Tráfego pago são aqueles anúncios publicitários que aparecem na internet, podem ser em mídias sociais, outros sites e em mecanismos de busca. Eles servem para levar o leitor a conhecer a sua marca ou produto, ou até mesmo a realizar uma compra.
Aposto que você já se deparou com vários deles, principalmente no Instagram, não é mesmo? Eles são muito usados como uma estratégia de marketing por várias empresas, desde as menores até gigantes como o Meta, Amazon ou Netshoes.
Bora conhecer mais sobre isso, aplicá-la em seus negócios e aumentar suas vendas e visibilidade? Continua aqui com a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber.
O que é tráfego pago
São considerados tráfego pago – também conhecidos como Ads ou anúncios patrocinados – todos aqueles visitantes que seu site, página ou blog recebem que vieram através de anúncios em mecanismos de busca, como o Google, em outros sites ou em mídias sociais, como Instagram, Facebook, Pinterest ou LinkedIn.
Ele funciona quando determinada marca paga para um desses meios de comunicação ou informação para que eles entreguem seu conteúdo para uma grande audiência.
É possível crescer sem gastar um tostão com Ads patrocinados? A resposta é sim, é possível. No entanto, uma mistura de tráfego orgânico e pago acelera e muito no crescimento e visibilidade de uma empresa.
Todas as empresas e marcas podem investir em anúncios pagos, não importa o tamanho ou estágio em que elas se encontram. Mas é importante levar em consideração o budget (orçamento) disponível.
Por exemplo, caso a sua loja ainda não tenha um grande orçamento e não consegue manter anúncios circulando o ano todo mas ele permite algumas campanhas pontuais, como o Natal, Dia dos Pais ou Páscoa, já é uma forma de impulsionar as suas vendas e tráfego.
Uma boa opção para quem ainda não tem um grande orçamento, é escolher plataformas que cobram por cliques. Como assim? Calma que eu já explico.
Algumas plataformas, como é o caso do Google Ads, funcionam a base da CPC (custo por clique). Nele, você apenas paga quando uma pessoa clica no seu anúncio. É muito vantajoso pois você só estará pagando quando a estratégia atingir o seu objetivo, que é que as pessoas acessem o seu trabalho.
Uma outra vantagem é que você pode colocar um limite máximo de cliques diários para determinado clique. Assim, você não corre o perigo de extrapolar o seu orçamento.
Outra opção comum de pagamento, é pagar a cada mil impressões (CPM), como acontece no Facebook Ads. Vale lembrar que uma impressão conta mesmo que a pessoa não clique nele, apenas a visualize.
Veja abaixo algumas vantagens e motivos para investir no tráfego pago:
- Aparecer nas primeiras posições nas pesquisas
Quem fica no topo recebe mais cliques, isso é um fato. As pessoas acreditam que são as páginas mais confiáveis e também não querem ficar rodando por páginas e páginas até se decidirem.
- Fácil monitoração e análise
Independentemente da plataforma escolhida, elas disponibilizam as métricas que você precisa para saber se a campanha está dando certo ou precisa ser reajustada.
- Opções de segmentação
Existem inúmeras opções de segmentação de público que você pode configurar. É uma maneira de atingir exatamente o tipo de pessoa que tem uma probabilidade maior de se converter em um cliente ou de ficar interessado no seu produto ou empresa.
- Adaptação do orçamento
Possui opções para todo tipo de orçamento, desde pequenas empresas até multinacionais. É possível adaptar a campanha para o budget que a sua carteira aguenta.
- Reforço e visibilidade
As chances do anúncio aparecer para a mesma pessoa mais de uma vez é grande, pois os algoritmos o entregam para quem julgam serem os perfis mais adequados. Com isso, a sua marca vai ficando reforçada na mente do usuário, mesmo que ele não decida comprar nada no momento.
No futuro, quando ele precisar, vai lembrar e procurar a sua marca.
- Prospecção de clientes
Irá atingir pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa, mas que tem o perfil do seu público alvo. Isso irá acabar aumentando os seus leads e trazendo novas oportunidades.
- Resultados rápidos
A partir do momento que os anúncios patrocinados começam a rodar, o retorno começa. Geralmente ele funciona de maneira bem rápida, instigando os usuários a realizar alguma ação ou compra.
Ficou interessado?
Então continua por aqui que vamos falar sobre as ferramentas mais conhecidas e usadas para tráfego pago
- Google Ads
O antigo Adwords, como o próprio nome já diz, é a plataforma de mídias pagas do Google. Seu anúncio pode aparecer quando alguém busca algo ou em outros sites, é uma das melhores escolhas, pois cerca de 4 bilhões de pessoas usam esse site.
Ele oferece muitas opções de personalização, como segmentar em grupos de idade, localização e vários outros. Também pode fazer testes A/B e descobrir o que converte mais no seu público.
A possibilidade de pagar por clique amplia as chances de qualquer empresa poder usar a ferramenta.
- Instagram Ads
Aqui, você pode encontrar vários formatos de anúncio, fotos e vídeos, stories ou publicações no feed, reels. Ele é bastante usado para aumentar o tráfego e leads e também para aumentar a sua visibilidade e autoridade.
- Facebook Ads
Essa plataforma também disponibiliza a segmentação de grupos para que a campanha chegue nas pessoas certas. Uma vantagem aqui, é que você pode escolher tanto fotos quanto vídeos.
- Youtube Ads
Hoje em dia, é até estranho quando você clica em um vídeo do Youtube e ele começa direto, sem uma propaganda, não é mesmo? E são esses videozinhos que aparecem no começo ou no meio que são o tráfego pago da plataforma.
Se a sua marca tiver um canal, a plataforma também te dá um lugar de destaque na hora de sugerir conteúdo para os usuários.
- LinkedIn Ads
É um dos tráfegos pagos mais caros, mas que vale muito a pena por ser uma plataforma voltada ao ambiente profissional, especialmente se seu público alvo for outras empresas ou empresários.
- TikTok Ads Manager
De acordo com a rede, o App possui mais de um bilhão de usuários no mundo, sendo mais de quatro milhões deles, brasileiros. É uma das redes sociais que mais cresce atualmente.
Com um conta business, você consegue segmentar seu público alvo e analisar o desempenho das postagens e anúncios.
E aí, está pronto para começar?
Veja o passo a passo para usar essa eficiente estratégia em sua marca:
- Estude e defina o seu público alvo e a sua persona, para que você consiga entender seu comportamento, suas dores e problemas, o que costuma fazer e consumir;
- Defina quais mídias irá usar, de acordo com o público alvo e a persona, é possível mapear o comportamento deles e descobrir qual rede eles mais consomem, qual melhor horário e etc;
- Um bom copywriting e uma promessa verdadeira são essenciais. O texto é um dos principais aliados na hora de converter um potencial usuário em um cliente, não esquecendo nunca, que tudo dito deve ser verdade. A marca precisa cumprir com o que está oferecendo para que não fique com uma má reputação.
O que achou dessa matéria? Ficou com vontade de aplicar essa estratégia no seu negócio? Espero que sim!
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