Como é o perfil do empreendedor brasileiro?
O que é, de fato, um empreendedor brasileiro?
O que o distingue dos empreendedores dos outros países?
Você já parou para pensar que por mais que nós brasileiros nos inspiramos na cultura e arte de outros países, nós a adaptamos para o nosso meio e gosto?
Como diria Steve Jobs “Nós nunca tivemos vergonha em roubar ótimas ideias”, não é à toa que aquele meme “copia, só não faz igual” se aplica muito bem nesse contexto, pois temos a tendência de melhorar a versão estrangeira/original para os nossos sentidos.
Mas isso é o que, realmente, difere o empreendedor brasileiro?
A resposta é simples e absoluta, NÃO!
O empreendedor brasileiro conhece a sua realidade e sabe sobre a situação financeira do seu país, ele compreende que para tornar a sua ideia em um negócio é mais do que querer fazer acontecer, precisa ter força de vontade, foco, disciplina e, principalmente, paixão.
Amar o seu trabalho diz mais sobre você do que pode imaginar, é a sua entrega e dedicação para fazer com que o seu negócio beire a excelência, sempre em busca de melhorias.
Não quer dizer que os empreendedores ao redor do mundo não tenham paixão, eles têm, mas os brasileiros têm um toque extra quando se trata de entregar o seu corpo, alma e coração para o projeto.
“A vida é curta demais. Não corra o risco de passar seus dias apenas afinando seu instrumento sem jamais fazer um grande espetáculo.” – Carlos Martins, Wizard.
Um exemplo disso, é a maneira como o povo brasileiro mostra a sua hospitalidade e adoração, com ele é 8 ou 80, ou se apaixona ferozmente ou despreza friamente.
Não existe negócio pela metade ou sentimento pela metade, você está dentro ou fora no ramo do empreendedorismo, não há meio termo.
A paixão do empreendedor brasileiro
Diga-se de passagem, que a paixão é passageira e dura até a quebra do encanto, porém isso é mesmo verdade ou é apenas uma desculpa?
Se apaixonar pelo seu trabalho não quer dizer que todos os dias serão um mar de rosas, oh não, terão dias conturbados e cinzentos, e está tudo bem.
O que não pode acontecer é desistir diante do primeiro fracasso ou dificuldade que encontrar por medo ou não ter mais fé em si mesmo e no sucesso do seu negócio.
Esse papo não combina com o perfil entusiasta do empreendedor brasileiro que aprende a cada dia a superar os obstáculos e tirar aprendizado de cada erro ou tropeço, portanto respire fundo, arrume a postura e sempre erga a cabeça.
“Se você quer saber o quanto você é forte, é na necessidade que descobrimos que somos gigantes.” – Cleusa Maria da Silva, Sodiê Doces.
Com a pandemia, as pessoas encontraram a coragem de começar o seu próprio negócio ou por meio de necessidade, pois este cenário continua sendo uma nuvem cinzenta que não está com pressa de ir embora.
Deve-se esperar e confiar que um lindo sol irá surgir para iluminar os nossos passos.
Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, pontua que que os empreendedores iniciantes cresceram de 37,5% para 50,4%, um aumento de 12,9%.
“Às vezes, a gente tem de ser meio louco mesmo, extremamente obstinado, porque a loucura funciona – desde que exista disciplina, um objetivo muito claro, pé no chão e a humildade de saber que a gente vai errar muito, vai aprender com os erros e continuar.” – Leila Velez, Instituto Beleza Natural.
Foi o momento que o empreendedor brasileiro bateu o pé e agarrou o sentimento de fazer dar certo contando com a sua determinação, resiliência, pensamentos positivos e a confiança inabalável.
O empreendedor brasileiro descruzou os braços e mostrou que a sua paixão vai além do futebol, dos shows e eventos, quando se sente empenhado em fazer dar certo, não arreda o pé e coloca todo o seu suor, energia e alma no começo do seu sonho e realizá-lo.
A jornada do empreendedor brasileiro
Não é fácil ser empreendedor brasileiro, cumprir os sonhos e manter sempre um sorriso no rosto, pode ter certeza. Porque os atalhos e trapaças não fazem parte do que significa o perfil empreendedor brasileiro nem aqui ou qualquer lugar.
Os Grandes Empreendedores tiveram trabalho para transformar as suas ideias em realidade, teve algumas rasteiras aqui e outras ali, mas não abaixaram a cabeça e deixaram as dificuldades o vencerem, eles se levantaram e encararam os seus obstáculos com ousadia.
Entrar no Hall dos Grandes, você precisa merecer o seu lugar e provar o seu valor para ser considerado uma figura importante mundialmente no seu ramo como acontece em outros setores, não é um convite aberto, mas sim ganhar a sua “cadeira” por reconhecimento.
Sabe o que não falta no empreendedor brasileiro?
Criatividade, isso mesmo, C-R-I-A-T-I-V-I-D-A-D-E!
A criatividade é um lado que precisa ser exercitado e despertado.
Ela tem um poder extraordinário de tornar o comum em especial, quando você ativa a sua criatividade, verá o seu projeto com novos olhos e as inspirações surgem inesperadamente quando está dormindo, assistindo um programa, ouvindo música ou até tomando banho.
Pois, é o momento que a sua mente está descansada e não recebe várias informações por um curto espaço de tempo, aproveite para anotar e depois fazer uma análise se vale a pena entrar no seu negócio ou não.
“Digo isso há não menos de 50 anos. Não é superstição. O que acredito é que possamos nos motivar para a vida. Quando diz ‘estou cada vez melhor’, você erotiza, ilumina com amor, um olhar, um pensamento, e suas circunstâncias. Você vence a sombra. Assim, convocando a beleza, vence a tendência à banalização da vida, que por vezes predomina à nossa volta.” – Luiz Seabra, Natura.
Não se deixe enganar ao pensar que a criatividade não está dando a mão para você, ela está, você só precisa dar um passo e agarrar essa oportunidade.
O mais importante na jornada do empreendedor brasileiro é que ele não desiste e não se contenta com o “Não”, indo sempre em busca do seu “Sim”, porque não pode desistir das pessoas, muito menos de si mesmo.
Saiba mais!
Você se identifica como empreendedor brasileiro?
Possui sonhos e objetivos, mas está disposto a segui-los?
Ser um empreendedor brasileiro é mais do que uma vida de glamour e cheio de pompa quando começa a divulgar que vai ser o próprio chefe, mas você sabe que não é bem assim.
O caminho é cheio de obstáculos e erros que você precisa estar disposto a enfrentá-los da melhor forma possível para continuar na sua jornada de empreendedor brasileiro, só que sem dor não há ganho.
“O fundamental é manter sempre a mesma obsessão em alcançar o sucesso. Ter sucesso não é apenas ter dinheiro, mas sim saber que uma ideia que parece impossível pode vir a ser uma empresa que irá quebrar paradigmas.” – Romero Rodrigues, Buscapé.
O perfil do empreendedor brasileiro é nada mais nada menos do que se manter firme e avançar na sua jornada profissional mesmo com os golpes da vida, isso se chama resiliência.
Gostou do artigo inspirador com estilo à brasileirinha, leia mais em Investidores S/A.