Como ser um revendedor de sucesso
Ser um revendedor é uma alternativa inteligente e criativa para ter uma renda extra quando a situação financeira aperta e quase nunca sobra nada para gastar no final do mês ou guardar de emergência.
Um revendedor começa o seu negócio por dois motivos: desemprego ou segunda opção de renda.
Na pandemia, o nível de desemprego aumentou pelo fechamento das empresas e o corte de custos – com a demissão dos colaboradores.
Tal cenário implodiu no primeiro trimestre de 2020, no Brasil, sem aviso prévio para a população, onde não havia um planejamento financeiro para assegurar às empresas de pequeno, médio e grande porte a não fechar as portas ou eliminar pessoal da sua folha de pagamento.
Segundo os dados divulgados, em 2021, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média anual de desemprego no Brasil foi de 13,5% em 2020 comparado em 2012 que teve uma média de 4,6%. Uma diferença gritante de 8,9%.
Ser revendedor é ser resiliente!
Não dá para simplesmente fechar os olhos e não ver os dados traduzindo o que se passa com a realidade como nuvens cinzentas beirando a população mundial no setor econômico é uma forma de testar a resiliência ou uma consequência dos nossos atos constantes?
Há infinitas possibilidades de respostas para essas perguntas, mas a maior lição que você pode tirar é sempre se levantar e não deixar o pessimismo influenciar nas suas decisões, principalmente, quando envolve a sua vida financeira.
Você escolheu ou foi forçado pela necessidade de sustentar a sua família a embarcar na jornada de ser um revendedor para ganhar o seu próprio dinheiro sem depender de ninguém.
“Sucesso é a combinação de fracassos, erros, começos errados, confusão, e da determinação de continuar tentando mesmo assim”. – Nick Gleason.
O sucesso e os começos certos não caem do céu como um milagre, você deve ir atrás para retomar o controle financeiro da sua vida assim para que sua trilha como revendedor seja uma realização com aprendizados no caminho.
Venha descobrir como ser um revendedor de sucesso e criativo para saber como estabelecer um relacionamento com os clientes e não apenas vender o produto de uma marca em questão.
O que é ser um revendedor?
Um revendedor é aquela pessoa que compra produtos antecipadamente da marca para poder oferecer aos seus potenciais consumidores.
O revendedor estabelece a sua porcentagem de lucro ao vender – acima do valor daquele pago nos produtos – ao vender para os clientes.
Na sua primeira compra como revendedor ao não ter ainda uma clientela fiel com os gostos de produtos já definidos, é a sua função de comprar um pouco de tudo das mercadorias que estão em alta e ter um estoque base.
Só que antes de pensar na sua primeira compra como revendedor, você tem que pensar na marca que deseja revender para dar início ao seu negócio:
- Natura;
- Boticário;
- Avon;
- Mary Kay;
- Eudora;
- Demillus;
- Tupperware;
- Polishop;
- Cacau Show;
- Entre outras.
O revendedor não tem restrições para revender uma marca, tanto que ele pode montar um estabelecimento físico ou um e-commerce investindo no marketing interno em criar um perfil nas redes sociais para criar conteúdo de qualidade para vender o seu “peixe”.
“Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina o quão bem você faz”. – Lou Holtz.
Quando o seu negócio começar a fazer sucesso, incorpore uma equipe de vendas para ajudar na demanda e estabelecer metas para otimizar o processo.
As vantagens e responsabilidades de ser um revendedor
Ser um revendedor é ter o controle do seu próprio tempo e do dinheiro, mas tal autonomia vem com o seu peso de responsabilidades para administrar o seu negócio de revender a marca escolhida e um compromisso para com os seus clientes, colaboradores e parceiros.
Um profissional autônomo como um revendedor parece ser um sonho ou uma idealização daqueles programas que ganham muito e ditam o seu próprio horário sem nem piscar, mas a realidade é mais dura, onde o verdadeiro esforço compensa o trabalho duro se tiver resiliência.
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. – José de Alencar.
As vantagens de ser um revendedor é a flexibilidade do seu horário, em qual turno é mais indicado para você e para o seu negócio em se trabalhar e ser o próprio dono do seu nariz para criar a sua rotina diária de quando começar o seu expediente e o encerramento dele.
Tais vantagens parecem surpreendentes e não acabam por aí, você tem uma oportunidade com orçamento disponível para ser utilizado no seu negócio em fazer um catálogo de produtos com a identidade visual escolhida, como padrão para o negócio do uniforme personalizado para representar a marca, que pode integrar a revenda de roupas femininas com cosméticos.
Não precisa ter um grande capital para investir na sua carreira como revendedor, como já foi citado neste texto, pode ser uma segunda opção de renda ou uma necessidade, o pouco que você começar vai ser o suficiente para começar a expor aos seus clientes.
Você ainda pode montar a sua própria equipe de vendas para lhe ajudar quando a demanda estiver em alta e só você não der conta do recado para fazer compras, entregar os produtos e dar um atendimento personalizado para cada cliente.
Além do percentual que irá ganhar com cada fechamento de pedido, priorize as datas sazonais para fazer grandes vendas e o lucro será maior tanto para você quanto para os seus colaboradores quando tiver a oportunidade para isso.
“O talento é mais barato do que um saleiro. O que separa uma pessoa talentosa de uma bem-sucedida é o trabalho”. – Stephen King.
Agora, falando em responsabilidades como revendedor, é onde nem sempre tudo são flores ou tenha certa facilidade, você deve sempre ir atrás de novos clientes para aumentar o seu negócio e as vendas, pois o dinheiro não cai do céu muito menos as oportunidades.
Manter o seu estoque cheio com produtos de interesse da sua clientela fiel, além de novidades ou algo que possa interessar outro tipo de persona para trazê-la para o seu negócio e não ir para concorrente.
Divulgar os produtos nas redes sociais, investindo fortemente no Marketing interno para que tenha audiência e conversão, além de administrar as reclamações e sugestões dos clientes. A escuta é o ponto principal aqui, não se engane disso, fale menos e escute mais.
Quanto mais otimizado a jornada do consumidor para comprar o seu produto e recebê-lo melhor, os clientes preferem um atendimento diferenciado e ágil tendo a confiança de que serão bem atendidos e as suas expectativas serão superadas.
“Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto. Procure as janelas”. – Augusto Cury.
Não se esqueça de cultivar a sua rede de networking para estar por dentro das novidades e fechar parcerias significativas além de estreitar cada vez mais o contato com seus clientes para que não se sintam deixados de lado e tenham certo tratamento V.I.P por você.
Afinal, uma comunicação personalizada é o caminho de sucesso para conquistar as pessoas.
4 dicas de sucesso para fazer parte desse ramo
- Comunicativo
Para ser um revendedor de sucesso na sua área, seja de cosméticos, roupas íntimas, chocolates, perfumes, eletrodomésticos, entre outros, você precisa ter segurança da mensagem que está passando no seu produto.
Com o propósito de repassar as informações corretas a fim de não transparecer hesitação e um domínio da fala para poder responder os questionamentos dos seus clientes.
“Muitas pessoas pensam que “vender” é o mesmo que “falar”. Mas os vendedores mais eficazes sabem que ouvir é a parte mais importante do seu trabalho”. – Roy Bartell.
Além de saber como falar com seu cliente, priorize o poder da escuta para entender as suas hesitações na sua decisão de compra, os seus interesses e as sugestões para fazer melhorias.
A comunicação é o ponto principal para estabelecer um relacionamento saudável com o seu consumidor com abertura de diálogo e a transparência em todas as etapas para que não ocorra divergências de ideias.
O diálogo deve ser claro, preciso e com total sinceridade para passar uma mensagem de um revendedor íntegro, verdadeiro e comprometido para com os seus clientes. É dessa forma que se faz a diferença.
- Organização
A comunicação é a base, a organização é a sua estrutura para ser um revendedor de sucesso.
Você precisa saber que para cuidar de estoque, lista de clientes e os seus interesses, folha de pagamento se tiver colaboradores, a entrada e a saída da caixa para verificar tanto o seu lucro quanto prejuízo demanda uma boa parte de ser um revendedor organizado.
A organização é um ponto importante para não se perder, cometer erros e, principalmente, ser abandonado pelos seus fiéis clientes pela falta de planejamento em manter o seu negócio funcionando.
Afinal, imagina o problema que daria na troca dos pedidos dos clientes, anotar errado ou cobrar a mais ou menos do que o preço justo, daria um prejuízo só de dor cabeça e para encontrar uma solução. Não gosto nem de imaginar e você?
Portanto, a organização vai ser a sua maior aliada em fazer planilhas, anotar em planner para deixar o seu calendário e afazeres em dia e ter um controle de caixa para as contas de entrada e saída baterem.
- Networking
Networking é o seu pilar social, não dá para ter um negócio de sucesso sem ter uma base de contatos e parcerias.
Estamos vivendo em uma época em que conhecer pessoas e estabelecer conexões nunca foi tão importante quanto é agora para alavancar o seu negócio e aumentar tanto o volume de pedidos quanto o tráfego seja do estabelecimento físico, e-commerce e/ou redes sociais.
Lembra da dica #1 da comunicação, aqui ela se faz mais presente ainda para formar conexões, ser aberto a sugestões e criar parcerias como um LinkedIN da vida real.
Como revendedor, você deve deixar a timidez e a vergonha de lado e aproveitar os convites para festas e saídas sociais para falar do seu negócio de revenda da marca escolhida, além de ser uma ótima oportunidade para formar clientes e cultivá-los.
- Adaptação
Como todo bom profissional, a adaptação é algo que você deve levar em consideração para saber como encontrar as prováveis soluções para os seus problemas.
Para ser um revendedor de sucesso é fundamental conhecer o cenário econômico do seu país, estar por dentro das notícias e fazer um planejamento para antecipar os movimentos e as situações ao seu favor e dos seus clientes.
“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”. – Stephen Hawking.
Não tenha medo de se adaptar ou da mudança de cenário, pois por ser autônomo é uma característica que já deve estar marcada em você em não temer o que está por vir para não abalar a sua confiança como profissional.
Saiba mais!
Você soube por esse artigo que para ser um revendedor de sucesso precisa ser comunicativo, organizado, ter uma base de contatos e saber se adaptar a sua própria realidade.
“Você não fecha uma venda, você abre as portas de um relacionamento se quer construir um negócio duradouro e de sucesso”. – Patricia Fripp.
Além de considerar o conhecimento da marca que está revendendo para ter o domínio e a segurança da fala para passar as informações certas, mostrar os produtos que estão fazendo sucesso para os seus clientes e uma memória boa do que eles gostam ou não do catálogo.
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