É possível empreender com pouco dinheiro?

Nem sempre você precisa de muito dinheiro para colocar um negócio em funcionamento. Na verdade, às vezes você pode começar com pouco ou nenhum financiamento. (Sim!) Começar um negócio sem dinheiro pode inicialmente parecer uma ideia rebuscada, mas não é impossível.

É verdade que, para iniciar e expandir qualquer negócio, você vai precisar de mais do que apenas fluxo de caixa extra. Provavelmente, você precisará de parceiros, investidores e um plano sólido sobre como usar os fundos do novo negócio para crescer. 

Mas, quando você está apenas começando, você começa pequeno. Melhor ainda: você pode começar tão pequeno quanto quiser.

Se o seu plano é abrir uma loja onde você vende seus produtos feitos à mão, você sempre pode começar vendendo-os para amigos e familiares. Você pode construir uma reputação e obter feedback inicial. Em seguida, você pode vendê-los em um site de terceiros online. Depois disso, você pode passar a hospedar seu próprio site e loja. Você entendeu a ideia.

Se você está preocupado em como iniciar um negócio sem fundos, aqui estão algumas ideias de por onde começar.

O que é empreendedorismo ?

Empreendedorismo é a capacidade e prontidão para desenvolver, organizar e administrar um empreendimento comercial, juntamente com quaisquer de suas incertezas para obter lucro. O exemplo mais proeminente de empreendedorismo é o início de novos negócios.

Quais são os 4 tipos de empreendedorismo?

É classificado nos seguintes tipos:

Empreendedorismo para pequenas empresas

Essas empresas são cabeleireiro, mercearia, agente de viagens, consultor, carpinteiro, encanador, eletricista, etc. Essas pessoas dirigem ou são proprietárias de seu próprio negócio e contratam familiares ou funcionários locais. 

Para eles, o lucro seria capaz de alimentar a família e não fazer 100 milhões de negócios ou assumir uma indústria. Eles financiam seus negócios tomando empréstimos para pequenas empresas ou empréstimos de amigos e familiares.

Empreendedorismo de startups escalável

Este empreendedor iniciante começa um negócio sabendo que sua visão pode mudar o mundo. Eles atraem investidores que pensam e incentivam as pessoas que pensam fora da caixa.

A pesquisa se concentra em um negócio escalável e modelos experimentais, então, eles contratam os melhores e mais brilhantes funcionários. Eles exigem mais capital de risco para abastecer e apoiar seus projetos ou negócios.

Empreendedorismo de grande empresa

Essas grandes empresas definiram o ciclo de vida. A maioria dessas empresas cresce e se sustenta oferecendo produtos novos e inovadores que giram em torno de seus produtos principais.

A mudança na tecnologia, preferências do cliente, nova concorrência, etc., criam pressão para que grandes empresas criem um produto inovador e o vendam para o novo conjunto de clientes no novo mercado. 

Para lidar com as rápidas mudanças tecnológicas, as organizações existentes compram empresas de inovação ou tentam construir o produto internamente.

Empreendedorismo Social

Este tipo de empreendedorismo se concentra na produção de produtos e serviços que resolvam problemas e necessidades sociais. Seu único lema e objetivo é trabalhar pela sociedade e não lucrar.

Características do empreendedorismo:

Nem todos os empreendedores são bem-sucedidos; existem características definidas que tornam o empreendedorismo bem-sucedido. Alguns deles são mencionados abaixo:

  • Capacidade de assumir riscos – Iniciar qualquer novo empreendimento envolve uma quantidade considerável de risco de fracasso. Portanto, um empreendedor precisa ser corajoso e capaz de avaliar e assumir riscos, o que é essencial para ser empreendedor.
  • Inovação- Deve ser altamente inovador para gerar novas ideias, abrir uma empresa e lucrar com isso. Mudança pode ser o lançamento de um novo produto que é novo para o mercado ou um processo que faz a mesma coisa, mas de forma mais eficiente e econômica.
  • Qualidade Visionária e de Liderança – Para ter sucesso, o empreendedor deve ter uma visão clara de seu novo empreendimento. Porém, para transformar a ideia em realidade, muitos recursos e funcionários são necessários. Aqui, a qualidade da liderança é fundamental porque os líderes transmitem e orientam seus funcionários para o caminho certo para o sucesso.
  • Mente aberta – Em um negócio, cada circunstância pode ser uma oportunidade e usada em benefício de uma empresa. 
  • Flexível- Um empreendedor deve ser flexível e aberto a mudanças de acordo com a situação. Para estar no topo, um empresário deve estar equipado para abraçar a mudança em um produto e serviço, como e quando necessário.
  • Conheça o seu produto – O proprietário de uma empresa deve conhecer as ofertas de produtos e também estar ciente das últimas tendências do mercado. É fundamental saber se o produto ou serviço disponibilizado atende às demandas do mercado atual, ou se é hora de ajustá-lo um pouco. Ser capaz de ser responsável e alterar conforme necessário é uma parte vital do empreendedorismo.

Tudo começa com uma ideia

Não tente descobrir o fio preto no início. Existem fórmulas que já são vencedoras; pegue um e inove: mais barato, luxo, melhor atendimento, personalizado, mais simples, mais bonito, mais rápido, em casa, em um aplicativo …

Leve em consideração que então você terá que adaptar aquela ideia ao imediato e fazê-la funcionar exclusivamente com os recursos de que você dispõe. Quer dizer, mantenha as coisas simples no início.

O plano

Eu sugiro que você contenha:

  • Descrição curta e específica do negócio. Apenas um parágrafo, mas se você puder uma linha, melhor. O requisito é que qualquer pessoa que lê compreenda instantaneamente seu produto ou serviço.
  • Orçamento simples. Ou seja, quanto dinheiro você tem e quais outros recursos você tem, como tempo, conhecimento, experiência, contatos, parceiros em potencial, clientes em potencial e muito mais.
  • Ações imediatas dentro do orçamento determinado.

Comece pequeno pensando grande

Ao iniciar um negócio, não há dinheiro para alcançar. Quanto mais você tem, mais você gasta, então mantenha as coisas o mais simples possível. Adapte seu modelo de negócio para evitar o máximo de custos fixos possível (evite aluguéis, salários e serviços desnecessários). Faça da internet sua loja, sua escola, seu centro de marketing, seu meio de contato, tudo.

O  que é economia colaborativa ?

A economia colaborativa, no sentido amplo, refere-se a “sistemas econômicos de redes descentralizadas e mercados que desbloqueiam o valor de ativos subutilizados combinando necessidades e posses, de maneiras que contornam as instituições tradicionais.”

 Por exemplo, emprestar ou alugar bens de consumo privados por meio da Peerby, evitando os varejistas tradicionais; alugar acomodações por meio do Airbnb; contornando o hotel tradicional; solicitar uma carona por meio do app Uber, sem o uso de uma empresa de táxi convencional.

Você pode pagar?

Avaliar se você pode iniciar um negócio leva uma consideração cuidadosa. A primeira coisa que você deve fazer é analisar suas próprias despesas.

Passe por seus gastos pessoais com um pente fino. Some sua hipoteca ou aluguel, contas, comida, quaisquer taxas escolares e despesas discricionárias, por exemplo, cafés, filmes, ingressos de eventos.

Procure coisas que você pode cortar. Some os itens que você não pode cortar para calcular a menor quantidade de dinheiro necessária para sustentar seu estilo de vida.

Administrar uma empresa pode ser extremamente gratificante, mas os primeiros dias, em particular, podem ser um aperto financeiro. Ser realista e honesto consigo mesmo desde o início o ajudará a evitar preocupações financeiras.

Preveja o seu fluxo de caixa

Usando seus custos estimados, a próxima etapa é fazer uma previsão de fluxo de caixa para os primeiros 12 meses de negócios. Normalmente é uma planilha que projeta as receitas e despesas da sua empresa.

É comum operar com prejuízo quando você inicia um negócio. Certifique-se de ter dinheiro suficiente em reserva para se sustentar durante este período. Uma previsão de fluxo de caixa ajudará a prever se você:

  • estão financeiramente preparados para começar
  • pode precisar de dinheiro emprestado.

Pergunte a si mesmo o que você pode fazer e obter gratuitamente

É fácil criar uma lista de obstáculos que estão no seu caminho e no lançamento de seu negócio. Muitas vezes é mais difícil criar uma lista de oportunidades que estão bem na sua frente. Se a ideia de começar um negócio sem dinheiro o assusta, pare e reflita sobre o que você pode viver sem agora.

O que é essencial para o seu negócio? Você precisa de um site elegante e personalizado quando aperfeiçoou apenas três itens para sua nova loja? Você poderia criar uma página no Facebook para promover seu negócio localmente? Ou faria mais sentido para você postar seus produtos à venda em um site como o Elo 7

Faria mais sentido para você criar seus próprios materiais de marketing no Canva? Você poderia negociar e negociar suas habilidades / produtos / recursos com outra pessoa em vez de pagamento?

Dizer que há muitos recursos gratuitos na web é um eufemismo. Faça uma lista do que você precisa para o seu negócio e, em seguida, pesquise alternativas gratuitas na web. Pode demorar e talvez até mesmo exija que você adquira algumas habilidades digitais extras , mas você economiza dinheiro quando mais precisar.

Ganhe seis meses de economia para despesas

É certo que acessar sua conta poupança não é a situação ideal. No entanto, é uma prática bastante comum entre os empreendedores. Ao projetar seu plano de negócios, seja franco consigo mesmo sobre quanto está gastando e quanta receita provavelmente gerará. Em seguida, seja realista sobre quanto tempo levará antes de ver o lucro. Normalmente, leva cerca de seis meses antes de você começar a ver qualquer fluxo de caixa. 

Estabeleça uma meta de economizar pelo menos seis meses em despesas de subsistência para que você possa se dedicar ao seu novo negócio.

Peça a seus amigos e familiares fundos extras

Lembre-se de que você não está pedindo caridade. Você não está pedindo a seus amigos e familiares que apoiem sua ideia maluca de negócios. Não, você tem um sonho de negócio e seu plano de negócios é sólido. 

Você cruzou seus t e pontuou os i. É por isso que você olha para as pessoas mais próximas de você ao fazer seu argumento de venda. Use seus amigos e familiares como recursos de várias camadas.

Pratique seu discurso de vendas com eles. Peça feedback. E, quando você estiver pronto para lançar seu negócio, pergunte se eles podem ajudar com um pequeno empréstimo para alavancar o negócio. 

Apenas certifique-se de colocar tudo por escrito e quando você vai pagar de volta. Você pode até usar uma plataforma de financiamento coletivo para encorajar as pessoas ao seu redor a encorajar suas redes a contribuir.

Inscreva-se para um empréstimo para uma pequena empresa quando precisar de dinheiro extra

Se você está procurando mais capital e tem operado com um orçamento apertado, considere solicitar um empréstimo para uma pequena empresa. Os bancos e credores online oferecem diferentes tipos de empréstimos para pequenas empresas aos clientes que procuram fluxo de caixa extra ou fundos de investimento. 

Normalmente, você pode obter condições mais favoráveis ​​com um banco tradicional. Os credores online, no entanto, costumam ser mais brandos em seus requisitos. Apenas tome cuidado com as altas taxas de juros.

Se você não está procurando um montante fixo de empréstimo, considere uma linha de crédito empresarial. Resumindo, são como cartões de crédito para a sua empresa. Eles são boas opções para comprar itens conforme a necessidade. (Você pode ler sobre eles e outras opções de empréstimo para pequenas empresas aqui).

Procure subsídios para pequenas empresas e oportunidades de financiamento local

Sinceramente, as bolsas para pequenas empresas nem sempre são as mais fáceis de encontrar ou obter. 

Mas, uma vez que você tenha seu negócio instalado e funcionando (não importa o quão pequeno seja), você pode começar a pesquisar seriamente por dinheiro grátis. Lembre-se sempre de que as concessões geralmente têm requisitos de aplicação específicos. Contanto que você os encontre, você está concorrendo a um pote de dinheiro que é todo seu. 

Comece sua pesquisa nos bancos de dados do governo e sempre certifique-se de pedir ajuda aos capítulos locais da administração de pequenas empresas.

Saiba mais!

Você comete muitos erros? Claro (e mais do que você pensa). Cada um de seus passos terá que ser corrigido e você precisará seguir outros que nem mesmo passaram por sua cabeça. Mas não se preocupe, é natural, basta ajustar e seguir em frente.

Gostou do artigo, leia mais em Investidores S/A.