Público geek: como atrair o grupo mais consumista do mundo
O público geek só tende a crescer, além de, por definição, englobar apaixonados por várias coisas diferentes. Diversas pesquisas já comprovaram que eles são o público mais consumista. Então, bora ver como atrair e conquistá-los?
Uma pesquisa feita pela Rakuten Digital Commerce, um conglomerado japonês especializado em vendas, serviços e conteúdos digitais, descobriu que só aqui no Brasil, os geeks gastam até 40% a mais do que a média.
O que é ser um geek
Antes de tudo, vamos falar sobre o que exatamente significa a palavra “geek” e quem se enquadra em sua definição. O termo começou a ser usado lá na Europa, por volta de 1876, e vem do inglês e do alemão, naquela época queria dizer “bobo” ou “louco”.
Eles se referiam assim aos artistas de rua que faziam atos muito doidos em seus shows, como comer vidro.
Na década de 90, veio o boom tecnológico e, com ele, o termo passou a ser usado com a mesma definição que conhecemos hoje.
Atualmente, se considera uma pessoa geek, aquela que ama tecnologia, games, animes, revistas em quadrinho, tudo referente a cultura pop, filmes e séries e etc.
Com todo o tempo que passamos em casa durante os picos da pandemia, esse público cresceu e se expandiu ainda mais. Com nada mais a fazer, muitas pessoas se viraram para a internet e encontraram um mundo cheio de entretenimento.
A cultura geek ficou muito popular e agora é a responsável por ditar várias modas, sendo considerado como um estilo de vida.
Geek ou nerd: afinal, qual é a diferença entre os dois?
Historicamente, o termo “nerd” costumava ser usado de uma maneira pejorativa, se referindo às pessoas que são apaixonadas por tecnologia e muito estudiosos mas, que também eram geralmente vistas como estranhas e isoladas.
Existem diversas teorias e pontos de vista no que diz respeito às principais diferenças entre as palavras, se é que existem.
Geralmente, um nerd gosta de assuntos mais voltados à ciência e tecnologia, e costumam trabalhar com engenharia, programação e outras profissões relacionadas a essas áreas.
Já os geeks, costumam preferir assuntos voltados à cultura pop, como filmes e séries e é muito comum encontrá-los trabalhando em áreas como marketing, design e TI.
Público geek é o mais consumista: características e pesquisas
Todos os anos, a Omelete Company, o maior holding de negócios e grupo de mídia da América Latina especializado na cultura geek, faz uma pesquisa de mercado e apresenta seus resultados exclusivamente no Unlock CCXP, um evento exclusivo que é realizado antes do CCXP (Comic Con Experience) oficial.
A deste ano de 2022 ainda não foi revelada, mas vamos a alguns números importantes encontrados em 2021:
- Com 74%, o Instagram é a mídia social mais acessada por eles;
- A maior parte possui até 34 anos, cerca de 78%;
- 86% falam inglês;
- 58% pertencem às classes B e C, ou seja, a maioria é considerado da classe média;
- Mais de 80% reside em áreas urbanas;
- 46% usa um serviço de delivery pelo menos uma vez na semana;
- 53% deles não possui um carro;
- 51% contratam pelo menos 3 serviços de streaming ao mesmo tempo, Spotify foi o eleito como preferido no quesito música, com rock sendo o gênero mais escutado;
- 84% consome conteúdos considerados dentro da cultura pop diariamente;
- 95% leem no mínimo dois livros e ou HQs (histórias em quadrinhos) mensalmente;
- Loki ganhou na categoria de melhor personagem do ano.
Por que todas essas informações são relevantes? Fácil, todas essas características indicam o comportamento e preferência do público alvo mais consumista do Brasil e do mundo.
Saber o que os atrai mais é o primeiro passo para elaborar um bom marketing de atração e conquistar o público geek.
Falando nisso, vamos dar uma olhadinha no que exatamente faz parte da cultura geek
- Filmes e séries
Aqui cabe muita gente, os geeks são aficionados por todo tipo de filmes e séries. Mas uma coisa não muda, eles caem de cabeça nesse universo. Desde Marvel e Matrix até Harry Potter e Game of Thrones, eles podem passar horas a fio maratonando seus preferidos.
No mundo do consumo, eles apostam em produtos personalizados, canecas, camisetas e moletons, garrafas, mochilas, têm pra todos os gostos.
- Cosplay
Já é uma prática muito conhecida por um bom tempo, e que acaba movimentando bastante o mundo dos geeks. Cosplay vem da abreviação de dois termos em inglês “costume” e “roleplay”, que em tradução livre seria algo do tipo “ fantasia ou figurino” e interpretação”.
A ideia é representar um personagem, por isso é muito mais do que apenas se fantasiar, as pessoas costumam tentar ficar o mais parecido possível com o original, e muitas vezes acabam participando de eventos e encontros.
- Animes e mangás
Animes são animações de origem japonesa e mangás são histórias em quadrinhos, que sempre são lidas ao contrário do que estamos acostumados por aqui. Lá no Japão, o normal é começar a ler de trás para a frente.
- Games
Outra grande paixão de muitos geeks, são os games. E não é só aqueles que você provavelmente está imaginando não, viu? Entram tudo, video games, games online, até mesmo de tabuleiro.
Agora que você já está familiarizado com o mundo do público geek, vamos descobrir como atraí-los
Pesquisa e planejamento
Como vimos acima, os temas que podem ser abordados são infinitos, defina o universo de sua escolha e aprofunde bastante a sua pesquisa. Dizemos universo porque realmente é um mundo inteiro dentro de cada tema possível.
O público geek é engajado e dedicado, com certeza perceberiam facilmente se errar em algum detalhe. Também é importante esse planejamento para que possa focar no público que deseja alcançar, afinal, as possibilidades são enormes.
Estratégias de marketing
Esse é um grupo extremamente antenado e consumidor de conteúdos online. Apostar nesse meio é sinônimo de sucesso. Temos muitas matérias focadas só no marketing digital, corre aqui e dá uma olhadinha.
Eles são muito engajados e costumam passar horas todos os dias navegando na internet, por isso, ter uma forte presença nas redes sociais é um dos jeitos mais fáceis de atrair o público geek.
Lembre-se, assim como falamos no tópico anterior, eles têm um conhecimento amplo sobre o assunto, então você deve sempre publicar conteúdos bons e relevantes.
Criação de relacionamento
Uma coisa muito falada nas estratégias de vendas hoje em dia, é a criação de um relacionamento entre o cliente e a marca. Essa é uma ótima maneira de reter os antigos compradores, o que sempre acaba saindo mais barato do que atrair novos.
Por que funciona? Pessoas gostam de pessoas, a probabilidade de alguém escolher um produto de determinada marca porque se identifica com ela é muito maior. Ou seja, é um grande diferencial.
Mas, como fazer isso? O marketing de conteúdo é uma boa pedida nesse quesito. Informações, novidades, dicas e matérias que agreguem valor à vida das pessoas, pode ser por email, whatsapp, redes sociais.
Apenas se lembre de não exagerar, ninguém gostaria de receber 10 mensagens da mesma empresa em apenas dois dias.
O foco aqui é o engajamento, procure formas de chamar a atenção e fazer com que eles queiram interagir com você, criando uma sensação de proximidade, como se fosse um amigo e não um empreendimento.
Novidades
Fique sempre antenado nas novidades, muitos jogos, séries e filmes apostam em novos lançamentos, ser o primeiro a contar a fofoca de uma nova temporada ou versão faz com que o público sempre dê uma olhada no seu conteúdo para não perder nenhuma atualização de algo que gostem.
Como a tecnologia também está sempre evoluindo, você pode lançar novos produtos, melhorar a qualidade e etc.
Conclusão
O público geek tem um grande potencial para o comércio, eles são dedicados aos assuntos que amam e não medem esforços para demonstrá-los através de produtos, eventos e encontros.
Eles fazem parte de uma geração ligada na internet, o que facilita e possibilita o acesso a diversas informações e marcas, além de ser mais fácil de encontrá-los e direcionar as estratégias de marketing diretamente a eles.
Existe muito espaço no mercado para produtos que foquem nesse público alvo, o que você acha? Quer ser um deles?
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