logo
Programa de afiliados

Programa de afiliados: uma ótima fonte de renda

Montar uma loja com programa de afiliados pode ser uma ótima fonte de renda. Essa pode ser uma forma rentável de completar seu orçamento mensal ou até ser seu principal ganho no mês. 

O programa de afiliados é uma alternativa bastante conhecida para ganhar dinheiro trabalhando na internet. Essa é uma prática bastante comum, porém ainda existem muitas dúvidas sobre o que ele é, de como funciona e do porquê ele pode ser uma ótima fonte de renda.

O que é um programa de afiliados?

Empresas digitais precisam garantir a venda de seus produtos para conseguir receita e fazer o negócio crescer. Isso é feito através de estratégias de marketing e venda. E a principal iniciativa usada por essas empresas é o programa de afiliados.

O programa de afiliados é usado como forma de escalar as vendas dos infoprodutos dessas empresas digitais. Ele surge quando esses negócios digitais decidem permitir a outras pessoas divulgarem e venderem seus infoprodutos por conta própria.

Com isso, as empresas ganham um novo canal de vendas. Por outro lado, as pessoas (os afiliados) garantem uma renda extra com uma porcentagem das vendas realizadas.

Como o programa de afiliados funciona? 

Acompanhamento e controle sobre as vendas realizadas por cada afiliado é essencial para o bom funcionamento de um programa de afiliados. Isso garantirá o pagamento correto das comissões.

O controle costuma ser realizado em sites e plataformas online que geram links exclusivos para cada afiliado. 

Usando esses links, os afiliados vão começar a divulgar seus produtos por meio de anúncios e ações próprias para incentivar as vendas. 

Cada venda concluída usando um desses links é contabilizada para o afiliado, que então recebe a comissão adequada.

Quem pode ser afiliado?

Existe uma variação nas restrições e requisitos para alguém que irá participar de um programa de afiliados. Isso vai depender de empresa para empresa. Normalmente é permitido que qualquer empresa ou pessoa maior de idade seja um afiliado.

Quanto mais pessoas divulgando o produto ou serviço de uma empresa, melhor, por isso essa facilidade para que qualquer pessoa participe do programa de afiliados. Isso aumenta a venda dos infoprodutos e também a concorrência entre os próprios afiliados.

Como ganhar dinheiro com programa de afiliados?

Existem diferentes modelos de remuneração usados pelas empresas para de fato pagar a comissão dos afiliados. Para decidir qual é a melhor opção no seu caso, é preciso considerar os pontos mais importantes de cada forma. Veja alguns modelos:

Custo por aquisição (CPA): nesse caso,  o afiliado só recebe a comissão quando a venda é de fato realizada. Caso alguém clique no link do afiliado e chegar até a página de compra, mas desistir no último momento, a pessoa não ganha nada.

Custo por Clique (CPC): neste modelo o afiliado recebe uma comissão baseada no número de cliques realizados em seu link exclusivo. As comissões costumam ser bem mais baixas. Esse tipo de modelo acaba compensando financeiramente somente para quem consegue atrair um público maior.

Custo por Lead (CPL): Esse modelo não exige uma venda para pagar a comissão, mas também só clicar no link não é suficiente. É necessário que o visitante que clicou no link do afiliado preencha algum tipo de formulário de geração de leads para que a comissão seja paga.

Custo por Mil Impressões (CPM): esse é o modelo menos comum e que paga as comissões mais baixas. Nele o afiliado recebe simplesmente pelo número de visualizações do seu link exclusivo. 

Não é necessário compra de nada, preenchimento de alguma coisa, nem mesmo clicar no link. Só a visualização do link já é suficiente. 

Tipos de afiliação

Os programas de afiliados são divididos em nível de envolvimento das pessoas como o processo para concretizar a venda de um infoproduto. São dois tipos: Afiliado Árbitro e Afiliado Autoridade.

O primeiro, afiliado árbitro, é um tipo de afiliação de baixo envolvimento, ou seja, o envolvimento do afiliado não vai ter grande efeito sobre a venda. A pessoa pode criar um processo totalmente anônimo para gerar vendas. Costuma ser comum em produtos de valores mais reduzidos.

Já o segundo, o afiliado autoridade, a pessoa vai trabalhar como uma figura de autoridade e excelência que garante a qualidade e os benefícios do infoproduto sendo oferecido. Ele costuma vender produtos mais caros e diferenciados.

Formas de divulgação

É preciso entender como usar as ferramentas de marketing digital disponíveis para garantir as suas vendas. Saber qual a forma mais efetiva de alcançar e chamar a atenção do público alvo para o seu link exclusivo. Veja algumas opções:

Divulgação orgânica: nesse caso, nenhum dinheiro é investido para atingir potenciais clientes com a sua comunicação. Podem ser utilizados tanto sites e blogs próprios quanto páginas ou perfis em redes sociais para realizar esse tipo de divulgação.

Porém, é preciso garantir que eles sejam bastante acessados pelo público para ter algum resultado relevante em número de vendas. Essa pode ser uma opção mais fácil para quem atua como afiliado de autoridade.

Divulgação paga: já nessa opção, existe a demanda de investir dinheiro em plataformas de anúncios para que você consiga impactar as pessoas certas, no momento correto. Ela costuma ter um alcance muito maior que a divulgação orgânica.

As duas principais ferramentas para divulgação paga são o Facebook Ads e Google Ads

O melhor programa de afiliado para você

Você pode trabalhar com mais de um programa de afiliados. Isso vai diversificar suas fontes de ganhos e aumentar o número de produtos que pode comercializar. 

Porém, é preciso escolher aqueles que estejam alinhados com o nicho que você deseja trabalhar e que sejam confiáveis. Veja algumas opções:

A Lomadee é uma das redes de afiliados mais completas e com comissões bem atrativas. Nela, dá para vender produtos para casa, seguros, eletrônicos, produtos de beleza e uma infinidade de produtos e serviços.

Os produtos do Hotmart são digitais de diversos nichos, como cursos de organização doméstica, cronograma de saúde, marketing, contabilidade, entre outros.

A DGMAX é uma empresa americana, mas atende em diversos países. Seu site pode ser acessado todo em português e conta com produtos de diversos nichos, tem boas comissões, links otimizados para celular e pagamentos sem atrasos e flexíveis.

A Admita conta com cadastro gratuito e a rede oferece pagamentos expressos sem taxa, que é um diferencial já que algumas campanhas são de anunciantes internacionais.

O cadastro da Action Pay é gratuito, mas precisa de uma análise primeiramente. As comissões também são interessantes, principalmente porque a forma de pagamento, Custo por Ação (CPA), é mais vantajosa para o anunciante.

A Awin também é uma rede de afiliados com diversos segmentos de anunciantes.  A plataforma é simples de usar, o que torna mais fácil a tarefa de encontrar os anunciantes certos para seu negócio. Ela está entre as mais fortes redes de afiliados no Brasil,

Escolha um bom produto

O melhor produto varia de acordo com o perfil de cada afiliado e seus objetivos particulares. Existem pontos importantes a serem considerados na hora de escolher o melhor produto para você.

  • Confie no produto
  • Conheça e entenda sobre o produto
  • Estude aquele que pode ser seu público
  • Crie estratégias para atingir esse público
  • Análise a plataforma de afiliados
  • Busque ajuda de alguém que entenda do assunto e você confia.

Loja para gestão simplificada

Após escolher o programa de afiliados e seu produto, você pode montar uma loja virtual que vai servir para ganhar dinheiro na internet com afiliados. Você também pode mesclar a venda com produtos físicos do seu estoque e lucrar mais ainda. Veja algumas opções para fazer isso:

Os programas de afiliados podem ser uma boa alternativa para quem quer empreender e ganhar uma renda extra trabalhando pela internet. Além disso, é  uma estratégia muito interessante para negócios digitais escalarem as suas vendas e atingir um público novo.

Se você gostou de ler sobre programa de afiliados, acesse o blog Investidores S/A para ler mais conteúdos como esse e muitas outras coisas.

Categorias