O que é Tráfego Pago?
Antes de explicar o que é tráfego pago, vamos esclarecer o conceito de tráfego no marketing digital. Tráfego é o fluxo de usuários que acessam seus canais de comunicação.
Por exemplo, vamos supor que uma média de 500 pessoas visitam seu site diariamente. Este é o tráfego diário atual do seu site!
Mas, uma vez que o objetivo de todo negócio digital é atrair mais visibilidade online, provavelmente você terá que implementar estratégias para ajudá-lo a aumentar esse tráfego.
O mesmo acontece com outros canais, como redes sociais e landing pages.
Portanto, quando falamos sobre tráfego pago, estamos falando sobre uma estratégia que envolve investir dinheiro para aumentar o tráfego.
O tráfego pago é uma opção mais rápida para crescer na internet.
Mas é importante ter em mente que apenas pagar por links patrocinados não é uma varinha mágica; os usuários desejam encontrar soluções para suas principais questões em sua página.
Essa é a única maneira de eles permanecerem em sua página o tempo suficiente para que os algoritmos considerem seu conteúdo relevante e exibam seus anúncios pagos.
Resumindo, tráfego pago significa investir dinheiro em plataformas e sites de anúncios pagos para atrair usuários a uma determinada página, perfil ou oferta.
Permite-lhe divulgar o seu negócio em vários locais e, assim, atingir diferentes públicos.
Os empresários desejam fazer seu negócio crescer e conquistar novos clientes. Porém, para que isso se torne realidade, sua marca precisa se tornar conhecida e impactar novos usuários que poderão se tornar consumidores no futuro.
Dentre as várias formas de divulgar sua marca, uma das formas de aumentar essa visibilidade é com o tráfego pago.
Basicamente, podemos aumentar o tráfego de duas maneiras: por meio do marketing de conteúdo e com links pagos. Neste artigo, examinaremos a segunda alternativa.
Se você quer saber como fazer seu negócio se destacar investindo corretamente, este post é para você!
Qual é a diferença entre tráfego pago e orgânico?
Como discutimos anteriormente, o tráfego pago é uma maneira mais rápida de investir no crescimento do seu negócio online. Mas também é possível usar estratégias de tráfego gratuito, conhecidas como tráfego orgânico.
Claro, você terá que investir tempo e paciência neste tipo de estratégia, mas financeiramente falando não é necessário gastar nada. A diferença é que os resultados virão a médio e longo prazo.
As campanhas de tráfego pago, por outro lado, retornam resultados quase instantâneos. Por isso, muitos empresários os utilizam para impulsionar seus negócios.
Mas uma estratégia não impede a outra. Na verdade, a melhor aposta é usar os dois para garantir os melhores resultados no tráfego.
O tráfego orgânico é constante e gradual. Você deve investir em criação de conteúdo, SEO, backlinks, email marketing, entre outros.
O tráfego pago pode ser frequente e esporádico. Depende de quanto dinheiro você está disposto a investir e que tipo de retorno você está procurando. Mas para todos os empreendedores, é um investimento que vale a pena.
Tráfego qualificado
A definição específica de “tráfego qualificado” difere de organização para organização; pode ser resumido como visitantes do site que já podem estar cientes de sua marca e cujos dados demográficos se enquadram em seu público-alvo (conforme definido por suas personas de cliente ).
Resumindo, o tráfego qualificado consiste em pessoas com maior probabilidade de se tornarem clientes futuros ou recorrentes. O tráfego qualificado tem maior probabilidade de conversão; visitantes menos qualificados podem dar a você cliques e impressões, mas não vão converter e se tornar clientes.
Tráfego social
Tráfego enviado de sites de mídia social, como Facebook ou Reddit (orgânico e pago) para o (s) domínio (s) analisado (s) durante o período de tempo especificado. Inclui compra de mídia direta do Facebook.
Página de visão geral do tráfego social
Os seguintes insights estão incluídos:
- Compartilhamento de tráfego : porcentagem de tráfego enviado de páginas sociais para os sites analisados
- Visitas em redes sociais: soma das visitas ao site (não exclusiva) de fontes sociais durante o período de tempo selecionado
- Páginas de referência : a distribuição de visitas sociais por rede social
- Compartilhamento de tráfego ao longo do tempo : a mudança no tráfego social e no compartilhamento de tráfego social ao longo do tempo.
Tráfego direto
O acesso direto (tráfego direto) a um site ocorre quando um visitante chega diretamente a um site, sem ter clicado em um link de outro site. O tráfego direto pode vir de diferentes fontes:
- Se um visitante conhece o seu URL e o insere diretamente na barra de endereços do navegador;
- Se um visitante marcou seu site como favorito ou o salvou como favorito em seu navegador ;
- Se um visitante clicar em um link contido em um e-mail (a URL foi compartilhada por uma terceira pessoa).
Visitas contínuas também são classificadas como tráfego direto em nossa solução de análise digital . Este tráfego direto é, portanto, classificado como “tráfego orgânico”. Podemos distinguir entre dois tipos de tráfego direto:
- Visitas contínuas são o tráfego para seu site que contém uma página de seu site como um referenciador. Isso ocorre quando um visitante fica inativo em seu site por 30 minutos e depois começa a navegar novamente a partir da página em que parou. Isso resultará na criação de uma nova visita com uma página de seu site como referenciador.
- Tráfego direto “ fora do site ” vem de visitantes que acessam seu site sem um referenciador .
Tráfego de referência
Como o tráfego de referência é rastreado? Bem, é passado via HTTP. Quando alguém clica em um link em seu site, o navegador envia uma solicitação ao seu servidor e essa informação é incluída na maioria dos casos.
Agora, nem todos os casos, as pessoas podem obviamente esconder coisas e usar VPNs, mas na maioria dos casos, a solicitação inclui um campo de dados sobre o último lugar que a pessoa visitou. O Google Analytics captura esse campo, salva essas informações e as relata a você como uma referência dentro de seus relatórios de origem.
Por que você deve investir em tráfego pago?
Muitas pessoas acreditam que não precisam investir em tráfego pago, pois o tráfego orgânico é suficiente.
Essa ideia pode ser considerada falha, pois uma das premissas do marketing digital é o desenvolvimento de ações integradas que, quando colocadas em prática em conjunto, aumentam o resultado final desejado.
Claro, só é possível usar estratégias orgânicas para promover o seu negócio. Porém, investir apenas em uma área pode significar comprometer o sucesso da ação, além de ser uma forma de não explorar outras alternativas.
Dê uma olhada em algumas dicas sobre quando é uma boa ideia usar tráfego pago:
Promova ações específicas
Muitos empresários reclamam que manter recursos exclusivos para tráfego pago não é viável. Se não for possível usar um valor fixo, este modo pode ser usado para ações específicas.
Por exemplo:
Sempre que você lançar um novo produto, material exclusivo postado recentemente no site, uma promoção ou algo esporádico com horário pré-determinado para início e término, você pode usar a estratégia de compra de tráfego.
Ganhe mais visibilidade com mais rapidez
O tráfego orgânico funciona e ajuda a manter o nome da marca no topo dos resultados de pesquisa, mas o maior problema é que pode levar meses até que aconteça.
Como resultado, ao investir em anúncios pagos, você estará aumentando a visibilidade de sua empresa e melhorando o reconhecimento da marca com mais rapidez.
Assim, após essas ações, é possível trabalhar com um público que já foi impactado inicialmente por essas campanhas e transformá-las em compradores.
Expanda a taxa de conversão
Usar links pagos pode ser eficiente para impactar leads na última etapa do funil de vendas.
Quando o usuário faz buscas específicas na internet, isso significa que ele sabe qual é o seu problema, já considerou as alternativas e está em busca de uma solução.
Ao escolher os termos e palavras-chave corretos, você pode expandir as conversões, entregando conteúdo e soluções aos usuários no momento em que eles realizam uma pesquisa.
Melhore sua reputação com o Google
Como explicamos resumidamente, o Google usa um algoritmo que classifica as melhores páginas da web de acordo com termos específicos.
Um dos fatores que são levados em consideração nessa classificação é o tempo que os usuários passam no site após a realização de uma pesquisa.
Desta vez, mostra à plataforma se a pesquisa foi útil ou não e, se for eficaz, o Google entende que a página é confiável e melhora a reputação do domínio do site.
Como funciona o tráfego pago?
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o tráfego pago requer muito planejamento, monitoramento, testes e análises
Para planejar adequadamente esse tipo de estratégia, você deve primeiro decidir qual é o seu objetivo. Algumas opções são:
Promova sua marca e ganhe visibilidade; obtenha mais seguidores; traga mais visitantes ao seu site; capture leads; venda uma oferta.
Além do seu objetivo, um bom planejamento requer que você conheça bem o seu público e sua personalidade. O motivo é que quanto mais direcionadas forem as suas campanhas de tráfego pago, melhores serão os resultados
Em seguida, você precisa definir o formato da oferta: texto, imagem, vídeo … E também qual será a sua chamada para a ação.
Essa escolha também é feita com base na escolha dos canais ou plataformas em que você anunciará. Falaremos sobre isso mais tarde.
E, finalmente, você terá que escolher o orçamento do anúncio e como ele será cobrado. O faturamento pode ser por clique, CPC ou por mil impressões, CPM. Veja abaixo!
CPC
O CPC é a estratégia ideal para quem deseja gerar conversões, ou seja, visitas à página, vendas de produtos, leads etc. Isso ocorre exatamente porque você só paga se quem vê seu anúncio realmente clicar nele, ao contrário do CPM.
CPM
CPM é o custo de mil impressões. Em outras palavras, você pagará cada vez que mil pessoas visualizaram seu anúncio.
Nesse formato, quem dá o lance mais alto acaba sendo o que tem melhor alcance e melhor classificação. Então, se você quiser mais resultados, terá que investir mais dinheiro e, claro, criar um anúncio relevante e valioso.
Dinheiro não é o único critério que define o alcance e a classificação de uma campanha, mas é um dos mais importantes.
Portanto, o CPM é recomendado para quem visa gerar reconhecimento de marca e ganhar visibilidade online.
Portanto, o CPM é recomendado para quem visa gerar reconhecimento de marca e ganhar visibilidade online.
5 ferramentas de geração de tráfego
Atualmente, existem várias plataformas e sites que oferecem opções de publicidade. Caberá a você entender o propósito de cada um e identificar onde está o seu público-alvo.
Google Ads
O Google Ads é uma das plataformas de geração de tráfego mais utilizadas, pois os anúncios aparecem na parte superior ou lateral do mecanismo de pesquisa do Google ou de sites parceiros.
Uma das vantagens dessa opção é que você pode optar por pagar apenas quando os usuários clicarem em seu anúncio.
Além disso, a plataforma permite que testes A / B sejam realizados com variações de chamada, palavra-chave, texto e call to action. Dessa forma, identificar o que funciona e o que não funciona fica mais fácil e claro.
Os anúncios competem para aparecer no topo dos resultados da pesquisa e o escolhido é decidido pelo valor do lance e pela relevância do site.
A plataforma também oferece um display com as principais métricas necessárias para as avaliações e os anúncios podem ser segmentados por gênero, dispositivo de acesso, localização, entre outras opções.
Anúncios do Facebook
Os Anúncios do Facebook permitem que você crie anúncios com fotos, textos e vídeos que serão exibidos no Facebook e levarão os usuários a visitar o site da sua empresa.
Essa plataforma pode ser usada em conjunto com o Google Ads, pois acaba capturando um público diferente.
Também permite uma alta segmentação na qual é possível definir a exibição dos anúncios com base em interesses, sexo, idade, relacionamento e profissão.
Anúncios do Instagram
Com os Anúncios do Instagram, você pode exibir anúncios em vídeo, uma única foto ou carrossel de fotos, incluindo texto. Você também pode anunciar no Stories e no Instagram Shopping.
A ferramenta está conectada ao Facebook por serem do mesmo grupo. Isso é ótimo porque você pode criar estratégias conjuntas para ambos os canais.
Por ser uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, anunciar no Instagram é muito benéfico para muitos empreendedores.
Você terá ferramentas incríveis de segmentação e análise, bem como diversos recursos e formatos para atrair seu público!
Anúncios YouTube
Se sua empresa também produz conteúdo de vídeo, os anúncios do YouTube podem ser uma excelente ferramenta de publicidade.
Os usuários estão mudando seu hábito de consumo de dados e a maioria dos acessos online vêm de vídeos.
Além disso, produzir conteúdo de vídeo é uma isca para atrair usuários ao seu site para vender conteúdo e cursos online, por exemplo.
Anúncios do LinkedIn
O LinkedIn é uma plataforma utilizada para conexões profissionais e geração de contatos entre empresas B2B. Porém, se o seu público está no LinkedIn, nada o impede de anunciar na plataforma.
É importante enfatizar que o preço de clique nesta plataforma é geralmente mais alto do que em outras opções. Mas, se o seu público é altamente segmentado e pode ser convertido com essa ação, pode valer a pena investir nela.
Investir e analisar
O fato de sua marca investir em tráfego pago não significa que seu site terá mais acesso e nem os usuários farão parte de seu público-alvo. Mas, esta é outra estratégia que pode ser usada para aumentar o alcance de sua empresa.
Mas lembre-se sempre que, antes de investir, é preciso planejar, construir conteúdo, ter um site responsivo e pensar na experiência de seus usuários para otimizar a divulgação desse material. Afinal, não adianta comprar tráfego se seus usuários não têm para onde ir.
Saiba mais!
Além disso, você precisa acessar as informações de campanha disponíveis e criar relatórios que identifiquem se os investimentos realmente valem a pena. Porque é assim que você vai entender o que funcionou e o que pode ser melhorado.
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