SEO: veja o último relatório de 2022 e as tendências para 2023

O Search Engine Journal (SEJ) divulgou seu último relatório “State of SEO” de 2022, o documento conta com as principais tendências e previsões para 2023, além de, claro, relatar tudo de importante do mundo SEO em 2022. 

Este relatório conta com diversas análises de pesquisas e POV’s (Point Of View, na tradução livre para o português, ponto de vista) de especialistas, o que torna possível entender os maiores obstáculos e problemas que os profissionais de SEO enfrentaram no ano anterior e quais são as expectativas de mudanças para este ano. 

O que todo empreendedor ou investidor espera que aconteça em 2023 é que ele passe longe de se parecer com os últimos dois anos. Por conta da pandemia do Covid-19, diversas empresas que utilizavam o SEO como sua principal forma de atração de clientes sofreram bastante, isso se deve ao fato de que os operadores e administradores dos servidores SEO não possuíam total organização de seus sistemas. 

Apesar de as coisas estarem voltando ao normal depois de quase três anos, não é possível dizer com clareza que este problema não volte a surgir, portanto, é importante entender que imprevistos podem acontecer. 

Entender como a internet e o funcionamento de dados atuam hoje em dia é primordial para o sucesso de qualquer empresa no mundo digital, por conta disso, se você possui algum projeto de expandir a sua marca na rede, é extremamente importante estudar o SEO e entender os padrões que sua empresa irá se encaixar no começo.

Para que seu projeto conquiste uma boa evolução, é necessário compreender quais são as tendências para este ano, então sente-se bem, pegue um caderno e sua melhor caneta, pois hoje veremos tudo sobre os aprendizados de 2022 e as tendências de 2023 para o SEO

As lições de 2022 para o SEO

O relatório divulgado de SEO da SAJ entende que, a machine learning e IA, as próximas alterações do Google e o congelamento dos cookies de terceiros sofreram mudanças este ano comparadas ao ano anterior.

Questionados sobre quais seriam as três maiores mudanças dentro do SEO para 2023, os entrevistados deram as seguintes respostas: 

  • Machine learning e IA;
  • Atualizações do Google;
  • Congelamento dos cookies de terceiros;
  • Páginas de clique zero do Google;
  • Procura por talentos.

Veja um pouco mais sobre elas. 

Machine learning e IA para SEO 

Machine learning e IA, como já era esperado desde sua criação, serão muito importantes para o SEO no futuro, que parece já ser o ano de 2023. Ambos sistemas já estão sendo utilizados em diversas áreas que cercam o SEO, desde a otimização de conteúdos para mídia, até a estratégia de link building e pesquisas das principais palavras-chave. 

Após o lançamento da última atualização sobre conteúdo útil do Google, que prometeu a garantia de que as pessoas iriam consumir mais conteúdos úteis e originais feitos por pessoas e não por máquinas, a impressão é que foi uma tentativa de conter o excesso de conteúdos produzidos por automação, ou seja, pela inteligência artificial.

Entretanto, isso não significa que o uso da IA deve ser dispensado, muito pelo contrário, ela deve ser utilizada cada vez mais. A única maneira de garantir que o conteúdo seja bem recebido pelo público é através de suas características, e apenas com a Machine learning e IA será possível obter as respostas mais concretas. 

Congelamento dos cookies de terceiros

A descontinuação de cookies de terceiros não irá afetar gravemente o SEO, mas irá proporcionar maiores desafios para a  privacidade de dados, o que irá resultar na criação de problemas maiores para as empresas que contam com dados específicos para planejar suas ações.

A expectativa é que os cookies existam de duas formas no futuro: marketing com base em relacionamentos e corte. Ambas estratégias possuem potencial de se tornarem grandes oportunidades, dessa forma, elas devem ser consideradas no momento do planejamento de uma estratégia de marketing. 

Procura por talentos para SEO

 

A busca por talentos que conseguem lidar com o SEO está aumentando a cada dia que se passa, isso significa que o “arsenal” de profissionais que entendem e sabem os caminhos para alcançar o topo desta área está escasso. As empresas que almejam o sucesso e contam com o SEO devem garantir que os profissionais habilitados estão presentes no projeto. 

Como você já deve saber, para o sucesso de uma estratégia SEO é necessário contar com uma grande equipe, entre eles estão escritores, estrategistas, desenvolvedores e designers, só assim será possível chegar em grandes resultados. 

As melhores técnicas para 2023

É difícil prever com precisão o que pode ou não funcionar no futuro, porém existe muita expectativa nessas estratégias listadas abaixo.

Baseado nos comportamentos dos profissionais de SEO, as melhores estratégias para 2023 são:

  • Bom conteúdo:

Os conteúdos de alta qualidade devem permanecer sempre como base de qualquer estratégia SEO, afinal, o público gosta de consumir apenas as melhores coisas, não é mesmo? 

Vale ressaltar que é bom alavancar os esforços de marketing produzindo conteúdos originais que sejam de boa qualidade que não procure apenas se favorecer através de palavras-chave, mas sim de acordo com a necessidade de seu público.

  • Velocidade das páginas web: 

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia e internet, é primordial possuir um site que esteja atualizado e em dia com as novidades do mercado. 

Além disso, estudos comprovam que os sites que obrigam seus usuários a esperarem até o carregamento da página contém fortes chances de perderem seus números, até porque ninguém gosta de esperar olhando para uma tela em branco, principalmente na nossa realidade onde tudo e todos devem ser os mais velozes possíveis.

  • Backlinks: 

A estratégia de ligar um site com outro através de backlinks deve ser uma das principais maneiras de praticar SEO em 2023. O Google utiliza os links como maneira de validação de um site, dando a entender que o site possui alta confiabilidade.

Além de que, quando um site possui links ligados para um em específico, a plataforma e os usuários irão entender que aquele conteúdo é valioso. 

Conclusão

A evolução da tecnologia está impulsionando todos que possuem contato direto com ela, isso faz com que diversas empresas entrem em uma espécie de corrida para alcançar o “novo” mais rápido que os concorrentes, e o SEO é um desses caminhos, portanto, é extremamente importante que uma companhia saiba como utilizá-los. 

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