Empreendedor: Saiba como ser resiliente e investir nos seus sonhos

Caro (a) empreendedor (a),  

Construir o seu próprio negócio não é nada fácil e continuá-lo parece ser uma tarefa quase impossível, que para você quando estiver no seu pior momento vai crer que estar no Hall dos Grandes não faz parte da sua história de vida, mas está erroneamente enganado (a). 

Eu poderia escrever uma carta frente e verso para lhe fazer entender que a sua carreira como empreendedor não está por um fio, basta apenas você acreditar em si mesmo, no seu potencial e nas suas habilidades.  

Nada será perfeito como um conto de fadas e o Walt Disney que o diga, você vai errar, tropeçar, cair e, por fim, encontrará formas de se levantar e defender as suas ideias até o ciclo recomeçar.  

Se você está começando como empreendedor e tem o sonho de que será fácil porque não possui chefe ou horários estipulados por terceiros, sinto em lhe dizer e quebrar com a sua fantasia, mas esse sonho é uma ilusão para convencer a si mesmo de que está no melhor momento da sua vida e possui responsabilidade 0.

No entanto, verá quando atender a porta da realidade que não é bem assim que a banda toca.

“Precisamos parar de romantizar a profissão de empreendedor. É uma luta constante, diária, para salvar a vida da sua empresa – e a sua própria pele.” –  Spencer Fry, cofundador do CarbonMade.   

Nenhuma empresa se constrói com base no mar de rosas que tudo é perfeito, lindo e perfumado:

  • Como empreendedor, você vai ter os seus dias bons com grandes ideias, ótimos negócios e acabar o dia com um sorriso de doer o rosto;
  • ou terá dias ruins que os negócios não foram muito bem, houve alguma divergência e a vontade de chorar e descontar as suas frustrações em seu ambiente calmo e seguro.   

Portanto, sem tristeza e venha descobrir a ser resiliente em todos os campos da sua vida, principalmente, o seu lado empreendedor.

É a sua história, você deseja que ela seja contada por terceiros e vê-la passar diante de seus olhos ou ser a estrela do seu próprio show? 

O que é resiliência?   

É uma necessidade comportamental de se adaptar em novos cenários mesmo nas condições críticas.   

Demonstrar resistência a situações desesperadoras ou que possam causar choque psicológico, um escudo mental para que os obstáculos sejam mínimos de serem enfrentados e a pressão é apenas um detalhe para a conquista de um bem maior.   

“O verdadeiro teste não está em evitar o fracasso, pois isso é impossível. O verdadeiro teste é saber o que você fará com o fracasso; se você estancará no meio do caminho ou se você resistirá.” – Barack Obama, 44º presidente dos Estados Unidos.  

Resiliência é tirar forças do seu eu interior para enfrentar as adversidades, aprender com os erros e superar os traumas para continuar seguindo em frente, sem desistir ou cruzar os braços admitindo a derrota sem fazer nada para reverter a circunstância.  

Empreendedor = Ser Resiliente!

 Você é resiliente?  

Ser resiliente é uma prova constante, ainda mais quando você entra no mundo do empreendedorismo que para começar é fácil, mas continuar depende da sua capacidade de se manter em pé e lutar pelo seu negócio, principalmente, por você.   

Para entrar no Hall dos Grandes como empreendedor, você precisa ter em mente três coisas:  

  • Para chegar longe, precisa ter FOCO em seus objetivos e as metas que deseja atingir;  
  • FRACASSAR não é motivo para desistir, mas sim para continuar se esforçando e aprender com os erros;  
  • Nem sempre será fácil com os altos e baixos na vida de um empreendedor, no entanto, a sua PERSISTÊNCIA será de suma importância na sua jornada.  

O seu sucesso é baseado na sua escalada para receber as glórias e colher as riquezas, um trabalho de médio a longo prazo.

Nada virá de graça e de mão beijada se você não nasceu em um berço de ouro ou possui os contatos certos, então tem o dever de se esforçar o dobro, o triplo – se for preciso – para realizar o seu projeto e vê-lo tomar forma.   

No entanto, não esqueça que “entrar é fácil”, mas a sua trajetória e as suas decisões dependerão de como você agirá para prosseguir.   

“A maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantar cada vez que caímos”. – Nelson Mandela.  

Será forte ou determinado(a) o bastante para continuar?   

Deixará os tropeços te impedir de levantar e seguir em frente?  

Qual imagem você deseja ver no futuro próximo daqui cinco anos ao se ver no espelho: um(a) empreendedor(a) batalhador(a) que enfrentou cada complicação para chegar no topo ou alguém com os sonhos frustrados por medo de tentar demais e não obter resultados?  

Como aplicar a resiliência no dia a dia?

Cultivar a resiliência não é uma ciência exata, ela nasce como uma faísca e você, empreendedor, quem irá decidir se deve alimentá-la ou deixá-la enfraquecer até ser uma sensação vaga; vazia na sua vida.   

Aplicá-la no seu cotidiano dependerá da sua força de vontade para fazer o seu negócio sucesso, afinal quando você – como empreendedor – admira alguém como Steve Jobs e o legado que ele construiu.

As suas primeiras impressões da história dele são o deslumbramento e a ilusão de que foi fácil conquistar a sua jornada, mas se aprofundar na história verá que não foi um mar de rosas, pois teve os seus momentos bons e ruins.   

Não deixar a ilusão te cegar e colocar na sua cabeça após errar uma ou duas vezes que a vida de empreendedor não é para você.

Se possui uma visão clara do seu negócio e quer conquistar o seu espaço construindo uma marca de sucesso com base na qualidade e na confiança, nem os seus piores medos poderão levar a melhor de você.  

Deixe a procrastinação para trás, respire fundo e comece a organizar os objetivos da sua vida profissional.   

Monte uma meta diária do que pretende atingir nos dias da semana e uma meta a longo prazo para lembrá-lo constantemente o caminho que deseja traçar, não para colocá-lo sob pressão, mas para ter uma clareza dos seus objetivos.  

Concentre-se no seu negócio para fazê-lo dar certo, entretanto, não fique 24 horas do seu dia perdido nas ideias da sua cabeça e o que fazer para continuar melhorando.

Dê um tempo e vai curtir a vida com a família ou amigos para tomar um ar fresco e voltar renovado para dar continuação no projeto.  

As melhores ideias vêm quando menos você espera, elas têm a peculiaridade de se fazerem presentes nos momentos que a sua mente está concentrada em outros aspectos da sua vida ou dá um click ao assistir um programa, ler um livro ou sair para passear com o animal de estimação.  

“As experiências nas quais conhecemos de perto a cara do medo são aquelas que nos concedem força, coragem e confiança. Depois delas, podemos dizer ‘Eu vivi aquele horror. Posso aguentar o que vem pela frente.’ É preciso encarar aquilo que achamos que não conseguimos fazer.” – Eleanor Roosevelt, antiga primeira-dama dos Estados Unidos e ativista pelos direitos humanos. 

Para manter a resiliência ativa no seu dia a dia é uma tarefa constante apegada a superar situações que requerem da sua força de vontade, paciência e uma pequena dose de manter a cabeça no lugar e ponderar sobre as questões expostas na sua frente tanto como pessoa quanto como empreendedor.   

4 dicas para continuar motivado e enfrentar as suas dificuldades como empreendedor 

  1. Encontre a sua paz interior   

Às vezes, o melhor que se pode fazer quando se sente sufocado é dar um espaço para respirar fundo e colocar as ideias no lugar.   

Não estou dizendo que é fácil, ainda mais quando é empreendedor com o próprio negócio para administrar e depende de você para resolver adversidades, no entanto, se estiver focado apenas na parte negativa e trabalhar com o pessimismo rondando em sua volta, nunca sairá do lugar.  

Foque no lado positivo a médio e longo prazo, não vá com tanta sede ao pote e sempre pense que o sol volta a surgir com a sua luz radiante, afinal, você atrai o que você pensa e fala com convicção, mantenha em mente o lado bom da vida.   

“Saia da história que está prendendo você e comece uma nova história, escrita por você mesma.” – Oprah Winfrey, empresária e magnata da televisão.  

Vá atrás da sua paz interior e se conecte consigo mesmo para poder descobrir o próximo passo, o autoconhecimento pode te ajudar nessa trilha para definir a sua melhor versão nos campos da sua vida.  

Aproveite o seu momento e escute a voz da razão para lhe guiar, se a escutar bem encontrará bem mais do que as respostas que procura, mas também as perguntas certas.   

2. Tire um tempo para família e amigos  

A família e os amigos são o seu suporte e o seu apoio para dias turbulentos, eles estarão lá para você quando precisar de um ombro amigo, um conselho ou de um ouvinte.   

São o seu principal alicerce para te alegrar e distrair a sua mente do mundo real e tempestuoso, para espantar a sua tristeza e a nuvem negra pairando na sua cabeça, além de fazê-lo enxergar por novas perspectivas.   

Cultive as relações das pessoas com quem ama e só colherá frutos e recompensas.

São os seus familiares e amigos verdadeiros e próximos que entenderam a sua jornada como empreendedor, das suas batalhas, quedas, dores e, principalmente, vitórias.

3. Busque um hobby  

Quando a cabeça está cheia de pensamentos como negociações, ideias, problemas e contatos, fica difícil encontrar um hobby para sair um pouco dessa loucura de empreendedor e aproveitar o que a vida tem de melhor a oferecer quando o seu estado mental não está sobrecarregado.   

“A melhor maneira de começar alguma coisa é parar de falar e dar o primeiro passo.” – Walt Disney, fundador do Disney Brother Studio e da Disneyland.  

Tenha certo conhecimento do que deseja fazer ou aprimorar as suas habilidades, seja artística, física ou lógica, deixe a vergonha, preguiça ou medo de lado para começar algo novo para desocupar a mente e focar mais em si mesmo.   

Vá atrás de algo novo e não deixe escapar por entre os seus dedos como pequenos grãos de areia, saiba como separar um tempo para você no seu dia a dia a fim de focar na sua pessoa e nos seus gostos e interesses pessoais.   

4. Nunca deixe de sonhar  

Sonhar faz parte da vida de um empreendedor, é imaginar situações acordado com as melhores perspectivas e não querer acordar, você pode realizar os seus sonhos contanto que esteja apto a enfrentar a maré e descansar na praia com o sentimento de realização vibrando no peito.   

Sonhos são mais que meras fantasias, são um vislumbre da sua vida. Só depende de você para fazer dar certo e ser persistente ou cruzar os braços e fazer reclamações diárias pela sua vida e o seu negócio estarem estagnados.   

“O sucesso costuma aparecer nas vidas daqueles que estão ocupados demais para procurar por ele.” – Henry David Thoreau, ensaísta, poeta e filósofo.  

Nunca deixe de sonhar e faça você mesmo acontecer as coisas lindas na sua vida, não confie e espere um milagre cair do céu para finalmente dar play na sua história.

Você está no controle e mantenha as duas mãos no volante com confiança e perseverança para continuar o seu negócio e lidar com as demais dificuldades com paciência e tranquilidade.   

Saiba mais!

Ser empreendedor é um desafio constante para colocar a sua resiliência à prova a cada curva, mas por mais doloroso que o caminho possa ser para cumprir os seus objetivos, nada será mais tão recompensador do que colher os frutos do seu trabalho.  

Quer se aprofundar mais no conhecimento, se livrar dos maus hábitos e ser uma pessoa e empreendedor(a) de um negócio de sucesso, leia O Poder do Hábito, de Charles Duhigg. 

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.” – Augusto Cury.

Como você está lidando com as dificuldades de ser empreendedor? Conte para a gente!

Gosto do artigo de dicas de resiliência para a sua vida de empreendedor, leia mais assuntos como este em Investidores S/A.