Como ganhar dinheiro vendendo doces é uma possibilidade de unir o útil (trabalho) com prazeroso (doces).
Um trabalho saboroso que tem como uma das prioridades ver o brilho nos olhos do cliente e ouvir os seus suspiros de satisfação.
A pandemia foi um grande impulsionamento para o empreendedorismo e para quem tem talento e gosto pela arte da confeitaria aplicou a dar o pontapé inicial de como ganhar dinheiro vendendo doces.
Vender doces como bolos de pote, doces de festa, copos da felicidade, chocolate artesanal, ovos de páscoa, entre outros, é uma boa forma de faturar aquela renda extra ou tornar como uma renda fixa, pois você tem a possibilidade de atrair a atenção dos clientes pelo visual e sabor.
“Que os nossos mais doces sonhos se tornem realidade!”. – Michelle Meneses.
Como ganhar dinheiro vendendo doces é estar em um meio concorrido, mas se souber como trazer um diferencial para o seu negócio fará com que se destaque no mercado de atuação.
Vender doces é uma boa opção?
É raro encontrar alguém que não consome qualquer tipo doce por ser algo tão natural quanto respirar, exceto por questões de saúde.
Embora existam doces que o açúcar consegue ser substituível por uma alternativa mais saudável como adoçante culinário, leite de coco diet, leite de soja, entre outros para tornar a experiência ainda deliciosa e agradável.
“Motivação é aquilo que te faz começar. Hábito é aquilo que te faz continuar.” – Jim Ryun.
Segundo uma pesquisa na rede eCGlobal, em 2019, mais de 16% dos brasileiros responderam que consomem doces todos os dias. 30,9% consomem de duas a três vezes na semana e 28,8% só quando estão em posse.
A confeitaria é um mercado que continua a crescer por ser como espécie de mimo durante o dia, um lanchinho durante os estudos, uma recompensa no fim de semana ou complementar a alegria das festas.
Como ganhar dinheiro vendendo doces é um investimento, se tiver em mãos as ferramentas certas como planejamento estratégico, estudar o seu público e trazer um diferencial para se destacar.
4 dicas de como ganhar dinheiro vendendo doces
- Planejamento estratégico
Ao iniciar qualquer negócio, você precisa ter em mente que bolar um planejamento estratégico não é uma mera formalidade, mas sim uma etapa importante do processo para mapear o seu ponto de partida.
Como ganhar dinheiro vendendo doces não seria diferente porque por trás da empreitada de fazer doces, há todo mapeamento para descobrir como investir no seu negócio do jeito certo sem ter muitos erros no caminho.
O mundo da confeitaria é amplo para explorar as suas possibilidades, mas pelo que você será conhecido? Qual será o seu diferencial? A estrela do seu negócio?
É algo a se pensar e colocar no planejamento estratégico, não?
Como ganhar dinheiro vendendo doces, você precisa definir quem é a sua persona (o perfil para quem você está direcionando curar a dor) que dessa forma poderá desenvolver o seu público-alvo.
Ter em mente quem é o seu potencial cliente.
Por qual canal de comunicação os seus potenciais clientes se encontram para ter um contato mais próximo com eles (Instagram, Facebook, WhatsApp, Pinterest, entre outros)?
Pesquise e faça um levantamento de dados para estar mais familiarizado antes de como ganhar dinheiro vendendo doces.
Você não vai querer investir em um canal de comunicação que não conversa com o seu público em questão, bater na mesma tecla por tanto tempo é prejudicial para o seu negócio.
Ao invés de cumprir o seu objetivo como deve ser feito e ganhar uma renda extra, você sofrerá com prejuízo e terá que desembolsar mais dinheiro que pode afetar o seu planejamento.
Outro aspecto importante para o seu planejamento estratégico é a sua base de contatos, como está o seu networking (a sua linha de relacionamento para o meio profissional)?
Ter contatos em qualquer negócio é vital para formar parcerias, obter informações e trocar ideias que agregam ambas as partes.
Fazer planejamento estratégico não vai apenas tirar o seu negócio do papel de ganhar dinheiro vendendo doces como poderá evitar muitos tropeços no caminho.
- Estabeleça qual será a sua especialidade
Como você sabe e viu no texto, a diversidade de doces é ampla para focar em uma especialidade ou abrir um negócio que ofereça uma variedade de doces.
Vai depender dos seus dotes culinários e o levantamento do seu público-alvo, qual dor você pretende saciar?
- Alguém que procura Ovos de Páscoa caseiro?
- Fazer bolos de pote deliciosos, onde cada colherada é como pisar nas nuvens?
- Reinventar doces para uma linha vegana?
Qual seja a sua resposta, todas levam para uma mesma bifurcação – ganhar dinheiro vendendo doces.
- Crie receitas únicas – diferencial e originalidade
Não basta criar doces e esperar que o seu público vá comprar porque a concorrência é forte neste mercado
Segundo Wise Guy Reports (2018), retirado do portal de notícias G1, o mercado de confeitaria está cotado em mais de 1.9 bilhão de dólares e tem previsão de chegar a 2.5 bilhões em 2025. É um ramo que não vai sumir tão cedo por estar presente de forma constante no dia a dia das pessoas.
Para ganhar dinheiro vendendo doces, você precisa ter em mente duas coisas: trazer o diferencial (especial) para os seus doces e originalidade.
Parece complicado ser colocado daquela forma por ter que mudar uma receita clássica, por exemplo, de bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas é deixar a sua criatividade fluir e acrescentar ou trocar ingredientes para dar uma diferenciada.
Obviamente, se você deseja que lembre o bolo de cenoura, não vai mexer na sua essência, mas dê aquele toque especial, por exemplo, adicionando especiarias.
Você pode testar novos sabores e criar recheios com combinações inesperadas que dependendo do resultado pode ficar realmente uma delícia. Por exemplo, caramelo com bacon ou chocolate com pimenta.
Teste em fazer doces internacionais e colocar no seu negócio, é uma forma de explorar novas possibilidades e trazer algo único para a sua clientela.
Lembre-se que o visual é o ‘amor à primeira vista’, afinal, se você quiser ganhar dinheiro vendendo doces precisa fazer com que o seu doce fique impecável, digno de dar água na boca e ter aquele sentimento de culpa por comer uma obra de arte.
Os seus clientes tendem a comprar pelo olhar antes de ser surpreendido pelo sabor e pela textura do doce.
Você está vendendo um sonho de cada vez ao colocar um sorriso no rosto de cada cliente, é uma grande responsabilidade.
4. Invista no Marketing Sazonal
O Marketing Sazonal é direcionado para aquelas datas especiais e comemorativas, os doces são uma ótima forma de acompanhar a maioria desses eventos. Quer saber como?
Estamos perto da Páscoa, esta data é uma grande referência para vender doces, principalmente, ovos de Páscoa caseiros, de colher ou trufados.
O chocolate é a estrela principal desse show!
Como ganhar dinheiro vendendo doces na Páscoa, você pode ofertar:
- Bombons;
- Docinhos gourmets;
- Cupcakes;
- Bolos temáticos;
- Trufas;
- Barras de chocolate artesanal;
- Entre outros.
No Dia dos Namorados é costume dar caixas de bombons em formato de coração, rosas ou buquês, mas dá para incrementar ainda mais o clima de romance.
“Como?”.
- Fondue de chocolate acompanhado de marshmallow, morango, uva, kiwi, abacaxi, doces próprios para fazer parte desse momento;
- Trufas recheadas de licor como amarula, rum ou uísque.
- Barras trufadas;
- Entre outros.
Uma data tão romântica que pede aquele presente digno para dar para a pessoa amada.
O Natal também é uma data comemorativa que deve ser levada em conta porque as sobremesas são uma das atrações principais após a ceia e abrir os presentes, além de servir como um grande mimo depois do almoço.
Bolos, pavês, tortas, pudins e sorvetes são os principais nas festas de Natal, mas o panetone e o chocotone são as verdadeiras estrelas.
Dá para inovar e tornar as estrelas do Natal em um espetáculo ao acrescentar recheios variados e trufados, inovar o tornando personalizado.
Dica extra de como ganhar dinheiro vendendo doces!
Quer ganhar dinheiro vendendo doces, mantenha o seu planejamento estratégico organizado, as suas receitas anotadas que elas podem vir a valer como um tesouro de família e estipule o preço do seu serviço.
Cheque o quanto vai gastar nos ingredientes, nos itens necessários como luz e água e o valor do seu serviço porque o seu talento e tempo não são baratos.
Saiba mais!
Como ganhar dinheiro vendendo doces é bem mais do que uma renda extra, pode vir a se tornar um negócio bem-sucedido se você souber aproveitar as dicas e colocar a mão na massa.
Investir na própria confeitaria é um sonho ou uma necessidade?
“As coisas mais doces da vida, são as confeitadas com carinho”. – Edna Frigato.
Reflita sobre isso para ver se é algo fixo ou apenas uma renda extra para voltar a se restabelecer financeiramente.
Gostou do artigo deliciosamente lucrativo, descubra mais assuntos como este em Investidores S/A.