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Planejamento estratégico: passo a passo

O planejamento estratégico é um conceito que se refere a um processo sistêmico. Ele permite a definição do melhor caminho a ser seguido por uma empresa para atingir seus principais objetivos.

As análises de cenários, que definem metas e ações feitas com o planejamento estratégico permitem com que a organização chegue onde deseja.  Esse é um conceito básico de gestão e administração de empresas.

O desenvolvimento do planejamento estratégico pode ser feito e incorporado por qualquer empresa. Isso é independente de qual é o tamanho do negócio e segmento no qual ele atua. 

Todas empresas têm objetivos para serem atingidos, com isso todas podem ter um planejamento estratégico bem traçado. Esse planejamento passa muito pelo líder da organização. O alinhamento entre as pessoas que fazem parte dela é um dos principais fatores para o sucesso.

Mas você sabe o passo a passo para conseguir traçar um bom planejamento estratégico? Venha com a gente, que nós explicaremos a seguir!

Os 5 passos para desenvolver um bom planejamento estratégico

  1. Diagnóstico Estratégico

O diagnóstico estratégico é peça fundamental do seu planejamento estratégico.  Através dessa análise, você consegue entender o mercado e a movimentação de concorrentes, tanto os atuais, quantos os potenciais, Além disso, você descobre o comportamento do público, entre ameaças e oportunidades verificadas. 

É de suma importância a parte de pesquisa dos concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Isso serve para saber quais são seus resultados orgânicos e pagos nas pesquisas de suas palavras-chave.

Durante a fase da análise da concorrência e do comportamento do público, um processo bem-vindo para definir se as movimentações de mercado é o Benchmarking. 

O Benchmarking serve para aprendermos observando nossos concorrentes, com o objetivo de compreendermos o nosso próprio negócio. Isso pode ser feito mediante a análise das suas conquistas ou erros, que práticas adotaram, que ferramentas utilizam ou que estilo de comunicação, imagens ou vídeos foram utilizados.

No geral, esta etapa é longa e necessita de muita observação e avaliação de informações. Porém é possível chegar em ótimas conclusões, usufruindo das ferramentas certas e de muita atenção.

  1. Personas

Personas são criadas para ajudar na melhor compreensão do cliente. Elas servem para detalhar o comprador ideal, aquela pessoa perfeita para comprar seu produto ou serviço.

Para criar uma persona é preciso criar um nome, idade, profissão e descrever o dia a dia de uma pessoa. Caso seja necessário, crie uma história, com hábitos diários, profissionais e pessoais. 

Com a persona criada, pesquise sobre seus comportamentos e tendências, descubra suas dores e soluções para seus problemas. Ao entender essas coisas, você consegue entender o que pode oferecer a pessoas como a sua persona.

  1. Objetivos

Entendendo seus concorrentes e seu público, agora você deve definir seus objetivos. Você pode criar mais de um objetivo, mas é importante definir um objetivo principal. Isso ajudará a empresa a atingir suas metas.

Existem dois tipo de objetivos, os quantitativos e os qualitativos:

  • Objetivos quantitativos:

Esses são mais fáceis de serem mensurados, pois focam nos números. Por exemplo, o aumento de vendas ou de lucratividade. 

  • Objetivos qualitativos:

Eles não são menos importantes, mas são mais difíceis de serem monitorados. Esse tipo de objetivo traz excelentes e importantes resultados para empresa, porém, é preciso criar alguma forma de mensurá-los. Muitas vezes o resultado é intangível, trazendo retornos somente a médio e longo prazos.

  1. Planos de ação

Essa parte é simples de explicar, mas não é simples de executar. Com os seus objetivos definidos, chegou a hora de você definir como criar planos de ações para atingi-los. 

Você pode desenvolver diversas estratégias e para cada uma delas faça um plano de ação geral e detalhado. Nele deve haver todas as iniciativas, prazos e responsáveis.

  1. Monitoramento

O último passo é definir como você irá realizar o monitoramento do seu plano de ação. Desta forma você poderá acompanhar os resultados das suas iniciativas. E para isso é importante definir: 

  • Métricas;
  • Metas de sucesso para as métricas;
  • Ferramentas;
  • Prazos;
  • Formas;
  • Responsáveis.

Conclusão

O planejamento estratégico torna-se indispensável para empresas que querem despontar nos seus segmentos. Com ele  só há espaço trabalho estratégico, assertivo, e o alcance dos objetivos definidos e não para achismos e opiniões.

Se você gostou de ler sobre planejamento e o passo a passo para desenvolvê-lo na sua empresa, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.

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