A pior sensação é não saber como limpar o seu nome ou não ter condições financeiras para quitar as dívidas.
E, simplesmente, entrar em 2022 com o nome sujo no Serasa, a sua linha de crédito estar no vermelho e as cobranças nunca param de te perturbar tanto por mensagens quanto por ligações.
Mas, por mais que todos esses dedos apontem que você é culpado e queira te pressionar ou limitar os seus passos, ninguém sabe realmente o que está passando na sua vida, exceto você e pessoas da sua confiança, certo?
Vou contar uma história a você, acredito que assim é mais fácil e significante de estabelecer um laço do que apenas despejar informações em você para te prender no conteúdo e depois seguir com a vida. As histórias têm um apelo maior na hora de construir uma conexão.
O meu pai sempre gostou de números e fazer contas difíceis de cabeça, tanto que era a ele a quem eu recorria com os problemas de matemática. Quando entrei neste mundo adulto que há várias responsabilidades, a maior delas é a questão financeira.
Ela parece ser um sonho de uma terra prometida que tudo será possível como imaginávamos quando criança, aquele cartão é a chave para um mundo cheio de possibilidades.
Sabemos que não é bem assim como o crédito funciona, muito menos a sua conta está tão gordinha como um cofrinho prestes a ser quebrado e ouvir as moedas tilintando na superfície.
“O que tudo isso tem a ver com o meu problema?”
Calma, eu vou chegar lá para que essa história possa ser uma reflexão e que faça sentido para você.
A importância de limpar o seu nome
Quando comecei a entrar neste mundo, onde o dinheiro é o fator crucial seja para comprar um doce ou fazer aquela viagem que você morre de vontade de ir mesmo que vá custar o que você tem e, principalmente, o que não tem fazendo inúmeras parcelas.
Se você comprar, tem que pagar. É assim que funciona essa via de mão dupla, pois se fechar o cruzamento, não é apenas as ligações, as mensagens excessivas e aquela pressão constante nos ombros, poderá causar um acidente (as portas se fecharam para você) até estar totalmente curado (pagar as dívidas e normalizar o seu crédito).
Aqui está um dos ensinamentos que o meu pai passou para mim:
“Nunca deixe tirar o seu nome de você, ele é seu!”.
Na época, não fez sentido para mim, só sorri e segui com a minha vida. No entanto, ao estudar e me aprofundar mais sobre economia, hoje, consigo entender o que ele quer dizer com esta frase.
O seu nome é aquele cartão exclusivo que possui atendimento diferenciado, não há ninguém como você e tem aquele sentimento de permanecer desta forma como se ouvisse um coral dos anjos tudo que é relacionado ao mundo financeiro e tem passe livre para acessar desde pedir um cartão de crédito até fazer compras com valores acima do seu bolso.
Se tiram o seu nome de você e o negativam por atrasar ou não pagar uma conta, aquelas portas vão se fechando, o som de ouvir os anjos cantarem desaparece em um passe de mágica e a sua dor de cabeça começa e ela não para até concluir a sua meta de regularizar o seu crédito.
Foi essa reflexão que tive quando consegui entender o que meu pai quis dizer, você tem alguma reflexão sobre o campo financeiro, compartilhe com a gente e nossos colegas investidores depois.
Agora, venha entender como limpar o seu nome e começar 2022 com a mente mais tranquila para que outros campos das suas vidas sejam mais aproveitados do que concentrados nos seus problemas financeiros.
4 passos de como se organizar financeiramente para limpar o seu nome
Essa é a grande questão, não?
Não saber por onde começar ou dar o pontapé inicial para melhorar a sua condição financeira para sair do negativo e dar a volta por cima.
Esse é um dos maiores medos por não conseguir sair daquela bola de neve que vai atropelando quem estiver no caminho.
Segundo o economista do Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que a redução do auxílio emergencial e o aumento do desemprego contribuíram de forma significativa para o cenário econômico de 2021.
“Além desses pontos, os aumentos das taxas de juros e da inflação comprometeram a renda da população. As pessoas tiveram que priorizar os pagamentos, o que acabou deixando pendências pelo caminho”, pontua ele.
Portanto, venha descobrir os 4 passos para melhorar a sua organização financeira, diminuir suas dores de cabeça e preocupações e limpar o seu nome:
- Faça um planejamento financeiro
Visualize os seus objetivos, coloque tudo na ponta do lápis, organize uma planilha ou em um planner para manter um controle diário, além das metas financeiras que pretende atingir.
Fazer um planejamento financeiro é ter um guia direcionado para priorizar os objetivos instantâneos e a médio a longo prazo.
Investe no planejamento financeiro para desenvolver novos hábitos de consumo, deixar no passado o que não faz sentido ou te leva para situações desconfortáveis, negativas e perigosas tanto para a sua saúde mental quanto para a sua saúde financeira (o seu bolso).
- Tenha controle financeiro
Com base no passo acima, o controle financeiro ajudará na forma como você gasta o seu dinheiro e a sua poupança, é rever os seus conceitos para poder ajudar limpar o seu nome e deixar os gastos desnecessários para trás.
É ter em mente de tudo que você for gastar valerá a pena do seu tão suado dinheirinho, por exemplo, você espera todos os dias promoções do IFood de $0,99 ou $4,99 por que está em conta e na hora parece tão barato que você nem se dá conta.
Se for juntar cada dia que compra um salgado como esfihas do Habib’s ou uma Pizza Crek de chocolate com morango, em algum momento, parte do seu salário terá ido embora como um passe mágica e, às vezes, o que é barato sai caro.
Portanto, pense e se questione toda vez quando for pensar em passar o cartão ou fazer um Pix:
“Eu preciso disso?”.
“Isso vai me fazer tão feliz que não dá para abrir mão dessa oferta?”.
“Ou estou me enganando com uma felicidade passageira e ilusória?”.
Fazer esses tipos de questionamentos servem para refletir e melhorar o seu poder de julgamento para ter controle sobre a situação, onde será mais fácil saber o que está dando certo e errado na sua vida para que nada mais escape das suas mãos como grãos de areia.
Chegou o momento de retomar as rédeas da sua vida financeira para que as outras áreas não sejam prejudicadas!
- Use o poder da negociação
Negocie a sua dívida com um credor ou empresas da sua confiança para conseguir um bom negócio lucrativo e vantajoso para você, pois sabemos que os juros chegam em valores astronômicos que servem para te assustar e não saber como negociar pelo valor ser maior do que tinha previsto.
A negociação é um jogo de persuasão para saber qual dos lados vai ceder, você ou para quem você está devendo e deseja quitar para regularizar o seu nome.
Pesquise para saber qual é a melhor proposta para você antes de fechar o negócio com os melhores descontos e condições, o maior conselho que posso te dar nesse passo é não aceite migalhas ao ouvir uma pessoa dizendo que isso é o melhor que ela pode fazer, busque uma segunda opinião.
Afinal, você pode quitar as suas dívidas e limpar o seu nome, mas também não pode dar um passo maior do que a perna, senão vai ser difícil manter a sua palavra e manter o combinado do pagamento das parcelas propostas.
- Crie disciplina
Esse passo é meio óbvio para você, mas vamos aprofundar um pouco nele.
Se você leu até aqui, então está comprometido em limpar o seu nome e ter um 2022 mais leve e melhor do que este ano foi para você, não?
As compras supérfluas que podem esperar mais tempo para você comprar quando tiver sobrando um dinheiro extra, elas não vão fazer tanta falta quanto aquelas comprar que você sabe que precisa.
“Mas como eu sei o que devo comprar ou deixar de comprar?”.
Simples! É quando você reflete se é um investimento ou uma necessidade na sua vida.
Por exemplo, um curso de inglês é supérfluo ou uma necessidade?
Necessidade, certo? Se você deseja viajar e conhecer o exterior, são poucos os países que têm contato com o português e o inglês que vão te ajudar a sobreviver em um país estrangeiro, onde, talvez, você não conheça ninguém.
Outro exemplo, o que é mais importante uma ida ao Outback ou fazer as compras do mês?
As compras do mês, pois não come apenas uma vez e dá uma sensação gratificante em ver a geladeira, o freezer e o armários cheios, não?
Por outro lado, por mais que o Outback seja gostoso e você se sinta como parte da realeza, a sensação é só naqueles meros momentos depois a sua vida segue, portanto, quando for ao seu restaurante favorito que seja com aquele dinheiro que está sobrando e você sabe que não vai precisar dele.
É ser um consumidor consciente para saber quando dizer “não” e quando dizer “sim” para as coisas e ocasiões.
Consequências e mitos do nome negativado
A sua empresa é avisada que o seu nome será negativo e em alguns lugares, eles colocam um bilhete no mural para que todos possam ver. A notificação tem que vir com antecedência para que você possa se preparar para o que está por vir.
Quando você faz a negociação da sua dívida e paga a primeira parcela, o seu nome tem que sair da lista dos nomes negativados por estar cumprindo a sua parte.
Portanto, é mito que o seu nome ficará com uma sombra do passado mesmo após ter feito todos os acertos.
Outro mito que é muito contado para que você fique estagnado, você pode sim tirar passaporte e visto para viajar para o exterior.
Você não é obrigado a ficar recebendo mensagens ou ligações persistentes, pois pode afetar o seu psicológico ao se sentir humilhado e ofendido tanto que em casos assim é comum bloquear as chamadas e fazer reclamações no Procon por ferir o Código de Defesa do Consumidor.
Você não pode ser impedido de usar o cartão de crédito ou pagar as contas no débito, isso é mito, por outro lado, pode ser impedido de abrir conta em outro banco.
De forma justa pelo ponto de vista do banco, ele pode tomar o seu dinheiro da sua conta porque você está devendo e está no direito de tomar o que é seu.
Você pode ser impedido de pedir cartão de crédito mesmo depois que o seu nome estiver regularizado, é como uma medida de segurança do banco por conhecer o seu passado.
O seu nome fica até cinco anos no Serasa, mas a mancha não vai desaparecer se ainda tiver dívidas porque o caso ainda pode ser transferido na Justiça para que você arque com as consequências do pagamento.
Essas foram algumas consequências e mitos do que pode acontecer a você se estiver de alguma forma com o “nome sujo” e devendo altas dívidas, nem todas as portas se fecham para você, mas o seu caminho fica restrito a possibilidades.
Saiba mais!
Limpar o seu nome é sentir a sensação de liberdade e desfrutá-la, sem medo, culpa ou aquele sentimento de perseguição.
Zerar as suas dívidas é como deixar de segurar o peso do mundo nas costas e deixar de ser assimilado com o Titã Atlas – da mitologia grega – que ganhou um castigo de Zeus, o deus dos deuses, a suportar o peso do céu.
Gostou do artigo para melhorar tanto a sua condição financeira quanto a regularização do nome, leia mais em Investidores S/A.
P.S.: Não esqueça de compartilhar com a gente se tiver uma reflexão financeira que possa ajudar alguém que está no mesmo barco.