Produtos digitais: como faturar 7 dígitos em uma semana

O mercado digital é uma área que vem crescendo cada vez mais. E ela não dá indícios de que irá desacelerar não, viu? Ao que tudo indica, ela chegou para ficar e essa realmente será uma das principais profissões do futuro. Que tal aproveitar essa onda e apostam em produtos digitais?

Trabalhar da segurança e do conforto de sua própria casa, fazer seu próprio horário e o baixo custo de investimento inicial, tudo isso são pontos muito positivos para entrar no mercado digital.  

Os produtos digitais podem mudar a sua vida e lhe trazer a liberdade que muita gente almeja!

E aí, ficou interessado? Então fica com a gente, que vamos mostrar direitinho como você pode faturar 7 dígitos em uma semana só com produtos digitais.

O mundo pré-pandemia já vinha dando sinais de um crescimento absurdo no mundo tecnológico. Todos os dias, novos aplicativos e softwares eram criados ou atualizados. As várias versões de um mesmo celular ou computador estão aí para provar.

Observemos a Apple, por exemplo, que lançou este ano a 3° geração do já conhecido modelo IPhone SE, a tecnologia avançou e possibilitou novos recursos, resultando em tantas atualizações que lançar o mesmo modelo – só que mais avançado e evoluído – valeu a pena. 

Muita gente já apostava no marketing e/ou vendas digitais mas, durante a pandemia, migrar para o ambiente digital acabou sendo uma alternativa para empresas que nem tinham considerado apostar nisso antes.

Inúmeras empresas e freelancers também nasceram diretamente no mundo web. Pessoas que de repente se viram sem emprego, usaram da criatividade e apostaram no mercado digital.

Por que investir no mercado digital?

A HubSpot, uma empresa americana desenvolvedora de softwares para marketing, apontou dados que mostram a relevância das pesquisas onlines antes da realização de compras. Gigantes 93% das compras feitas, partiram de uma pesquisa online. 

O número de crescimento das compras em lojas virtuais foi de 70% nos últimos quatro anos, a pandemia sendo um grande influenciador. Antes disso, a estimativa era de cerca de 40%, o que já era uma quantidade considerada alta. 

Estes dados deixam muito claro a importância da internet na vida das pessoas. Um produto ou serviço que está no ambiente digital possui uma grande vantagem em relação ao que não está.

Hoje em dia, a coisa mais comum do mundo a se fazer quando surge um problema a ser resolvido, uma necessidade ou um desejo, é procurar na internet. Fácil e rápido de fazer, com alguns cliques você encontra uma variedade de opções e respostas.

Produtos digitais: o que são

Produtos digitais, também chamados de infoprodutos, são todos os itens oferecidos ou comercializados através da internet, como os e-books. Eles não têm corpos físicos, existem apenas no mundo web, porém às vezes podem ter versões que funcionam quando o aparelho está offline.

Uma boa pedida no quesito estratégia de marketing, muitas empresas acabam apostando nos infoprodutos para atrair clientes, gerar leads e trazer mais autoridade para as suas marcas. 

É importante frisar que os produtos precisam sempre ter como objetivo, o intuito de ensinar e acrescentar algo de valor na vida das pessoas. Ele precisa ter um conteúdo relevante e ser de boa qualidade.

Formatos de produtos digitais

Quer saber mais a fundo sobre os produtos digitais? Então fique por aqui e veja abaixo os tipos de produtos digitais disponíveis, assim, pode escolher o que for perfeito para você:

  • E-books

E-books nada mais são do que livros digitais. A era digital tornou a leitura de livros bem mais democrática, podemos levá-los para todo lugar sem carregar aquele peso todo, já que este formato pode ser lido através de smartphones, notebooks, tablets, etc.

A criação dos e-books facilitou a vida de muita gente e foi rapidamente aceito. Eles têm um custo bem menor do que os livros físicos para serem produzidos e comercializados. 

O seu acesso é instantâneo – sem mais ter que ir até uma livraria ou esperar ansiosos os 5 dias úteis de frete – em um simples clique você recebe o acesso a eles e pronto, pode carregar vários deles ao mesmo tempo e lê-los quando quiser de maneira prática. 

Eles são muito bem aceitos pelo mercado, têm baixo custo de fabricação e costumam ser os primeiros produtos digitais em que as empresas apostam. Também é uma boa opção de CTA (call to action), que visa a conversão do usuário.

Call to action é uma chamada que busca fazer com que o usuário realize alguma ação na internet, é um passo do marketing digital para transformá-lo em cliente. Pode ser consumir um conteúdo, realizar uma compra ou se inscrever para algo.

Como funcionaria o CTA de um e-book? Você pode colocar um formulário para preencherem, com nome e email por exemplo, em troca ganham um e-book grátis. O usuário ganha um bom e extenso conteúdo e você recebe as informações de contato de um potencial cliente, que já demonstrou estar interessado no que você tem a oferecer, desde que escolheu consumir o seu produto.

  • Podcasts

Este é um formato que vem crescendo cada vez mais. Ele é um programa de áudio que fica disponível em qualquer dispositivo que tenha acesso a internet. O motivo de sua popularidade é a possibilidade que ele te dá ao poder realizar inúmeras tarefas enquanto escuta seu conteúdo.

Os programas ficam disponíveis nas plataformas e dão a total liberdade de escolher como escutar para os usuários, é possível pausar, recomeçar. Existem podcasts sobre todos os assunto imagináveis, sendo os mais ouvidos os que possuem entre 15 e 30 minutos de duração.

O termo veio da junção das palavras Ipod (um dispositivo de áudio da Apple, muito usado para ouvir músicas) e broadcast (ato de transmitir algo por meio de qualquer tipo de mídia). 

Dois dos mais ouvidos em todas as plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Podcast são: o Flow Podcast, que é um programa de entrevistas de celebridades, influenciadores digitais e políticos; e o PrimoCast, que pertence ao Primo Rico, um dos maiores canais de investimento e finanças do Brasil. 

  • Webinars

Também conhecidos como webinários, eles são seminários ou palestras onlines em vídeo, que podem ser gravadas ou ao vivo. É uma estratégia barata e que pode gerar bastante engajamento.

As principais plataformas usadas são o Youtube Live, Twitch, GoToWebinar e WebinarJam. É muito usado pelo marketing digital para qualificar e gerar leads. 

Os assuntos podem ser de diversos temas e há a possibilidade de chamar convidados e trazer especialistas que dificilmente teriam tempo para se deslocar e dar essas palestras presencialmente ou ainda, aqueles que não teriam tempo para parar e escrever estes conteúdos.

Um ótimo jeito de aproveitar todo o conteúdo gerado para os webinars é transformá-lo em outros formatos após a transmissão, como podcasts, infográficos e e-books.

  • Newsletters

É um e-mail informativo que o usuário recebe após se cadastrar em uma lista, geralmente após um CTA. Eles são enviados com uma certa frequência para todos aqueles assinantes e é um dos meios mais usados de e-mail marketing. 

Geralmente, eles contêm novidades, ofertas, indicação de artigos e outros sites, conteúdos relevantes e até convites para eventos. É um ótimo produto para fortalecer o relacionamento entre a empresa e o cliente em potencial. 

Este tipo de infoproduto traz uma intimidade e proximidade maior com o leitor, você pode personalizar o envio deles e colocar o nome de cada um no começo do texto, por exemplo.

Você deve estar pensando, isso deve dar um trabalhão, não é mesmo? Calma, existem várias ferramentas que te ajudam com tudo isso, como o RD Station e o MailChimp.

Nelas, é possível disparar todos os e-mails de uma vez só, de maneira personalizada, eles automatizam os envios e você pode configurá-los para trocar os nomes ou outras informações pessoais, como dito acima. Eles ainda produzem relatórios e dão dicas de como ter uma resposta melhor, garantindo seu sucesso! 

Outra coisa importante a ser falada, é que devemos prestar atenção na periodicidade com que enviaremos os e-mails. Ao mandar sempre dentro de um mesmo período, os assinantes se acostumarão e passarão a esperar o contato, ajudando na construção de um relacionamento sólido.

Devemos levar em conta que encher a caixa de entrada dos consumidores não é uma boa estratégia, mas demorar mais de um mês para enviar outro conteúdo também não, pois a sua marca pode ser esquecida pelo leitor. Fazer testes e encontrar um equilíbrio é a melhor pedida.

  • Cursos e videoaulas 

Se você gosta de falar e tem bastante conhecimento em algum assunto, este pode ser o formato certo para você! Muitas pessoas preferem aprender através de vídeos, pois os exemplos visuais ajudam no entendimento do conteúdo.

Alguns celulares contêm uma qualidade excelente e você poderá começar a gravar por eles, sem precisar investir em um equipamento profissional logo de cara. Além disso, pode alugar ou contratar alguém que faça essa parte por você.

Este tipo de produto digital demanda mais tempo de produção, mas têm um bom retorno, pessoas se interessam por pessoas, e este formato traz uma humanização para o aprendizado.

Vantagens de apostar nos produtos digitais:

  • Baixo investimento, é possível começar com pouco e até nenhum capital;
  • Fácil local de produção, pode ser produzido na sua casa;
  • Bom alcance, são produtos fáceis de adquirir e cada vez mais procurados pelas pessoas;
  • Uma excelente estratégia de marketing digital;
  • Fortalece e gera clientes para a sua empresa;
  • Se vendem sozinhos, após o lançamento e uma boa divulgação, a maioria deles podem ser comprados a qualquer hora, até enquanto você dorme.

E agora, o momento mais esperado por você, caro leitor: descubra abaixo como faturar 7 dígitos em uma semana com produtos digitais

Tenho certeza que depois de tantas descobertas, você está louco para começar um infoproduto para chamar de seu e começar a faturar, não é mesmo? Então vamos descobrir direitinho como lucrar no mundo web.

Primeiro, você precisa decidir se quer ser um produtor de conteúdo ou um afiliado. Os afiliados faturam através da divulgação, marketing e revenda de outros produtos, eles ganham uma porcentagem de cada venda feita.

Iniciar como afiliado é legal para quem está começando a conhecer o mercado, que julga que ainda não está pronto para produzir seu próprio conteúdo ou até se sente um pouco tímido.

Temos uma matéria explicando direitinho como faturar como afiliado, você pode saber mais sobre o assunto clicando aqui.

Se você deseja criar seu próprio produto digital, veja a seguir o passo a passo completo:

  1. Escolher um assunto

Durante essa fase, devemos analisar as áreas em que temos bastante conhecimento. Ter domínio do assunto escolhido ajuda na preparação do conteúdo e te torna uma autoridade com mais facilidade, além de poder começar sozinho, sem precisar da ajuda de um parceiro.

Qual será a finalidade do seu produto digital? Divulgar a sua marca, gerar e nutrir leads, criar um conteúdo exclusivo para o consumo na web? Saber exatamente o objetivo do seu produto é um ponto fundamental para ele ser um sucesso e/ou ter um bom faturamento.

É importante ter em mente também, que seu tema precisa ajudar e agregar de alguma forma na vida do futuro usuário. Ele precisa curar alguma dor, ajudar na resolução de um problema e trazer informações relevantes.

Alguns dos nichos mais procurados do momento são:

  • Desenvolvimento pessoal;
  • Negócios, investimentos e carreira;
  • Relacionamento;
  • Tecnologia;
  • Estilo de vida, moda e beleza;
  • Animais de estimação.

Depois de decidir o seu assunto, é preciso fazer uma boa pesquisa de palavras chaves, para descobrir o que e como seus potenciais usuários estão pesquisando, assim, será mais fácil para eles encontrarem seu produto na web.

  1. Decida o formato

Agora que você já decidiu seu assunto, chegou o momento de escolher o formato que mais irá se adequar. Coisas a se considerar são: 

  • Qual será o público-alvo, segmentar o grupo ajuda na criação de um material mais específico. Pesquise quais formatos o seu nicho prefere e costuma consumir;
  • Quais ferramentas serão necessárias para começar e qual será seu investimento inicial.

  1. Crie a sua persona

Já ouviu o termo “persona” antes? Às vezes chamado de buyer persona, ele é um personagem semi-fictício que representa qual é o seu consumidor ideal, aquele que já consome seus serviços ou produtos ou aquele que você busca atingir.

Uma persona é baseada em informações e dados, por isso, faça uma boa pesquisa antes. Ela é importante porque ajudará, e muito, na qualidade do produto e na hora de atingir o público certo.

Criando uma, fica mais fácil entender o que seus clientes irão esperar do infoproduto, de que modo elas pesquisam, o que e como consomem. Assim, fica mais simples atender as expectativas e necessidades dos usuários, consequentemente, melhorando a sua comunicação com eles.  

  • Diferença entre persona e público-alvo

Público-alvo é o grupo específico a ser atingido, eles possuem características similares, buscam as mesmas coisas e agem de maneiras parecidas.

Persona é um personagem, como falado acima. Seu perfil é muito mais detalhado e complexo do que no público-alvo. Detalhes como profissão, idade, relação familiar, nível educacional, tudo isso faz parte na hora de montar uma buyer persona.

Qual a finalidade? Sabendo estes dados, podemos entender quais são os medos, dores, necessidades, objetivos e preferências do seu consumidor ideal.

Depois de descobrir essas coisas, fica mais fácil compreender como o seu produto ou serviço seria útil para a vida daquela pessoa, tornando a estratégia do marketing e a comunicação com eles muito mais eficaz.

Contextualizando, o público-alvo é o grupo e a persona é um indivíduo que está inserido dentro deste mesmo grupo. Os dois têm a sua funcionalidade e se complementam.

  1. Plataforma de hospedagem

Escolha a plataforma que irá lançar seu produto digital, para garantir que terá o formato certo que a hospedagem pede. 

Uma das plataformas mais famosas do momento é a Hotmart, ela é especializada na distribuição de produtos digitais e está presente em mais de 200 países. Nela, é possível se cadastrar gratuitamente, e qualquer pessoa pode faturar comercializando seu próprio produto digital ou como afiliado.

Escolher uma boa plataforma é uma parte importante do processo, é ela que te dará as ferramentas para um bom desempenho e a qualidade com a qual atingirá os seus usuários.

  1. Criação do conteúdo

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Se você seguiu o nosso passo a passo, tenho certeza que você se sente pronto e não vê o momento de começar e ver o seu produto digital tomar forma!

Essa é realmente a parte mais gostosa, mas não vamos deixar de lado um bom planejamento. Definir previamente as datas e as etapas restantes garantirão o sucesso dessa fase.

Pense em todo o processo de criação do conteúdo e quanto tempo cada uma precisa, determine os prazos e se dedique bastante. Nós sabemos que a ansiedade de lançar logo o produto é grande, mas não deixe de lado a qualidade. 

  1. Marketing 

O marketing digital fará toda a diferença no triunfo ou não do seu produto. Do que adianta um conteúdo bem feito se ninguém souber da sua existência?

Uma boa estratégia de divulgação e de vendas garantirá que o público que você escolheu lá atrás, seja realmente atingido por seu produto digital. Essa etapa é bem complexa, por isso disponibilizamos a categoria de marketing no nosso blog, voltada para esse assunto em específico, pensando em te ensinar a como faturar. 

Pontos a serem pensados:

  • Qual o seu público-alvo e a sua persona;
  • Canais de divulgação;
  • Calendário de divulgação e de lançamento;
  • Irá precisar de leads? Material gratuito para ajudar a aumentar a sua autoridade?

Dicas para te ajudar a faturar o sonhado 7 dígitos em uma semana

Mas o que é esse tão falado 7 dígitos, afinal? Ele significa alcançar o faturamento de 1 milhão de reais. Pode parecer um valor muito alto, mas muitas empresas conseguiram conquistar esse número no lançamento de seus produtos.

  • Pesquisa de mercado

O mundo digital é extremamente competitivo e, para se destacar, você vai precisar de um amplo conhecimento da área web e do seu futuro usuário. Foque em:

  • Nicho: qual é o seu público-alvo e monte a sua persona;
  • Palavra-chave: descubra o que e como a sua persona pesquisa, quais palavras te ajudarão a aparecer e rankear no Google. Invista em práticas de SEO;
  • Valor: avalie seus concorrentes, a média cobrada pelos infoprodutos e descubra o seu diferencial. Por que os usuários devem escolher o seu produto digital? O que você tem a oferecer que seus concorrentes não têm?

  • Estratégias de pré-lançamento

Uma boa estratégia de pré-lançamento pode alavancar seu produto e começar com um estouro no mercado. Nesta fase, você deve se concentrar em criar uma expectativa para o dia do lançamento.

É quando você deve apostar no crescimento da sua autoridade, afinal, para consumir um produto, o cliente precisa ter a certeza que o produtor é um expert no assunto. É um bom momento para liberar um teaser, dar um gostinho para o futuro cliente do que ele receberá.

Criar um senso de urgência e exclusividade são métodos bastante usados e que geram bons resultados. Como fazer isso? Disponibilizar vagas e produtos limitados, que incentivarão os potenciais clientes a agir de maneira rápida, para não ficar de fora e perder a oportunidade.

Outra maneira de criar essa sensação é colocar um período de pré-venda com um valor diferenciado ou disponibilizando produtos extras. Depois de um tempo determinado, uma semana, por exemplo, o carrinho fecha e essa chance única acaba para sempre.

Utilize o Copywriting, que é um método de escrita persuasiva que busca levar o leitor a realizar alguma ação. Pode ser desde baixar um PDF até comprar um produto. O objetivo aqui é vender uma ideia, convencer alguém a fazer algo.

Daí em diante é só não perder o foco no crescimento. Escutar feedbacks e pesquisas de satisfação, responder dúvidas, analisar o que deu certo e o que pode melhorar. 

Agora que você já sabe tudo sobre como faturar com produtos digitais, que tal colocar na prática? Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados, dê uma olhada no nosso conteúdo! 

Preparamos tudo com muito carinho e tenho a certeza de que irá encontrar ainda mais dicas para seu crescimento e sucesso, que é a nossa maior motivação!