O planejamento estratégico é um conceito que se refere a um processo sistêmico. Ele permite a definição do melhor caminho a ser seguido por uma empresa para atingir seus principais objetivos.
As análises de cenários, que definem metas e ações feitas com o planejamento estratégico permitem com que a organização chegue onde deseja. Esse é um conceito básico de gestão e administração de empresas.
O desenvolvimento do planejamento estratégico pode ser feito e incorporado por qualquer empresa. Isso é independente de qual é o tamanho do negócio e segmento no qual ele atua.
Todas empresas têm objetivos para serem atingidos, com isso todas podem ter um planejamento estratégico bem traçado. Esse planejamento passa muito pelo líder da organização. O alinhamento entre as pessoas que fazem parte dela é um dos principais fatores para o sucesso.
Mas você sabe o passo a passo para conseguir traçar um bom planejamento estratégico? Venha com a gente, que nós explicaremos a seguir!
Os 5 passos para desenvolver um bom planejamento estratégico
- Diagnóstico Estratégico
O diagnóstico estratégico é peça fundamental do seu planejamento estratégico. Através dessa análise, você consegue entender o mercado e a movimentação de concorrentes, tanto os atuais, quantos os potenciais, Além disso, você descobre o comportamento do público, entre ameaças e oportunidades verificadas.
É de suma importância a parte de pesquisa dos concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Isso serve para saber quais são seus resultados orgânicos e pagos nas pesquisas de suas palavras-chave.
Durante a fase da análise da concorrência e do comportamento do público, um processo bem-vindo para definir se as movimentações de mercado é o Benchmarking.
O Benchmarking serve para aprendermos observando nossos concorrentes, com o objetivo de compreendermos o nosso próprio negócio. Isso pode ser feito mediante a análise das suas conquistas ou erros, que práticas adotaram, que ferramentas utilizam ou que estilo de comunicação, imagens ou vídeos foram utilizados.
No geral, esta etapa é longa e necessita de muita observação e avaliação de informações. Porém é possível chegar em ótimas conclusões, usufruindo das ferramentas certas e de muita atenção.
- Personas
Personas são criadas para ajudar na melhor compreensão do cliente. Elas servem para detalhar o comprador ideal, aquela pessoa perfeita para comprar seu produto ou serviço.
Para criar uma persona é preciso criar um nome, idade, profissão e descrever o dia a dia de uma pessoa. Caso seja necessário, crie uma história, com hábitos diários, profissionais e pessoais.
Com a persona criada, pesquise sobre seus comportamentos e tendências, descubra suas dores e soluções para seus problemas. Ao entender essas coisas, você consegue entender o que pode oferecer a pessoas como a sua persona.
- Objetivos
Entendendo seus concorrentes e seu público, agora você deve definir seus objetivos. Você pode criar mais de um objetivo, mas é importante definir um objetivo principal. Isso ajudará a empresa a atingir suas metas.
Existem dois tipo de objetivos, os quantitativos e os qualitativos:
- Objetivos quantitativos:
Esses são mais fáceis de serem mensurados, pois focam nos números. Por exemplo, o aumento de vendas ou de lucratividade.
- Objetivos qualitativos:
Eles não são menos importantes, mas são mais difíceis de serem monitorados. Esse tipo de objetivo traz excelentes e importantes resultados para empresa, porém, é preciso criar alguma forma de mensurá-los. Muitas vezes o resultado é intangível, trazendo retornos somente a médio e longo prazos.
- Planos de ação
Essa parte é simples de explicar, mas não é simples de executar. Com os seus objetivos definidos, chegou a hora de você definir como criar planos de ações para atingi-los.
Você pode desenvolver diversas estratégias e para cada uma delas faça um plano de ação geral e detalhado. Nele deve haver todas as iniciativas, prazos e responsáveis.
- Monitoramento
O último passo é definir como você irá realizar o monitoramento do seu plano de ação. Desta forma você poderá acompanhar os resultados das suas iniciativas. E para isso é importante definir:
- Métricas;
- Metas de sucesso para as métricas;
- Ferramentas;
- Prazos;
- Formas;
- Responsáveis.
Conclusão
O planejamento estratégico torna-se indispensável para empresas que querem despontar nos seus segmentos. Com ele só há espaço trabalho estratégico, assertivo, e o alcance dos objetivos definidos e não para achismos e opiniões.
Se você gostou de ler sobre planejamento e o passo a passo para desenvolvê-lo na sua empresa, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.