Há várias formas de empreender, inclusive nós já demos 30 ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento. Uma das formas mais populares é ganhar dinheiro vendendo doces na rua. Isso se dá pelo fato da rua oferecer um grande potencial de vendas.
Existe um fluxo enorme de diversos tipos de pessoas, com gostos e potencial financeiros diferentes. Caso você escolha o lugar certo, você, sua venda e seus produtos passarão a ser reconhecidos com o tempo e, consequentemente, você começará a ganhar mais dinheiro.
11 dicas de como ganhar dinheiro vendendo doces na rua!
- Receita
O ideal para começar a ganhar dinheiro vendendo doces na rua é começar com receitas que você tem domínio. Depois, você começa a testar novos sabores e adaptações a suas receitas iniciais.
Uma boa dica é usar familiares e amigos para testar suas receitas, antes de colocá-las à venda. Caso eles aprovem, e você tem que pedir para eles serem sinceros, você deixa disponível para o público comprar.
- Produtos
Não adianta você fazer boas receitas e não usar produtos de qualidade. Como o público na rua é bastante diversificado, algumas pessoas são mais exigentes. Então não pense em usar qualquer produto para ganhar dinheiro vendendo doces na rua. A primeira regra é sempre apostar na qualidade.
Essa também é uma forma de ter uma vantagem em relação aos seus concorrentes no mercado, já que existem muitas pessoas que buscam ganhar dinheiro vendendo doces na rua. Então busque marcas e fornecedores reconhecidos pela qualidade, sabor e confiança.
- Preservação dos produtos
Por você estar buscando ganhar dinheiro vendendo doces na rua, você precisa tomar muito cuidado com a preservação dos seus produtos. É preciso entender que eles ficarão muito tempo fora da geladeira, então tome muito cuidado com o acondicionamento.
Compre um cooler, caixa térmica ou de isopor. Dessa forma, os produtos ficarão preservados na temperatura ideal e você evita que eles derretam ou estraguem.
- Embalagens
Além de tomar cuidado com a preservação dos produtos, é preciso tomar cuidado com as embalagens na quais você venderá e irá ganhar dinheiro vendendo doces na rua.
Invista em embalagens de qualidade e personalizadas. Desta forma, você pode colocar informações sobre sua marca, como telefone de contato, data de validade do produto, como preservá-lo, entre outras coisas.
- Parcerias
Uma forma de aumentar seu lucro para ganhar dinheiro vendendo doces na rua é não vendendo doces na rua. “Como assim?” Você vai entender.
Aumente seu lucro fazendo parceria com comércios locais. Assim você produz os doces, fornece seus produtos para algum estabelecimento vender por você aos clientes dele.
Vocês podem combinar uma comissão sobre a venda ou o repasse dos produtos com um custo reduzido onde o vendedor conseguirá vender com lucro também. Você aumenta seus pontos de venda sem ter que estar presente, lucra mais e de forma inteligente.
- Exposição
Uma boa forma de divulgar seus doces é participar de eventos e feiras. Esses locais recebem um grande número de visitantes, então pessoas que não conhecem seu produto vão experimentá-lo e podem se tornar clientes.
Além de levar os produtos em si, leve panfletos e cartões de visita para que os possíveis futuros clientes possam entrar em contato e fazer encomendas. Esse pode ser um bom ponto de partida para fazer seu negócio crescer e aumentar o ganho de dinheiro vendendo doces na rua.
- Redes sociais
Usar as redes sociais é uma ótima forma de divulgar seus produtos e ganhar mais dinheiro vendendo doces na rua. Os recursos que o Instagram oferece são os melhores para que sua venda aumente, você pode criar vários tipos de postagens para mostrar seus produtos.
Além disso, há a loja virtual que o Insta disponibiliza para seus usuários. Essa é uma alternativa que exige um investimento um pouco maior, pois há a necessidade comprar o domínio dela dentro da rede social. Porém, pode valer a pena, principalmente caso você opte por fazer entregas em domicílio.
- Precificação
É preciso tomar muito cuidado na hora de dar preço aos seus produtos para ganhar dinheiro vendendo doces na rua. Muitos empreendedores iniciantes cometem erros na hora da precificação.
O cálculo deve abranger alguns fatores como o custo dos materiais, a mão de obra, o gasto com testes de receitas e os valores da divulgação. Lembre-se de incluir possíveis gastos extras por vender em eventos e locais públicos.
- Formas de pagamento
Para ganhar dinheiro vendendo doces na rua, ofereça o maior número de formas de pagamento possíveis. Dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito e, o mais recente, PIX.
Aceitar pagamento em dinheiro ainda é essencial para qualquer serviço, mas cada vez menos pessoas andam com notas e moedas no bolso.
Com a evolução da tecnologia, foram sendo criadas formas mais fáceis de realizar pagamentos. Por exemplo, a expectativa é que em 2022, 60% das compras sejam feitas através de cartões de crédito.
- Controle financeiro
Ao ganhar dinheiro vendendo doces na rua, é preciso tomar cuidado com o controle financeiro. O principal ponto é separar as contas do seu negócio e suas contas pessoais.
Use planilhas ou aplicativos de controle financeiro. Faça anotações de todos valores que entram e saem do seu caixa, gastos com materiais, luz, água, entre outros. E também marque aquilo que você receber de seus clientes.
Com isso, você saberá como estão as suas médias de vendas na rua e quanto gasta com isso ao mesmo tempo. Um fator importante desse controle é que você consegue programar melhor suas compras e definir o quanto vai adquirir de cada material.
Assim, você evita a compra de materiais em excesso e consequentemente, evita gastos desnecessários, além de evitar que produtos estraguem. No final, você saberá o quanto vai retirar todo mês para que as finanças fiquem bem separadas.
- Calendário
Aproveitar datas comemorativas para adaptar seus produtos é uma ótima dica para ganhar dinheiro vendendo doces na rua. Assim, você pode fazer produtos diferenciados e aumentar as chances de vendas em datas importantes.
Veja algumas comemorações para você aproveitar para você adaptar seus produtos:
– Páscoa: essa é a data comemorativa que mais se vende chocolate e você pode aproveitar a alta do preço dos ovos de páscoa industrializados para que seu negócio ganhe mais dinheiro. Use o tema de páscoa nos seus produtos.
– Dia dos namorados: É muito comum os namorados trocarem doces no dia dos namorados, então aproveite para fazer produtos com o tema “amor”.
– Dia das crianças: muitos pais dão doces para seus filhos no Dia das Crianças, então aproveite essa temática para adaptar seus produtos nesta época.
– Natal: Essa é mais uma comemoração que muitas pessoas compram doces, seja para dar de presente, ou para servir na ceia de natal. Então aproveite esta demanda e adapte seus produtos para o tema de festividades natalinas.
– [EXTRA]: Aniversários: Neste caso, não é uma data específica, pois todo dia alguém faz aniversário. E exatamente por isso que você deve ter produtos com temática de aniversário no seu portfólio.
Saiba mais!
Existe um potencial gigante para ganhar dinheiro vendendo doces na rua e agora que você recebeu dicas importantes, você pode aplicá-las. Lembre-se, tenha foco e paciência, essa é a principal dica que podemos te dar.
O lucro é apenas uma consequência de um trabalho bem feito. Trate bem dos seus produtos e, principalmente, dos seus clientes. Boa sorte na sua caminhada.
Se você gostou dessas dicas sobre como ganhar dinheiro vendendo doces na rua, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.