O que é segmentação psicográfica e como ela pode transformar o seu negócio
Poucos sabem, mas a segmentação psicográfica pode alterar todo o rumo de uma empresa da noite para o dia. Um dos destaques do marketing hoje em dia é o seu poder de adaptação.
Atualmente, as maneiras de comunicação nunca foram tão diversas, é possível comunicar o que é preciso exatamente para as pessoas que precisam receber essa informação e, isso, com certeza faz a diferença nas contas no final do mês para uma empresa.
A internet, dados de redes sociais e tudo mais que é possível de ser acessado através das estratégias de Big Data, tornou possível descobrir as melhores maneiras de se comunicar com diferentes tipos e estilos de grupo, afinal, ninguém fala, pensa e gesticula da mesma forma.
Uma das provas de que o marketing facilitou as maneiras de comunicação é a segmentação psicográfica. Antes de aprender o que é essa técnica e como usá-la, tenha em mente que se trata de uma estratégia que permite que uma empresa trace perfis mais precisos dos clientes para melhorar e facilitar a comunicação. Essa estratégia pode mudar os resultados de uma empresa.
O que é segmentação psicográfica?
Pode-se definir que a segmentação psicográfica é uma análise de personalidade e características baseadas nos clientes de uma empresa. Ao invés de se contentar com dados básicos como idade ou sexo, e criar uma persona baseada nisso depois, a segmentação psicográfica permite que uma empresa entenda quem realmente é aquela pessoa.
Essa estratégia analisa os fatores psicológicos que formam o cliente e tenta prever os próximos movimentos dessas pessoas na sociedade. Além disso, essa estratégia trabalha com o coletivo e realiza um cruzamento entre cada indivíduo. Assim, é possível descobrir as melhores ações para atrair a maior quantidade de clientes.
Em resumo, a segmentação psicográfica se baseia no estilo de vida, status social, hábitos, dores, ambições e opiniões para encontrar a melhor maneira de atrair novos clientes para uma empresa.
Como é feita a segmentação psicográfica
A principal chave para o sucesso da segmentação psicográfica é o uso do Big Data, em outras palavras, da coleta e armazenamento de dados. Ter uma grande rede de dados que são coletados através de clientes é a verdadeira arma secreta da estratégia.
Os dados de compra, redes sociais, smartphones e muito mais, tudo isso pode ser usado para trabalhar a segmentação psicográfica. Um bom uso desses dados pode fazer com que várias maneiras de comunicar sejam criadas e utilizadas.
Um bom exemplo é o marketing político, outro dia falaremos mais dele. Mas, em resumo, os candidatos utilizam os dados de seus eleitores para enviar mensagens direcionadas para pessoas que ainda estão em cima do muro nessa estratégia.
No ramo de venda de produtos, as marcas se apropriam de sistemas que conseguem processar grandes massas de dados e encontrar padrões entre cada indivíduo, como se fosse uma espécie de teia de aranha. Esses dados definem quais são as melhores formas de apresentar seus novos produtos, e como convencer os clientes a continuarem investindo na marca.
A importância da segmentação psicográfica
Imagine que uma empresa planeja fazer um grande lançamento de um produto mas, não qualquer tipo de mercadoria, esse será o evento do ano para a empresa. Entretanto, a equipe de marketing percebeu através da segmentação psicográfica que o seu público-alvo é dividido em três estilos de comunicação diferentes.
Utilizando esses dados da pesquisa, a equipe de marketing e comunicação tem a missão de explorar todas as opções para se comunicar com esses grupos divergentes. O objetivo final é fazer com que essas estratégias resultem em conversões de venda para a empresa. Veja a seguir cinco momentos em que a segmentação psicográfica trabalha:
- Personalização da comunicação
Talvez essa seja a parte mais importante da estratégia, personalizar as maneiras de se comunicar, o que com certeza é uma das raízes do marketing digital. Atualmente, esse aspecto é o que move as estratégias e gera os resultados. Essa estratégia permite que uma empresa tenha a capacidade de dizer exatamente o que o cliente deseja ouvir.
Em outras palavras, a estratégia deve explorar maneiras de se comunicar com as pessoas de modo que tudo seja de fácil entendimento. Assim, será mais fácil alcançar uma quantidade elevada de clientes.
- Todo tempo é válido
Após a exploração de estilos de comunicação, o resto do trabalho começa a ser mais prático e produtivo, no geral, há menos perda de tempo para ambas as partes. Tanto para a empresa, que pode se concentrar na criação de ações/ campanhas que já sabem que irão funcionar, quanto para os consumidores, que não perdem tempo com produtos que não são direcionados para eles.
- Aumento do ROI
Ao utilizar a segmentação psicográfica, com certeza o ROI (Return Over Investiment, que significa Retorno Sobre Investimento em inglês) irá aumentar com a utilização e o domínio da estratégia.
A segmentação psicográfica tem o poder de alcançar e, talvez, até ultrapassar as metas que são impostas para algum tipo de produto ou serviço. O retorno pode vir de várias formas, de maneira direta, indireta, transação própria ou até mesmo com um relacionamento duradouro.
- Maiores taxas de conversão
Você já ouviu o termo “dividir para conquistar”? Pois bem, a segmentação psicográfica utiliza bastante esse lema no seu dia a dia. Ao dividir a equipe de marketing em diversos grupos focados a se comunicar com pessoas de características diferentes, a probabilidade de atrair mais clientes ao mesmo tempo aumenta drasticamente.
Assim, os clientes seguem a jornada de compra até o limite e se tornam clientes fiéis da empresa. Vale ressaltar que se o estilo da comunicação for correto e as palavras escolhidas forem as certas, muito provavelmente o cliente se sentirá tentado a adquirir o produto mesmo que não precise dele no momento.
- Gera maior fidelidade
A partir do momento em que a empresa descobre como se comunicar com um cliente, ela terá em suas mão a faca e o queijo para construir laços duradouros com seus compradores, já que o público adora quando recebe atenção de algo maior, sendo assim, eles se sentem mais confortáveis para comprar cada vez mais na empresa.
Conclusão
Desde a criação do marketing digital diversas estratégias e histórias foram surgindo, com o passar dos anos. A mais recente delas foi a criação da segmentação psicográfica. Com ela, uma empresa pode aumentar a sua conversão de vendas de maneira rápida e fácil, basta apenas se comunicar corretamente com o seu público.
Quer saber quais são as outras estratégias de marketing que existem? Se inscreva na newsletter Investidores S/A e não perca as novidades que ainda estão por vir. Aproveite e também dê uma olhadinha nas nossas matérias, temos muitos conteúdos que podem te ajudar a crescer ainda mais, até logo!