O que é startup: 7 séries para aprender
O universo do empreendedorismo está ficando cada vez maior a cada ano, vários jovens investidores têm começado a criar seus próprios negócios, desde uma loja de capinhas para o celular até uma grande empresa de tecnologia, é claro que algumas empresas vão crescer mais e outras menos. Mas isso não impede que um empreendedor com um bom modelo de negócio crie uma startup.
Uma startup é basicamente uma empresa emergente, que tem como objetivo introduzir e aprimorar um modelo de negócio no mercado que está envolvida, um bom exemplo é a Nubank, que foi a pioneira do banco digital.
E por conta disso, essa nova parte do mundo do empreendedorismo está ganhando holofotes no mundo cinematográfico. Inúmeras séries têm surgido com histórias que se baseiam na criação e na administração de uma startup.
Nesse artigo você verá sete séries para entender mais sobre as famosas startups e quem sabe até ter uma ideia para criar uma, por quê não?
Silicon Valley
A primeira série da lista pode ser encontrada na HBO Max, a série conta com seis temporadas e tem foco na comédia. A história conta a jornada de Richard Hendricks, que é o líder de uma startup chamada Pied Piper.
A promissora empresa ganha destaque no vale do Silício por conta de sua ótima ideia inovadora, um código de compactação de arquivos, entretanto, todo esse destaque pode colocar a empresa em rota de colisão com um peixe grande do mercado chamado Hooli, essa é uma empresa fictícia, mas para quem quer imaginar ela na realidade, lembre-se de qual o site de busca com o joguinho do dinossauro.
Se engana quem pensa que a história se resume ao código de Richard, a série conta com uma ótima sequência de humor, com momentos mais cômicos e outros mais loucos, a série faz ênfase em lembrar que nem tudo precisa ter seriedade e tenta ilustrar isso em um mundo voltado para as startups.
Devs
Essa daqui é recomendada para as pessoas que têm pouco tempo livre durante a sua rotina, a minissérie Devs pode ser encontrada na rede de streaming Star+. A série conta com uma pegada mais thriller/sci-fi, já que a intenção da produção é discutir algumas intenções de algumas startups do mundo.
Criada pelo roteirista Alex Garland, a minissérie conta a história de uma engenheira de software que tenta resolver o mistério por trás do suícidio de seu marido, após seu primeiro dia de trabalho em uma divisão secreta de computação da empresa Amaya, que é liderada pelo misterioso CEO Forest.
A série conta com um tema intrincado cheio de mistérios, contando com inteligência e realidade virtual, então para quem curte esse tipo de história, vale a pena dar uma conferida.
Halt and Catch Fire
Esta produção foi ao ar pela primeira vez em 2017 pelo canal de televisão americano AMC, foi pouco comentada aqui no Brasil no seu início mas, após a globoplay adquirir os direitos, a série começou a ser bem famosa para aqueles que curtem voltar no tempo.
A história se passa nos anos 80 e é centrada em três personagens, o executivo Joe MacMillan, o engenheiro Gordon Clark e a programadora Cameron Howe.Tudo começa quando os três discutem um plano para criar um clone de um PC IBM para uma empresa de Silicon Praire, que era a rival de Silicon Valley na época.
Nas temporadas seguintes, o foco começa a ser dado na Califórnia, que foi o local do boom dos computadores e da tecnologia, além de claro, abordar uma época onde a palavra startup não era muito conhecida.
Na rota do dinheiro sujo
Essa série da Netflix em forma de documentário é indicada para quem procura saber mais sobre o “lado negro” dos negócios. Trata-se de uma investigação a fundo desse mundo sombrio.
Ao longo de seis episódios, diversos casos de corrupção corporativas, fraudes e sonegações que grandes empresas fizeram durante a história são contadas. Alguns exemplos são Big Tech, Big Pharmas, startups e outros setores fazem parte dessa história de organizações sujas cegadas pela busca do lucro e sucesso.
WeCrashed
A série foi lançada a pouco tempo na plataforma da Apple TV+, a produção é uma das primeiras focadas em histórias reais de startups, a minissérie tem Jared Leto interpretando o empreendedor Adam Neumann. Ele é o criador da WeWork, a startup que teve uma queda espetacular igualmente a sua ascensão, na sua proposta de ser o futuro dos workplaces.
A série foca na personalidade de Neumann e na sua relação com sua esposa Rebekah, desde o começo mais simples da startup, seu estouro bombástico e o auge da fama até a queda final.
The Dropout
Está é mais uma superprodução lançada recentemente sobre startups reais, a série pode ser encontrada na Star+, a primeira temporada conta a trajetória de Elizabeth Holmes, fundadora da empresa Theranos, a startup de biotecnologia que seduziu investidores do Silicon Valley e chegou a valer 10 bilhões de dólares, mas no final foi revelado uma grande enganação.
Amanda Seyfried teve a oportunidade de atuar como a personagem principal dessa história. A história também mostra um pouco da infância e adolescência da empresária, em paralelo com os escândalos de fraude e manipulação de informações que Holmes proporcionou para manter a imagem da empresa.
O Código de Bill Gates
Outra minissérie para pessoas que possuem pouco tempo livre, essa produção da Netflix em forma de documentário pode ser de interesse para as pessoas que procuram entender melhor um dos empreendedores mais famosos da história, o criador da Microsoft e Windows, Bill Gates, que compartilha seus pensamentos e revisita sua história.
A série tem a missão de ajudar a “decifrar” o reservado Bill Gates por trás de seus feitos e de suas inovações pela empresa de Redmond, até a sua saída da cadeira de CEO. Um ótimo estudo de personalidade, que pode inspirar muitas pessoas que têm grandes ambições.
Conclusão
A palavra startup tem ficado mais famosa a cada ano que se passa, todo grande empreendedor deve ter uma noção de como criar e administrar uma pequena startup para assim desenvolver a sua empresa.
Claro que com essa fama, o mundo televisivo não ia ficar de fora. Por conta disso, existem várias séries e filmes que abordam o mundo dos negócios, alguns para documentar, outros para ensinar e até mesmo para inspirar. Mas caso essas séries não sejam o suficiente para seu aprendizado, leia os outros artigos do blog Investidores S/A, lá é possível aprender muito com artigos focados em diversas áreas de interesse.