Growth hacking: o que é + guia prático para aplicar em sua empresa

O Growth Hacking é uma forma de trabalho que está em alta nos últimos anos, principalmente entre as empresas de tecnologia. Com isso, várias empresas estão aplicando este conceito buscando crescimento do seu negócio, porém a maior parte está fazendo isso de forma errônea.

Venha entender como aplicar o Growth Hacking de maneira correta em sua empresa.

O que é Growth Hacking?

O termo Growth Hacking, surgiu em 2010, criado por Sean Ellis. Ele é ex-líder de crescimento da Dropbox e da LogMeIn, além disso, fundou Qualaroo e o GrowthHackers. Ellis analisou algumas empresas que estavam em crescimento acelerado e descobriu alguns pontos em comum entre elas:

  • Buscavam formas não tradicionais ou inovadoras de divulgar marcas, produtos ou serviços;
  • Times dedicados a Growth com formações bem diversas;
  • A partir de informações, buscavam fazer rigorosas otimizações.

Primeira coisa necessária para aplicar o Growth Hacking, é saber o que é isso, na verdade a primeira coisa é entender o que não é.

Ao contrário do que a maioria pensa, o Growth Hacking não é apenas uma metodologia ou que para aplicá-lo é necessário um time gigante de especialistas, ele não é uma ideia genial que mudará todos os paradigmas do empreendimento. Caso a empresa não entenda este ponto, provavelmente ela não está pronta para ele.

O Growth Hacking é uma forma de pensar, um jeito de trabalhar o crescimento do seu negócio, baseando-se na construção empírica para melhorar as práticas a partir de hipóteses e experimentos.

Ele é diferente das metodologias que tratam sobre o crescimento dos negócios, que são genéricas em sua maioria e tratam deste assunto apenas como uma forma de facilitar o entendimento disto.

A linha de raciocínio do Growth Hacking é focar os esforços nos problemas da empresa, pensar em melhorias para essa situação, priorizando as melhores ideias, modelar a melhor e mais simples forma de testar essa ideia. Depois garantir que aprendeu com os sucessos e insucessos e usar esse aprendizado para testar novas formas de testagem.

Essa linha de raciocínio do Growth Hacking não é algo novo ou complicado, a maior dificuldade dela é a disciplina e execução. Uma coisa importante é sobre a ordem lógica que para ela ser aplicada.

Porque aplicar o Growth Hacking?

Existem três motivações principais para investir no Growth Hacking. O primeiro é o crescimento a partir de pequenas evoluções.

Não existe quase nenhuma técnica milagrosa para fazer a sua empresa atingir grandes números rapidamente, então ao invés de buscar uma forma complicada e quase única de crescer da noite para o dia e usar uma ideia muito certeira de evoluir aos poucos.

Outra motivação para usar o Growth Hacking é a possibilidade de fazer diversos experimentos ao mesmo tempo. Normalmente fazer novos experimentos em sua empresa leva tempo e cerca de 50% deles falham por isso a melhor coisa é rodar diversas experimentações juntas.

“Se você possui 100% de experiências positivas, não está correndo riscos suficientes ou não está executando experiências suficientes.”.

O acúmulo de aprendizado também é uma ótima motivação para usar o Growth Hacking. Usando do princípio de rodar diversos experimentos ao mesmo tempo, mesmo que eles não tragam resultados, é possível aprender com os erros, pensando em novas formas de melhoria.

Como aplicar o Growth Hacking?

Para se tornar um bom Growth Hacker precisa combinar três habilidades: métricas, curiosidade e criatividade.

Além disso, ele deve juntar isso às estratégias de marketing, de vendas, financeiras e até engenharia. Para aplicar o Growth Hacking, sua profissão de formação não é importante, é necessário apenas ter o foco para fazer sua empresa crescer.

Quando o Growth Hacking é aplicado de forma efetiva, ele apresenta algumas características:

  • Engaja toda empresa;
  • É ágil;
  • E traz resultados que se sustentam.

Para isso, é necessário seguir cinco passos, que são os seguintes:

Geração de ideias

Gerar ideias no Growth Hacking precisa de uma atenção extra, pois elas podem estar relacionadas aos problemas que a empresa precisa resolver. Antes de tudo, é importante levantar qual métrica de negócio você quer impactar. É preciso gerar leads, aumentar a quantidade de oportunidades de venda, pedidos de orçamento, entre outras coisas.

Após isso, em conjunto com toda equipe, é preciso levantar diversas ideias para melhoria, que serão filtradas pela própria equipe. Nesta parte do processo é sempre preciso estar pensando na métrica foco do experimento. Algumas formas de fazer isso são análise e busca por melhorias fáceis de fazer, pesquisa por hacks e o brainstorming.

Modelagem                  

A modelagem também é um dos passos para aplicar o Growth Hacking. Ela é basicamente qual é o experimento e quais são suas hipóteses em relação a ele.

Uma boa modelagem inclui, além de falar qual seu experimento e a hipótese, as métricas que devem ser observadas, quais pessoas e ferramentas estão envolvidas, qual será o workflow e o como será acompanhamento. Veja um exemplo de modelagem abaixo:

Experimento 4 Aumentar o CTR dos e-mails de lançamento de material rico
Hipótese Ao reposicionar o Call to Action do e-mail de lançamento, aumentaremos o CTR em 20%.
Métricas Número de e-mails entregues
Número de e-mails abertos
Número de cliques no CTA
CTR = Número de cliques no CTA/ Número de e-mails abertos
Pessoas envolvidas Rica
São Paulo
Ferramentas envolvidas RD Station
Workflow Criar novo template de e-mail
Configurar teste A/B
Fazer disparo da campanha
Acompanhamento 2 dias após envio da campanha
Tabela: Resultados Digitais

Experimentos

O Growth Hacking exige que experimentos sejam feitos e isso não é nada mais, nada menos do que a execução daquilo que foi colocado na modelagem. É importante que a pessoa que está cuidando do experimento seja capaz de monitorá-lo da forma correta, pois não é difícil se perder no acompanhamento.

Nesta etapa alguns pontos são de extrema importância, como priorizar ideias que equilibrem facilidade e impacto, economizar tempo escolhendo as ferramentas corretas e preparando o terreno e realizar testes importantes, que gerem impactos estatísticos.

É sempre importante garantir que o experimento conte com um tamanho de amostra com uma significância estatística mínima ao experimento.

Analisar os resultados do experimento

No Growth Hacking, é sempre importante analisar os resultados pelo simples fato de que é agora que você irá confirmar ou não se seu experimento deu certo. É de suma importância não manipular ou enviesar os resultados, já que o ponto principal nesta parte é aprender.

 Caso o experimento dê certo, é preciso descobrir como sistematizá-lo e escalá-lo. Agora, se der errado investigar o motivo disso ter acontecido, o que pode se tirar de aprendizado dessa situação e quais ideias podem ser extraídas para os futuros experimentos. E como mais de 50% dos experimentos dão errado, é preciso sempre documentá-los para não repetir esses erros.

Avaliação de próximos passos

O último passo da aplicação do Growth Hacking é avaliar os próximos passos, dependendo dos resultados da etapa anterior e aplicá-lo em macro escala. Nele basicamente você repetirá os ciclos em caso de resultado negativo ou planejar as ações de como escalar o experimento com resultado positivo.

Normalmente os testes são feitos em volume de tráfego menor, para evitar prejuízos, então é importante sempre replicar este hack de crescimento, para que os resultados tomem um volume relevante.

Conclusão

É sempre importante lembrar que o Growth Hacking não é apenas uma metodologia, é uma forma de pensar e que não é necessária uma equipe gigante de especialistas para poder aplicá-lo. Caso a pessoa tenha isso em mente, ela está pronta para começar a aplicar esse conceito no seu negócio.

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