Reflexões do ‘O poder do hábito’
O livro ‘O poder do Hábito – por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios’, de Charles Duhigg, entra na categoria de autoajuda ao trazer uma perspectiva das suas escolhas e a persistência dos seus hábitos.
Trata-se do desenvolvimento pessoal para influenciar nas outras áreas da vida, principalmente, na profissional.
‘O poder do hábito’ é sobre refletir os seus próprios hábitos e enfrentar a sensação de que nem todos que você carrega para a sua vida tem aspecto positivo.
O livro ‘O poder do hábito’ traz dados e relatos de como a vida de uma pessoa pode mudar deixando antigos hábitos, além de ter um grande potencial de ampliar ou destruir os horizontes em um âmbito corporativo.
“Se você diz às pessoas que elas possuem o que é necessário para dar certo na vida, elas provam que você tem razão”.
Reflita sobre as abordagens que você vem tomando na sua vida, o que está sendo o grande obstáculo para não tomar o controle e se livrar de algo que o esteja prejudicando.
5 reflexões do ‘O poder do hábito’
Hábitos são constantes, mas podem ser mudados
Desde crianças, estamos propensos a adquirir hábitos relacionados com o mundo exterior por memória e observação.
Quando o cérebro se acostuma com uma rotina; um padrão de comportamento, ele tem a tendência a tomar decisões no piloto automático de forma intuitiva.
Isso se deve ao fato que ele poupa esforço de criar hábitos novos para serem utilizados em determinada situação por recordar de um evento similar que deu tudo certo.
É um estímulo e entorpecente para o cérebro não ter que gastar energia com a criação de novos hábitos e agir de forma racional por ter uma válvula de escape.
“Então, acontece em todas as situações?”
Não, mas o que encéfalo puder aproveitar para agir com ninguém segurando o volante e tendo a confiança de que tudo dará certo até o momento de estacionar, ele vai fazer isso.
No entanto, se o seu lado intuitivo falhar por hábitos que possam vir prejudicar, isso acarreta de forma negativa em vários sentidos da sua vida.
“Os maus hábitos tornam as pessoas prisioneiros de seus próprios caprichos. São vícios que enclausuram seu pensamento dentro da zona de conforto. Elimine os maus hábitos da sua vida para que eles não prejudiquem o seu futuro”. – Leonardo Sato.
Com o livro ‘O poder do hábito’, você verá que os hábitos não somem, eles estão enraizados na sua pessoa, mas podem ser mudados para melhor e se adequar a sua rotina.
Já caiu na lábia da rotina?
Falando em rotina, o piloto automático toma conta de vez das suas decisões desde algo tão simples quanto algo complexo, dependendo da familiaridade com a situação. Por exemplo:
- Escolher a roupa do dia;
- O que vai comer no almoço;
- Qual curso de idiomas vai estudar;
- Aceitar o convite de alguém;
- Entre outras.
Quando o evento não está tão presente no dia a dia, mas há certa semelhança com um evento passado, o cérebro para de fazer a tomada de decisão e a sua inconsciência começa a agir.
“Toda a nossa vida, na medida em que tem forma definida, não passa de uma massa de hábitos — práticos, emocionais e intelectuais — sistematicamente organizados para nossa felicidade ou nosso sofrimento e nos conduzindo irresistivelmente rumo ao nosso destino, qualquer que seja ele.” – William James.
Com ‘O poder do hábito’, o livro explica que os hábitos rotineiros deixam o cérebro preguiçoso, ele se acostuma em não precisar forçar o seu campo elétrico e você pode passar o dia resolvendo as suas pendências no estado inconsciente.
É uma avalanche de pensamentos e decisões, então os hábitos tomam o controle para suprir tal “necessidade”, a fim de poupar esforços.
Troca de experiências
Você pode nascer e morrer sozinho, mas viver já é outra história!
No livro ‘O poder do hábito’, você presencia a trajetória de pessoas que se tornaram a melhor versão de si mesma, deixaram hábitos antigos e tiveram sucesso. Como este caso:
“Quase quatro anos”, ela disse, “e perdi 27 quilos e corri uma maratona desde então”. Ela também começará um mestrado e comprará uma casa. Tinha sido um período cheio de acontecimentos.
Quando você ouve relatos sobre pessoas que mudaram as suas vidas, as defesas começam a baixar e compreender que não é uma crítica para acabar com sua autoestima, mas sim para trazer o melhor de você à tona que está escondido pela sua inconsciência.
Com a constituição de novos hábitos, os sentimentos ruins ficam para trás por você estar se libertando de algo que o estava privando em atingir e aperfeiçoar o seu potencial cada vez mais.
A revolução dos hábitos
Com ‘O poder do hábito’, você perceberá que com as mudanças de hábitos para um teor positivo, a sua vida mudará da água para o vinho.
Ao mexer no campo pessoal, consequentemente, estará modificando os outros campos da sua vida: social, profissional ou de relacionamento.
“Pequenas vitórias alimentam mudanças transformadoras, elevando vantagens minúsculas a padrões que convencem as pessoas de que conquistas maiores estão dentro de seu alcance.”
Se você reconhecer o erro que a sua inconsciência está te levando como se afogar em comida ou fumar, verá que com uma pequena mudança, poderá revolucionar a sua vida.
São os detalhes que importa que tenham a capacidade de mudar a sua vida se você prestar realmente atenção no que está acontecendo com a sua vida.
A fé move montanhas
Uma das melhores reflexões que você pode tirar com o livro é que se você tiver força de vontade para fazer a sua vida evoluir, já terá completado metade do caminho.
A fé em si mesmo é o gatilho que você precisa para transformar a sua vida, não é apenas algo como “good vibes”.
Se acreditar no seu potencial e colocar na sua cabeça que consegue fazer uma coisa, nada poderá parar a sua mente.
Com isso, o seu cérebro acha meios de criar novos hábitos e mecanismos relacionados com o seu novo modo de pensar e viver.
Vale a pena ler ‘O poder do hábito’?
Se você deseja começar a entender os seus hábitos, desconstruí-los e obter novos que possam ajudá-lo a entrar em uma nova etapa da sua vida, eu o recomendo.
No entanto, o que vai adiantar começar a ler e parar no começo ou no meio para não terminar e levar os ensinamentos na sua vida?
“Se você acredita que pode mudar – se faz disso um hábito -, a mudança se torna real. Este é o verdadeiro poder do hábito”.
Por isso, se for pegar ‘O Poder do Hábito’ para ler, vai com a mente aberta e disposta a refletir sobre os seus próprios hábitos antes de ativar o mecanismo de defesa.
Saiba mais sobre ‘O poder do hábito’!
Os livros de autoajuda como ‘O poder do hábito’ são para te fazer refletir sobre o surgimento dos hábitos e porque alguns deles não somem da noite para o dia.
Só que se libertar daqueles que te prendem e não te ajudam a crescer vai depender, exclusivamente, de você na sua jornada de desenvolvimento pessoal.
Obras literárias como ‘O poder do hábito’ te orienta como se libertar dos seus maus hábitos e conquistar novos que possam agregar na sua vida a fim de alcançar o seu verdadeiro potencial.
Aproveite as dicas e reflexões para se desenvolver no seu meio pessoal.
“Uma vez que você entende que os hábitos podem mudar, você tem a liberdade – e a responsabilidade – de transformá-los. Quando você entende que os hábitos podem ser reconstruídos, o poder do hábito torna-se mais fácil de controlar, e a única opção que resta é pôr as mãos à obra”.
Quer ter um conhecimento aprofundado desse livro, confira a oferta dele para adquirir.
Gostou da dica de leitura para incorporar na sua vida, descubra mais assuntos como este em Investidores S/A.