A automação de marketing é algo que pode te ajudar a promover sua marca e gerar mais vendas. Mais de 50% das empresas utilizam dele e 58% das empresas B2B consideram utilizar ferramentas de automação de marketing em breve.
Ela ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, mas de forma personalizada. Isso ocorre em meio às inúmeras estratégias de marketing disponíveis na internet, já que é um desafio realizar todas elas de forma correta.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing consiste na utilização de plataformas para garantir uma comunicação com base no comportamento dos consumidores com a sua marca. Ela ajuda você a analisar o engajamento do público e permite a criação de ações personalizadas, para otimizar seu tempo e seu dinheiro.
Usar tecnologias para automatizar ações e processos é a principal função dela. Isso com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing e, ao mesmo tempo, manter o relacionamento personalizado com os leads.
Ao contrário do que se imagina, a automação de marketing não envolve apenas disparos de email. Esse termo pode se referir a qualquer ação automatizada com tecnologia. Entre eles, o disparo de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais e uso de chatbots são alguns exemplos.
Normalmente a automação de marketing se alinha ao Inbound Marketing, porém, pode ser usada em qualquer estratégia. O principal objetivo é automatizar a gestão dos leads no funil de vendas, para que eles possam evoluir até a compra com o mínimo de intervenções da equipe.
A automação de marketing serve para gerar leads, nutri-los até o momento da compra e conquistar novos clientes. Quanto maior a lista de leads e clientes, mais trabalho sua empresa terá. Sem a ajuda de uma plataforma de automação de marketing, existe a possibilidade de perda de oportunidades de vendas.
Automação de marketing e e-mail marketing
O disparo automático de e-mails é uma parte importante, mesmo que não seja só isso, é uma parte importante da automação de marketing. Isso é algo que é bastante aplicado no e-mail marketing, porém essas duas técnicas são diferentes.
Enquanto o e-mail marketing se refere apenas a envios pontuais para o mailing, a automação de marketing representa todo o conjunto de interações automatizadas entre marca e consumidor.
O que desencadeia ela são ações do próprio usuário, que dispara uma mensagem apenas para ele naquele momento. Já a configuração do e-mail marketing é manual e disparado para um segmento da base.
As métricas da automação de marketing informam o desempenho completo no funil. Já as métricas do e-mail marketing são avaliadas especificamente a cada envio.
Ela é mais abrangente e trata de todo o processo de publicidade ao longo do funil. Ela engloba os disparos de email marketing e vai além disso. Inclusive muitas ferramentas de email marketing incorporaram funcionalidades da automação para ficarem mais robustas
Os benefícios
- Mais produção
A automação de marketing torna os processos de marketing das equipes mais produtivos e criativos. Portanto, a qualidade de todos os trabalhos vai aumentar. Além disso, há benefícios como a satisfação geral e a felicidade dos membros em poder contribuir com trabalhos que focam em ideias, inovação e estratégia.
- Captação de contatos de qualidade
A automação de marketing permite que você crie sua base de contatos com pessoas realmente interessadas nos produtos da sua marca.
Você pode criar recursos que ajudam você a estabelecer uma comunicação com os visitantes inéditos do seu site. Esses recursos vão ser acionados a partir do momento que ele navegue até o final da página, atinja determinada porcentagem de rolagem na página e demonstre intenção de sair do site.
- Canais de comunicação integrados
Você consegue unificar os dados obtidos em ações nas redes sociais, em seu site e entre outros meios usando a automação de marketing.
- Nutrição de leads
A automação de marketing ajuda na nutrição de leads. Isso acontece pelo fato dela permitir a análise de dados cadastrais dos contatos para que sejam realizados envios considerando essas informações. Você também consegue criar fluxos com essa nutrição de leads, baseado na interação deles em outros canais.
- Comunicação personalizada
Integrando seu site com uma plataforma de automação de marketing, você consegue criar conteúdo com base nas páginas acessadas pelos leads. Essas plataformas permitem a possibilidade de verificação dos links acessados pelos usuários após o envio.
- Identificar oportunidades de venda
As plataformas de automação a atribuição de pontos para cada interação dos leads. Essa pontuação ajuda você a dividir o seu público de acordo com o engajamento deles.
- Ações integradas
A automação de marketing permite que você identifique clientes em potencial, assim criando uma comunicação integrada.
- Marketing e vendas conectadas
A automação de marketing permite que você mantenha as as equipes de marketing e vendas próximas. Isso é de extrema importância para garantir bons resultados.
- Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
A automação de marketing diminui o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), porque ela é feita a partir do interesse do público. Isso ocorre, pois não existe automação se o contato não acessar seu site, clicar em um envio ou preencher um formulário.
- Fidelização de clientes
A automação de marketing garante a fidelização de clientes. Isso consiste em manter a sua marca na cabeça do cliente de uma forma positiva, o que pode acontecer de diferentes formas:
- Pesquisas de satisfação;
- E-mails com dicas de utilização do produto;
- Descontos especiais para novas compras;
- Produtos complementares aos adquiridos.
- Formas novas de atender o público
Com as ferramentas certas de automatização de marketing, atender leads e clientes pode se tornar mais simples. Entre as maneiras de automatizar sua comunicação com seus clientes está a utilização de chatbots.
Criar estratégias
Para iniciar sua estratégia de automação de marketing é definir suas buyer personas. Você consegue definir quais os canais de comunicação mais efetivos para a sua marca conhecendo aquelas pessoas que podem se tornar clientes.
Não adianta nada você criar uma comunicação automatizada, se não entender quais os melhores canais de marketing para a sua empresa. A partir disso, é possível entender melhor quais os espaços ideais para atrair mais leads até a sua base, gerando novas vendas e qualificando o relacionamento com quem já é cliente.
Depois de identificar os espaços ideais para se comunicar com clientes em potencial, você vai partir para a escolha da plataforma de automação.
Principais ferramentas de automatização de marketing
A HubSpot é líder em Inbound Marketing no mundo inteiro e oferece softwares completos para a gestão de marketing e vendas.
O RD Station Marketing é líder em softwares de automação no Brasil.
No site G2, a ferramenta ActiveCampaign aparece em primeiro lugar entre as ferramentas de Automação de Marketing.
O Mautic é uma ferramenta de automação gratuita e de código aberto. Ele serve para as pessoas que têm conhecimentos em programação ou uma equipe de suporte para esses assuntos.
- Marketo Engage
O Marketo Engage é a ferramenta da Adobe. É uma plataforma completa para gerenciar e automatizar o marketing.
Conclusão
A estratégia de automação de marketing permite que você otimize constantemente as ações de marketing e vendas para gerar mais oportunidades de negócio, melhorando as taxas de conversão nas diferentes etapas do funil.
Com isso, crie uma cultura de melhoria contínua baseada em dados para ter resultados cada vez melhores.
Se você gostou de ler sobre automação de marketing, acesse o blog Investidores S/A para ler mais conteúdos como esse e muitas outras coisas.