Grandes Empreendedoras: Grandes Histórias por trás de Grandes Mulheres
Esta semana é sobre o Dia das Mulheres e nada melhor do que celebrar esta data enaltecendo grandes empreendedoras no mundo empresarial.
Cada grande empreendedora tem a sua história para contar como fonte de inspiração e sabedoria.
Você já teve o gostinho de ler sobre uma grande empreendedora que é a Luiza Trajano, a dona do grande império Magazine Luiza ou da CEO da Nubank, Cristina Junqueira – são feitos que não tem como não chamar a sua atenção.
“Faça o que você nasceu para fazer. Você só precisa de autoconfiança.” – Beyoncé, cantora norte-americana e dona do ícone ‘Run the World (Girls)’.
Grandes empreendedoras não nascem da noite para o dia, vai depender das suas trajetórias para conquistar metade do que sonhou e mesmo os fracassos no caminho vão ser apenas uma curva na estrada.
Empreendedorismo – Grandes Empreendedoras
Empreender é muito mais do que disponibilizar certo capital, abrir as portas de um negócio e esperar que no fim do mês alcance as metas desejadas de lucro.
Quando você decide empreender, precisa compreender que há um planejamento estratégico por trás para fazer o seu negócio decolar e ser bem-sucedido.
“Empreendedorismo, para mim, é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão.” – Luiza Trajano, empreendedora brasileira.
Geralmente, quando você começa empreender é porque vê uma falha ou uma dor no mercado atual que você entende que há uma brecha a ser corrigida.
Tal dor é considerada uma oportunidade de começar a vida no empreendedorismo.
A base das Grandes Empreendedoras
Quando estamos falamos de empreendedorismo feminino, as grandes empreendedoras chegaram onde estão por encontrarem a sua vocação ou por necessidade, independentemente, se for uma das duas opções ou as duas.
De acordo com os dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM) – retirados do portal Exame -, dos 52 milhões de empreendedores do mundo, 30 milhões são correspondentes ao empreendedorismo feminino.
“Mude a sua vida hoje. Não deixe para arriscar no futuro, aja agora, sem atrasos.” – Simone de Beauvoir, filósofa francesa e marcou o Movimento Existencialista.
As grandes empreendedoras para construírem os seus negócios e que servirá de lição para você precisaram lidar em manter sintonia:
- Disciplina, se você quer algo bem-feito, precisa exercer uma capacidade de foco para alcançar as suas metas;
- Planejamento estratégico, alinhar objetivos como networking, comunicação, produto e/ou serviço, branding, entre outros, para o seu negócio possuir uma base de sustentação;
- Planejamento financeiro, uma empresa para continuar de portas abertas e fazer o sistema funcionar, precisa de capital, lucros, entrada e saída de caixa e uma gestão financeira para manter às claras assim como não cometer um erro empresarial – não dá para tatear às cegas;
- Criatividade, afinal se você resolveu se tornar uma grande empreendedora, enxergou alguma dor que precisa ser curada e é por meio do seu lado criativo que fará o seu público-alvo se manter motivado pelo seu negócio.
Segundo GEM (2020), retirado do portal de notícias CNN, a pesquisa aponta que 60% das grandes empreendedoras com negócios de até três e meio atuam em apenas seis atividades. É considerado mais que o dobro dos homens nesse mesmo nível.
O que mostra que o empreendedorismo feminino continua a crescer por juntar necessidade com a paixão do trabalho, ainda mais com o cenário da pandemia que fez o empreendedorismo ser uma opção de manter o dinheiro entrando em casa.
“Faça coisas. Seja curiosa, persistente. Não espere por um empurrão da inspiração ou por um beijo da sociedade na sua testa. Preste atenção. É tudo sobre prestar atenção. É tudo sobre captar o máximo que você puder do que está por aí e não deixar que desculpas e que a monotonia de algumas obrigações diminuam sua vida”. – Susan Sontag, ativista e escritora norte-americana ‘Na América’.
Grandes empreendedoras têm a tendência de criar as suas próprias oportunidades, elas não esperam por nada ou por ninguém porque o mundo não vai oferecer os seus sonhos realizados em uma bandeja de prata.
Lembra o que eu havia dito que as grandes empreendedoras cumprem metade dos seus sonhos realizados?
Então, enquanto houver força de vontade, motivação e determinação, sempre estarão buscando novos desafios para não ficarem estagnadas no tempo.
Afinal, a predisposição é superar os limites e acompanhar a evolução do mercado para trazer o que há de melhor para os seus clientes.
Grandes Empreendedoras
Agora, você precisa conhecer algumas das grandes empreendedoras para se inspirar na história e lições valiosas para poder aplicar no seu negócio:
Mazé Doces – Maria José de Lima Freitas
Às vezes, a vocação aparece cedo já outras vezes leva um bom tempo para ouvir o chamado do seu propósito, mas ela tende aparecer.
Para Maria José, a sua vocação apareceu aos 44 anos com a confeitaria.
O empreendedorismo feminino também começa como uma forma de renda extra para prover sustento para a família que pode vir a se tornar algo bem maior do que imaginava.
“Fiz um doce de amendoim e coloquei para vender. Ganhei R$ 20 e comecei meu negócio. Meu pai me falava que doce não dava dinheiro. Mas, eu tinha dívidas para pagar, dois filhos para sustentar e um sonho para realizar”.
Ela não deixou que os seus filhos passassem fome e o seu sonho morresse mesmo com os alertas do pai para desistir, mas ao possuir a alma de uma grande empreendedora, ela bateu o pé e seguiu adiante com a sua empreitada.
Maria José se tornou uma referência de doces de frutas cristalizadas, ela não conhecia o produto, mas viu como uma oportunidade no mercado para explorar e crescer.
Assim, nasceu Mazé Doces focado prover frutas cristalizadas, compotas ou geleias com frutas frescas para sentir a verdadeira essência.
O maior ensinamento que a Maria José de Lima Freitas pode trazer a você para se tornar uma das grandes empreendedoras é: nunca é tarde para empreender.
Dudalina – Sônia Hess
Uma das grandes empreendedoras que também herdou o negócio de família para dar continuidade a algo que a mãe dela começou quando o pai da Sônia, Seu Duda, gastou mais do que podia do que o tecido.
A mãe com alma de empreendedora, Dona Lina, deu um jeito para utilizar o material e usou uma camisa para entender como o tecido e a costura eram feitos antes de dar continuidade.
Contratou costureiras para colocar a mão na massa (tecido, no caso) e começou a vender as peças rapidamente.
“Se fizemos um planejamento e estabelecemos metas, o resultado tem de aparecer. Eu não gosto de bengalas, que é como eu chamo quando a pessoa chega e vai apresentando uma desculpa. Traga o problema e também uma solução”.
Um ensinamento que pode ser colocado em prática para se tornar uma das grandes empreendedoras é: ser visionária – não perder o foco para os negócios trazendo certa sensibilidade.
Foi assim que a marca nasceu, DudaLina, em homenagem aos seus fundadores que passou o negócio para Sônia dar continuidade e se tornou uma marca de referência de camisaria no país.
Instituto Beleza Natural – Zica Assis e Leila Velez
Existe coisa melhor do que criar um negócio com uma amiga quando os seus objetivos estão alinhados?
Acredito que não, pode até fortalecer uma amizade por estarem lutando pelo seu sonho juntas.
A verdadeira beleza é a natural e está saindo das garras do estereótipo imposto pela mídia para mostrar extrair quem você é por dentro aumentando a autoestima.
No entanto, há 20 anos, quando Zica e Leila criaram a sua empresa para vender produtos para tratar o cabelo cacheado e volumoso e trazer o seu brilho natural, foi algo considerado inovador por não se fixar mais na ideia do cabelo liso.
Onde havia espaço para todas serem amadas por si mesmas por quem são, sem julgamentos.
Mas, mesmo sendo um negócio entre amigas, você crê que foi fácil envolvendo beleza?
“Às vezes a gente tem de ser meio louco mesmo, extremamente obstinado, porque a loucura funciona – desde que exista disciplina, um objetivo muito claro, pé no chão e a humildade de saber que a gente vai errar muito, vai aprender com os erros e continuar”. – Leila Velez, CEO e cofundadora do Instituto Beleza Natural.
A resposta é não!
O maior ensinamento que elas podem dar para fazer parte das grandes empreendedoras é: nunca deixe o fracasso te atingir, esteja apta de continuar tentando até acertar e abraçar o sucesso.
Para os produtos para cabelos cacheados, ondulados e crespos darem certo, a fórmula passou por vários testes e tem um curioso caso que deixou os familiares sem cabelo.
Por outro lado, encontraram a receita perfeita para a fórmula de cuidar da beleza natural.
Foi assim que nasceu o Instituto Beleza Natural que mudou a vida de várias mulheres, a melhor parte é que elas deixaram o sonho delas morrer, se apegaram tanto nele que com esforço e dedicação, se tornou em realidade.
Vera Wang
Ouvi o nome da Vera Wang pela primeira vez em ‘Noivas em Guerra’ que era usado a seguinte frase:
“Um Vera Wang não tem que caber em você, você tem que caber no Vera Wang”.
Ficou gravado na minha mente ao ver aqueles vestidos lindos e em que tem como propósito vestir uma mulher para se sentir bem consigo mesma cheia de graça e elegância.
Vera Wang é uma das grandes empreendedoras, como pode ter percebido é uma das melhores designers de moda que aprendeu com os melhores para criar a sua bagagem de conhecimento antes de estabelecer o seu próprio negócio.
Ela estudou em Paris, uma das capitais mais importantes para o mundo da moda, trabalhou na revista Vogue e esteve sob comando de Ralph Lauren voltado para acessórios.
Mas o seu grande estalo para se tornar uma das grandes empreendedoras de sucesso foi quando não conseguiu encontrar o seu vestido de casamento perfeito – aquele que a faria se sentir especial no seu dia -, portanto Vera Wang resolveu criar o seu próprio vestido de noiva.
“Sucesso não é sobre o resultado final, é sobre o que você aprende no caminho”.
Tal sucesso não teria acontecido ao criar uma marca tão conceituada no ramo de vestidos de noiva se não tivesse estudado por tanto e adquirindo conhecimento para poder aplicar no seu negócio.
O maior ensinamento dela é esse para se tornar uma das grandes empreendedoras: aprenda o quanto puder para garantir experiências e, um dia, as colocar em prática.
Saiba mais sobre as Grandes Empreendedoras!
Aprender com as grandes empreendedoras de sucesso é algo inestimável quando se decide seguir o mesmo caminho ou tirar de suas lições uma fonte de inspiração.
Grandes empreendedoras mostram que você é livre para conquistar o seu espaço no mundo, assim como criar as suas próprias oportunidades, não aceitar ficar de braços cruzados e deixar a imposição assumir o poder. Controle o seu próprio destino!
“O grande segredo da vida é que não há nenhum grande segredo. Seja qual for o seu objetivo, você pode chegar lá se estiver disposto a trabalhar.” – Oprah Winfrey, apresentadora norte-americana “The Oprah Winfrey Show”.
Grandes empreendedoras não tiveram os seus impérios de mão beijada, elas conquistaram para merecerem o seu lugar com determinação e confiança.
Não foi pura sorte ou para melhorar a imagem da empresa, mas sim assumiram o seu lugar pelo esforço do seu trabalho.
Gostou desse artigo de empoderamento, descubra mais assuntos como este em Investidores S/A.