4 Ps do Marketing: aprenda tudo sobre os pilares do marketing

Assim como qualquer coisa na vida, tudo se evolui e se transforma, teorias inventadas a muito tempo atrás são melhoradas ou adaptadas a uma nova realidade. Atualmente, o marketing está em um processo de evolução para o mundo digital, entretanto, um de seus conceitos base vem sendo crucial para a nova era do marketing, esse conceito se chama os 4 Ps do marketing. 

Estudantes de marketing e publicidade com certeza entendem a importância desse conceito. Os 4 Ps do marketing representam os quatro pilares de uma das estratégias mais utilizadas na área. 

Os quatro Ps se resumem a Preço, Produto, Praça e Promoção. Cada “P” desse conceito define como uma marca ou empresa irá trabalhar para alcançar seus objetivos, que é atrair e fidelizar seus clientes. 

Apesar de ser um conceito criado em meados da década de 1960, a estratégia já foi revisada diversas vezes, uma das principais revisões foi quando o marketing começou sua transição para o mundo digital. Entretanto, sua essência se mantém a mesma. 

E por incrível que pareça, a maioria das empresas que estão dando seus primeiros passos no mundo do marketing digital não conhece este conceito base, e por conta disso, acabam investindo muito dinheiro mas sem uma direção concreta para seguir, que resulta no fracasso da campanha. 

Portanto, hoje veremos o conceito dos 4 Ps do marketing e como utilizá-las em sua empresa. 

O que são os 4 Ps do marketing 

Os 4 Ps resumem um dos principais conceitos base do marketing, se tornando uma espécie de pilar. Esses 4 Ps fazem referência a cada fundamento que deve ser utilizado em diversas estratégias do marketing, sendo ou não digital. 

Eles são:

  • Preço;
  • Produto; 
  • Praça;
  • Promoção. 

Segundo Philip Kotler, que foi o globalizador deste conceito, os 4 Ps do marketing são variáveis controláveis pelas empresas. Isso significa que, o conceito pode ser decidido internamente sobre seu momento de planejamento e execução.

Além do mais, os 4 Ps são variáveis interdependentes, já que uma tem influência em outra, tornando-as dependentes entre si para que o sucesso seja alcançado. Por conta disso, cada “p” precisa ser planejado de forma conjunta, para que todas as ideias e estratégias estejam alinhadas, visando tornar a marca atraente para seus clientes. 

Entendendo os 4 Ps do marketing

Agora que você já conhece os 4 Ps do marketing, chegou o momento de entender a fundo cada variável e seus significados. Afinal, para construir uma boa estrutura e planejamento é necessário dominar completamente cada parte deste conceito. 

P de Preço 

A escolha de preços de determinados produtos ou serviços muitas vezes passa despercebida como responsabilidade do marketing. Mas a verdade é que o preço é crucial para determinar o sucesso ou fracasso na construção da imagem da marca para a sociedade, além do mais, este é o único “p” que gera receita para a empresa, isso o torna ainda mais importante para uma companhia. 

As decisões que giram em torno do “p” de preço envolve: 

  • Preço de lista; 
  • Formação do preço;
  • Modelo de cobrança; 
  • Variações regionais; 
  • Políticas de descontos;

     

  • Condições de pagamento; 
  • Formas de pagamento. 

Como todos sabem, o preço é uma determinada quantidade de dinheiro que um comprador deve pagar para receber um produto ou serviço. Isso significa que, o processo de precificação envolve um forte componente psicológico, já que o consumidor costuma avaliar os preços de forma criteriosa antes de tomar a decisão de compra.

As cervejarias artesanais podem ser vistas como um ótimo exemplo, elas trabalham gerando a percepção de que os produtos oferecidos são diferentes dos comuns, como se fossem mais nobres. Isso faz com que os consumidores aceitem o valor elevado do produto. 

P de Produto

O produto é a base da existência das empresas, eles são os motivos que geram empregos a diversas pessoas e que fazem a economia de um país girar, além disso, é o produto que satisfaz as vontades e desejos dos consumidores e oferece benefícios para sua vida. 

 As decisões que giram em torno do “p” de produto envolve:

  • Qualidade;
  • Características e opções;
  • Design do produto e da embalagem; 
  • Linhas de produtos; 
  • Branding do produto; 
  • Serviços agregados.  

A partir desses fatores, os consumidores percebem uma série de atributos tangíveis e intangíveis do produto, mas o que isso significa? 

Imagine que um consumidor comprou um Iphone 14 Pro Max, ele estava procurando um aparelho celular atualizado e potente, entretanto, sua maior preocupação é com o prestígio e status social que aquele produto irá fornecer, isso ocorre mesmo no inconsciente do comprador.

Vale ressaltar que o “p” de Produto não se refere apenas a produtos, mas também a serviços, que são intangíveis e variam no momento da execução. 

P de Praça

O P de Praça é derivado do inglês “place” (lugar), este “p” se refere aos meios de distribuição e pontos de venda do produto ou serviço, seja ele físico ou virtual. Este “p” é o que define como o produto vai chegar até o consumidor. 

As decisões que giram em torno do “p” de praça envolve:

  • Canais de distribuição;
  • Cobertura de distribuição;
  • Pontos de venda; 
  • Regiões de venda; 
  • Locais de estoque; 
  • Frete e logística. 

O planejamento dessa estratégia depende muito do tipo de produto ou serviço que uma empresa oferece, das possibilidades de logística, dos custos envolvidos, tempo de entrega, e das opções de canais de venda.

Uma companhia pode optar por vender em suas próprias lojas ou em lojas de diferentes marcas, além de poder definir se a venda será física ou no e-commerce, até mesmo escolher se os produtos serão entregues ou retirados na loja. 

P de Promoção 

Por último, mas não menos importante, temos o P de Promoção, ele é o que mais estamos acostumados a associar com estratégias de marketing. Entretanto, este “p” é diferente de descontos e liquidações, este se refere às estratégias para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo. 

As decisões que giram em torno do “p” de promoção envolve:

  • Propaganda; 
  • Venda pessoal; 
  • Promoção de vendas;
  • Publicidade; 
  • Relações públicas; 
  • Assessoria de imprensa; 
  • Merchandising; 
  • Redes sociais; 
  • Blog; 
  • Influenciadores. 

As variáveis do P de Promoção são responsáveis por comunicar sobre a marca ao público-alvo. Essas estratégias são responsáveis por despertar o interesse e atrair o público para a imagem da empresa, através de promoções que sejam vantajosas para ambas as partes.

Conclusão

O mundo tem evoluído rapidamente nos últimos tempos graças à crescente da tecnologia no dia a dia das pessoas, o que antes demandava muito tempo para acontecer, hoje pode ser feito em questão de minutos. 

E com essa nova era, costumes e práticas também tiveram que evoluir, entre eles, o marketing, que aprendeu a trabalhar no mundo digital. Entretanto, alguns conceitos e estratégias que já eram utilizadas a muito tempo ainda se mostram cruciais para o sucesso ou fracasso de um planejamento. Os 4 Ps ainda são uma grande estratégia no mundo do marketing. 

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo do marketing, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!