Dropshipping: como lucrar com esse novo modelo de negócio
Com o avanço da tecnologia, novos tipos de serviços e profissões começam a surgir. E o dropshipping é um deles. Vamos descobrir hoje como esse modelo funciona e tudo o que você precisa saber para começar o seu próprio negócio.
O que é dropshipping
Antes de tudo, vamos dar uma olhada no que exatamente consiste o dropshipping. Em tradução livre do inglês, ele pode significar algo no estilo “livre de despacho/envio”. Basicamente, é um modelo de e-commerce no qual o vendedor não possui nenhuma quantidade de peças no estoque dos produtos que vendem, na verdade, nem estoque ele tem.
Mas como assim? Como ele pode vender se não possui nada? Calma que já vamos explicar direitinho. O conceito desse sistema é que o dono do negócio atue como um intermediário entre o consumidor e o fornecedor.
O seu papel é fornecer a “vitrine” dos produtos, ele é o responsável pela divulgação e marketing, além de efetuar e finalizar as vendas.
Depois disso, toda a produção, logística e envio é responsabilidade do fornecedor.
Ainda está meio confuso? Vamos a um exemplo:
Suponhamos que você montou sua loja virtual de produtos naturais. Seu site e redes sociais estão a todo vapor. Sua divulgação e marketing estão funcionando e você começou a receber pedidos depois que conseguiu atrair potenciais clientes, que passaram pelo seu funil de vendas e finalizaram a compra.
Então, o pedido chega ao fornecedor, que separa o produto pedido e o envia ao consumidor. Você recebe uma parcela do lucro recebido e é isso!
Veja agora alguns benefícios do dropshipping:
- Baixo investimento inicial
Como não requer nem um espaço físico e nem um grande estoque, é possível começar o empreendimento com custos mais baixos. Além de cortar as despesas que deveriam ir para a taxa de entrega.
Sem contar as ferramentas, é totalmente ok começar o negócio apenas com um smartphone ou notebook.
- Menos atividades para gerenciar
Por tirar todas as responsabilidades relacionadas à produção, logística, envio e entrega dos produtos, o processo pelo qual você é responsável é bem menor.
No entanto, é importante lembrar que para ele funcionar sem grandes problemas é necessário encontrar fornecedores confiáveis, já que você será a “cara da loja”. Qualquer problema com o produto ou a entrega que o consumidor tiver, ele irá resolver com você.
- Variedade de produtos
Por não existir um estoque real, a variedade e quantidade de produtos que o dropshipping pode oferecer é enorme. Não há gastos com espaços físicos para manter a mercadoria e nem para encomendá-los com antecedência ou a realização de inventários.
Essas são apenas algumas das vantagens que o modelo de e-commerce dropshipping oferece. Faz sentido agora não é mesmo, o porquê de tantos empreendedores estarem investindo nele.
Como funciona todo o processo de dropshipping
- Formalização da loja
É preciso que a sua marca siga as regras da legislação brasileira, começando com a abertura de sua empresa. Essa, inclusive, é uma dúvida de muita gente. Algumas pessoas chegam a achar que dropshipping é crime!
No entanto, desde que seja feita de forma correta, é um negócio como qualquer outro. Por se configurar e enquadrar no mesmo caso, é necessário que a empresa tenha um CNPJ. Ou seja, tanto do aspecto tributário quanto legal, ela deve seguir todas as regras dos outros comércios, pagar tributos e emitir notas fiscais.
Nessa etapa, você também deve escolher o seu nicho, pesquise o mercado, o que está em alta e tem potencial de crescimento. Não esquecendo, é claro, de que apostar em temas que goste torna seu trabalho muito mais prazeroso.
Como uma parte fundamental para o sucesso do empreendimento, a escolha dos fornecedores é extremamente importante e deve ser bem pensada. Escolher lugares confiáveis e que você sabe que não te deixarão na mão é essencial.
Outra questão que deve ser resolvida, é a plataforma que irá montar a sua loja virtual (e-commerce). Existem muitas opções no mercado, tenho certeza que encontrará uma que se encaixe nos seu projeto.
Descubra abaixo algumas das mais conhecidas:
- Divulgação e marketing
Sua loja existirá puramente no mundo online, então invista pesado no marketing digital. Por aqui, temos bastante conteúdo voltado para esse assunto, aproveite e dê uma olhadinha nas nossas matérias.
Depois de estudar, se for no nosso blog melhor ainda, rs, faça uma pesquisa aprofundada no seu nicho e concorrentes, escolha o público alvo e faça as suas personas.
Crie as suas primeiras estratégias e campanhas e se jogue! Lembre que no marketing, estamos em um estado constante de evolução e aprendizado. Sempre analise os seus resultados e testes e faça as alterações necessárias.
Ah, e não se esqueça de atualizar a lista dos produtos, os fornecedores costumam fazê-la frequentemente. Busque saber a sua agenda, se as fazem diariamente, semanalmente, mensalmente e etc, para que possa ficar ligado.
Para facilitar e automatizar esse processo, existem programas que fazem isso automaticamente, mas muitos ainda exigem serem feitos manualmente.
- Compra
Depois de muito preparo, seu primeiro cliente realizou a sua primeira compra! A plataforma te notifica e você deve receber o pagamento no mesmo valor que divulgou no site (dependendo do método de pagamento, como boleto, pix, débito ou crédito).
Você ainda deve receber as informações pessoais do consumidor e como a entrega deverá ser feita.
Como o pagamento sempre é feito através da plataforma, é necessário que aprove a transação e dê andamento ao pedido. Existem automações que podem acelerar todo esse processo, mas elas não estão disponíveis em todos os lugares.
- Fornecedor
Agora, o processo estará saindo de suas mãos. Alguns softwares permitem que o pedido seja feito automaticamente, em outros deve ser feito pelo próprio lojista. O preço que enviará ao fornecedor será o mesmo acordado anteriormente, para que você mantenha a sua margem de lucro.
Depois disso, é por parte da empresa contratada! Eles ficam responsáveis por todo o processo de fabricação, logística e envio dos produtos. Geralmente, eles também costumam oferecer atendimento e suporte ao cliente, além de assistência pós venda, como nos casos de eletrônicos.
Pontos importantes a serem levados em consideração
Taxa dos correios
Quando as encomendas são feitas internacionalmente, é provável que algumas delas sejam taxadas pelo Correio, especialmente no caso dos eletrônicos. Isso ainda pode acabar aumentando o tempo de entrega dos produtos.
Estoque
Já mencionamos acima a importância da atualização do estoque, mas isso é tão importante que mereceu um tópico só dele. Como não dá para você literalmente entrar no armazém e verificar a disponibilidade dos artigos, deve ficar bem ligado, para que não divulgue peças que não poderão ser entregues.
Margem de lucro
O mercado está cada vez mais concorrido, isso é um fato. Seguindo a lei da oferta e da procura, muitos empreendedores precisam optar por venderem produtos por preços mais baixos para continuarem competitivos, o que diminui a margem de lucro.
Mas não se abale por isso, ainda há muito espaço para certos nichos e diferenciais. Você também pode acabar faturando mais no final do mês, já que itens mais baratos costumam ter mais vendas e ganhar em quantidade. E seus custos são menores do que lojas físicas, o que acaba compensando.
Nunca se esqueça de fazer um bom balanço e análise, para saber se o negócio está sendo lucrativo ou não.
Conclusão
Dropshipping é quando um e-commerce trabalha como intermediador entre o fornecedor e o cliente. Ele é responsável pela divulgação e finalização da compra, depois disso toda a parte da entrega fica com o fornecedor.
É um modelo que vem com várias vantagens e pode ser bem lucrativo quando feito da maneira correta, especialmente por não necessitar de um espaço físico ou estoque.
Qual a sua opinião? Fico com vontade de começar a sua própria loja virtual ou já até tem uma? Conta pra gente em nossas redes sociais!
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