Como declarar o seu imposto de renda 

O Imposto de Renda completa 100 anos e foi curiosamente publicado com apenas um artigo e oito incisos lançados em 31 de dezembro de 1922. 

E assim o valor arrecadado com o Imposto de Renda tem contribuído para o desenvolvimento do Brasil. 

As pessoas que devem declarar o Imposto de Renda são os que passaram o teto de mais de 28 mil reais e que investiram em valores assemelhados e futuros, têm propriedades ou posses avaliadas em mais de 300 mil reais e para o empreendedor rural que não fez o seu Imposto de Renda. 

Hoje em dia, é bem tranquilo conseguir fazer o seu Imposto de Renda, entrando na play store ou apple store, conseguimos fazer “online” e montar todo nosso imposto, caso contrário poderá comparecer a um posto para fazer o seu Imposto de Renda e enviar os seus dados. 

Este pagamento é feito normalmente pelo empregado por meio do carnê-leão para quem ganhou algum aumento acima do limite anual de 28 mil ou para quem por alguma “alienação” sendo as vendas de imóveis. 

Pessoal, quando forem pagar o seu Imposto de Renda. Sempre olhar se o valor não é inferior a 50 reais, se caso for pagar em um valor direto uma única quota. 

Caso seja acima de 50 você poderá dividir em 8 quotas mensais e sucessivas.Após esse processo você poderá enviar para o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) sendo um documento emitido pelo Ministério da Fazenda e da Secretaria da Receita Federal. 

Se quiser entrar no aplicativo é fácil e rápido ou imprimir é só entrar em declaração – imprimir e DARF e você pode montar o seu Imposto de Renda, tranquilamente. 

Existem duas categorias de DARF: 

Comum: Ele é normalmente reconhecido pela cor preta e normalmente usado pelas pessoas físicas para montar o seu Imposto de Renda. 

Simples: usados por pessoas jurídicas, reconhecidas como microempresas e de pequeno porte, para pagamento de IRPJ(Imposto sobre a Renda), PIS/PASEP (Programa de Integração Social), CSLL(Contribuição sobre Lucro Líquido), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). 

Se estiverem contribuições de Seguridade Social com o governo ou município terá que se envolver no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza).

“A coisa mais difícil de entender no mundo é o imposto de renda”. Albert Einstein 

Claro que após todas essas informações ainda fica um pouco confuso saber como declarar, então iremos mostrar formas de poder declarar o seu Imposto de Renda. 

Então iremos trazer algumas novidades do Imposto de Renda em 2022. 

O que podemos destacar é que o prazo vai do dia 7 de março até o dia 29 de abril e se caso for realizado o pagamento por PIX, o primeiro lote vai até dia 31 de maio com encerramento às 23h59.

 

Sendo assim iremos mostrar 6 passos para realizar o seu Imposto de Renda:

  1. Organizar os seus Documentos: 

Antes de realizar e ir atrás do seu Imposto de Renda para ver se terá alguma restituição ou pagamento é necessário ter todos os documentos em mãos.Importante trazer o RG, CPF, comprovante de residência e caso não for a primeira vez a fazer a declaração do seu Imposto de Renda levar uma cópia do ano anterior. 

Caso tenha dependentes, levar o CPF para poder mostrar com quem e o que você gasta. Leve e mostre seus gastos com educação dos seus filhos/filhas, documentos de rescisões trabalhistas mostrando os valores dos seus outros salários, férias e o FGTS com o décimo terceiro salário. 

Caso pague pensão alimentícia ou tenha recebido alguma herança no ano da declaração do Imposto de Renda é sempre bom levar e não esquecer.Informar os rendimentos: fontes pagadoras (salário), agentes financeiros (investimentos ou empresas) e corretora de valores. 

“O amor é igual imposto de renda, tem que declarar”.  – Bruno Olhares 

Os aposentados devem levar o extrato do INSS pelo Portal Meu INSS ou se preferir podem ir até um agência do INSS que lá eles irão te ajudar a montar o seu Imposto de Renda. 

Donos de empresas levem os rendimentos e contribuição da entidade (o seu comércio) para poder observar a situação e poder ganhar até uma restituição em cima da taxa Selic. 

  1. Procurar o IRPF na Receita Federal

Se você já declarou o seu Imposto de Renda alguma vez, procure o documento salvo no seu computador ou nuvem para poder montar do zero e mostrar o que mudou dentro deste tempo até a nova declaração do IR.

Podemos também entrar no site da Receita Federal e fazer o download em qualquer plataforma digital ou sistema de celular e computadores (Windows, Linux, Apple Store e Play Store). 

  1. Procurar qual é a Declaração que se adapta a você: 

Entrando no programa, teremos duas opções: 

  • Criar uma Declaração que é uma forma de você poder aprender do zero como declarar o seu Imposto de Renda. 
  • Importar os dados do IRPF que é para você que já declarou anteriormente e quer usar os dados anteriores para ter menos dor de cabeça na hora de montar o Imposto de Renda. 

Claro que precisamos manter os dados atualizados e com todas as informações corretas para não ocorrerem erros. 

Caso ocorra algum problema no seu dia e você não possa declarar, os dados que você deixou preenchidos se mantém lá e quando entrar fica selecionado como etapas. 

Lembre-se de colocar seu nome completo, CPF e o número do título de eleitor.

  1. Declaração Simples ou Completa: 

Mas como vou saber qual é o melhor para mim? 

O Site/Aplicativo conforme os dados que você for inserido nas etapas pedidas, irá te indicar qual é a melhor, se é a completa ou a simples, caso, souber qual a melhor para você o programa também irá mostrar no começo, qual poderá escolher. 

A Declaração simples, serve para quem não tem tantas despesas e pouco gastos, então a Receita Federal irá conceder 20% de desconto nas suas parcelas ou valor total do Imposto de Renda. 

A completa, é para quem tem dependentes e mais gastos e a Receita Federal concede um desconto maior nas parcelas ou no valor total. 

O amor é como o imposto de renda, se não declarar não tem restituição! Manoel brito 

  1. Prestar atenção no preenchimento dos dados: 

Se for a primeira vez que vai declarar o Imposto de Renda, revise todos os seus dados e tome cuidado para não ter nenhum erro que possa te dar dores de cabeça no final. 

Pessoas com dependentes devem colocar todos os dados pessoais de seus familiares e seus CPFS, caso tenham gastos educacionais e sejam menores de idade.

Quem paga pensão alimentícia ou tem empresa é um gasto maior revisar todos os documentos inseridos naquele espaço. 

Caso tenha rendimentos tributáveis como caderneta de poupança, indenização de seguro por roubo, bolsa de estudo e seguro-desemprego, o programa irá mostrar um espaço escrito “Novo” e lá poderá adicionar essas e outras informações. 

Importante inserir pagamentos e doações, caso você tenha convênio, advogados para resolver aquelas dores de cabeça, contabilidade ou até ajuda alguma instituição é sempre bom colocar essas informações, para poder conseguir até uma restituição e investir em outras linhas da sua vida. 

  1. Revisar: 

Sempre revise antes de enviar, para não precisar entrar novamente no programa e ter que corrigir, entretanto, se acontecer, o sistema te dá a opção de consertar o erro e irá te enviar um código para abrir novamente a IR e assim enviar com sucesso o seu Imposto de Renda. 

“Estar preparado para declarar seu imposto de renda no início do prazo é uma das estratégias para seu sucesso financeiro”. – Antonio Castro.

Se precisar retificar, a Receita Federal tem a opção de “Retificar a Declaração”, para que quem não revisou os dados, consiga revisar após a entrega da declaração. 

Para quem fez empréstimo, investimentos precisam declarar no Imposto de Renda? 

Para quem for CLT e fizer empréstimo consignado a partir de 5000 mil reais é obrigatório inserir durante as etapas e conferir para ver se está correto antes de enviar os dados. 

Do empréstimo consignado, pessoal até o cheque especial tem que ser inserida no campo de “Dívidas de Ônus Reais”, após isso entrar no campo de “Discriminação” a Receita Federal pede que se coloque todas as informações sobre o empréstimo para que ele foi feito e isto é usado para ver se o valor bate todos os requisitos para o pagamento do empréstimo. 

No campo “Situação” será necessário colocar informar o valor total do empréstimo e quanto foi pago até o momento da declaração do Imposto de Renda e caso não conseguir pode falar diretamente com um agente financeiro que irá te ajudar a resolver este problema. 

Se fez o empréstimo por garantia a Receita recomenda inserir no campo “Bens e Direitos” que assim como no caso anterior necessita colocar todos os dados no campo de “Discriminação” e se for consórcio sempre informem o total de parcelas pagas e o valor de bens; caso já tenha sido contemplado.

No campo “Bens e Direitos” para quem faz investimentos é importante inserir esses dados que são normalmente fornecidos ou por um agente financeiro, ou corretora que normalmente está com esses rendimentos. 

A Poupança também entra na Receita Federal, se caso precisar entre em “Bens e Direitos”, clique no código 41 e entre em “Caderneta de Poupança” e lance os seus rendimentos na para a Receita Federal.Tanto no caso de investimento é necessário colocar o CNPJ da corretora ou do agente financeiro detentor da conta poupança e se caso for conta conjunta, colocar o CPF do cônjuge, além da agência e número da conta. 

Se caso vendeu ou comprou alguma ação no ano anterior é necessário ter os informes de rendimentos e são disponibilizados pela corretora e pedir as notas de corretagem. 

“Os impostos são o preço que pagamos para ter uma sociedade civilizada”. – Oliver Holmes. 

Colocamos abaixo uma tabela para você poder saber qual a média anual e quando baixar o aplicativo conseguir resolver os seus negócios: 

Limites de valor

Veja a seguir os limites de valor que obrigam à entrega da declaração:

2022/2021 2021/2020 2020/2019 2019/2018 2018/2017
Rendimentos tributáveis R$28.559,70 R$28.559,70 R$28.559,70 R$28.559,70 R$28.559,70
Rendimentos isentos R$40.000,00 R$40.000,00 R$40.000,00 R$40.000,00 R$40.000,00
Atividade rural R$142.798,50 R$142.798,50 R$142.798,50 R$142.798,50 R$142.798,50
Bens e direitos R$300.000,00 R$300.000,00 R$300.000,00 R$300.000,00 R$300.000,00

Saiba mais!

Hoje em dia é bem tranquilo conseguir fazer o seu Imposto de Renda, entrando na play store ou apple store, conseguimos fazer online e montar todo nosso imposto, caso contrário poderá comparecer a um posto para fazer o seu Imposto de Renda e enviar os seus dados. 

Temos uma dica para vocês que querem entender mais sobre o manual do Imposto de Renda e quer entender sobre investimentos, entre na Investidores S/A, lá você poderá entender sobre o mundo dos negócios e onde poderá investir e ganhar o seu dinheiro!