Marketing Digital, 6 erros que todo iniciante pode cometer
O marketing digital hoje em dia é uma das principais, senão a principal, maneiras de uma empresa se elevar no mercado. Atualmente, o mundo conta com diversas empresas surgindo em todos os mercados, isso faz com que as instituições sejam obrigadas a buscar diferentes maneiras de chamar a atenção de seu público-alvo e conquistá-los antes de seus concorrentes.
Paralelamente a tudo isso, o mundo digital está andando a passos largos para encontrar um futuro promissor para nossa sociedade, um futuro em que as pessoas não precisem sair para trabalhar, e até mesmo permitir que outros planetas fiquem apenas a horas de distância. Juntamente com isso, a conectividade do cidadão com a internet tem evoluído cada vez mais.
Se pararmos para pensar, para um profissional procurar um emprego ou conversar com outras pessoas de seu trabalho, a internet é a primeira resposta que surge na cabeça, sites e aplicativos, como o LinkedIn, surgiram para facilitar o trabalho dessas pessoas.
Com o aumento da conectividade, o mundo digital passou a ser visto com olhares profissionais, como se fosse uma espécie de “terra de ninguém”. E claro que as empresas não perderam tempo e desenvolveram algumas estratégias para alcançar seus objetivos e metas no mundo digital.
Porém, com o passar do tempo, foram surgindo diversas maneiras de forma desproporcional, o que resultou no excesso de técnicas e estratégias que, por muitas vezes, são errôneas e inúteis. Muitos produzem conteúdos digitais que infelizmente não alcançam os resultados esperados, mas não sabem o porquê desta falha.
Os erros mais comuns dentro do Marketing Digital
Agora que você sabe de tudo disso, ficou claro que a margem de erro pro marketing digital é bem grande, afinal existem muitos que não possuem um conhecimento elevado sobre ele. Porém, isso pode custar muito caro para a publicidade de uma empresa.
Hoje, você verá os erros mais comuns dentro do marketing digital.
Não possuir uma persona clara
A primeira regra do marketing digital é definir qual será o público-alvo, para ter uma noção mais clara do público escolhido. A equipe de marketing digital deve criar uma persona, que é uma espécie de perfil do cliente, no entanto, ao invés de conter apenas dados básicos, é criado uma pessoa que possui opiniões, pensamentos e que tem funções na sociedade, como estudante ou trabalhador.
Existem empresas que levam a criação da persona tão a sério que chegam a criar bonecos característicos da persona criada, segundo essa empresas, utilizar um boneco para fiscalizar a persona facilita na criação de estratégias.
Conteúdos abordando apenas a própria empresa
Um erro muito comum que diversas empresas cometem atualmente é falar apenas sobre si próprias. No marketing digital, um dos conteúdos que mais geram engajamento são os como este que você está lendo agora, aqueles que tem a missão de ensinar algo para o seu público.
Diversas empresas costumam fazer publicações em seus sites, blogs ou redes sociais falando apenas de eventos que ocorreram, divulgando algumas fotos e vídeos, mas nada mais aprofundado, e isso não gera curiosidade o suficiente na internet para que as pessoas tenham o desejo de consumir esses conteúdos.
O Marketing Digital também ensina
Ainda abordando o tema sobre os conteúdos publicados por uma empresa, um marketing digital bem feito é aquele que satisfaz as vontades de seus visualizadores. Uma empresa pode criar variados tipos e estilos para produzir os seus conteúdos, entretanto, o objetivo final deve sempre ser trazer a satisfação a seus usuários.
Como já foi dito, o que mais gera visualizações hoje em dia são os conteúdos que procuram ensinar algo, seja como funciona a empresa, quais são as utilidades de algum produto, ou até mesmo como se faz marketing digital, o importante é nunca se prender ao mesmo conteúdo, variedade de temas são extremamente necessários.
O Marketing Digital deve ser claro e objetivo
Um problema corriqueiro em diversos blogs empresariais iniciantes, geralmente, esse erro costuma ocorrer mais em sites de profissões mais “formais”, como os blogs de direito. As falhas são feitas, muitas vezes, sem ter a intenção de dificultar o texto mas, como os autores já estão acostumados com tal dialeto, às vezes acaba passando despercebido.
Mas os redatores e produtores dos conteúdos devem ter noção que o público pode não ter conhecimento desse dialeto mais profissional, tornando assim o conteúdo mais massivo e desgastante para os consumidores. Uma boa estratégia é sempre se colocar no lugar de quem vai consumir o conteúdo, use a persona como exemplo, essa é a real função dela.
Muitos dados técnicos
Se mantendo na parte de exagero dos conhecimentos, utilizar muitos dados e frases técnicas podem estragar a experiência de um leitor ou visualizador. Isso ocorre porque, como já foi dito, os usuários que não possuem um conhecimento mais aprofundado podem acabar desistindo de terminar o conteúdo.
Uma boa dica é, tentar mastigar ao máximo tudo o que estiver muito técnico, o marketing digital deve criar conteúdos explicativos e ricos de informações, mas que ao mesmo tempo seja acessível para todos os leigos e leigas de determinado tema.
O Marketing Digital produz conteúdos constantemente
Um erro que pode custar os acessos dos usuários de uma empresa, a falta de constância na publicação de conteúdos. Entre os motivos que fazem uma pessoa se manter procurando um determinado conteúdo é a constância com que ela aparece.
Não adianta publicar três ou quatro conteúdos em um dia, sendo que o próximo só irá para o ar depois de uma semana. Sem a constância, o usuário irá se esquecer rapidamente da empresa e irá se render a próxima que chamar a sua atenção. Portanto, a companhia deve utilizar o marketing digital de maneira inteligente para se manter na tela de seus usuários constantemente e seguir uma agenda de publicação.
Conclusão
O Marketing Digital chegou no mundo dos negócios para ficar, é extremamente comum que a maioria das empresas busquem descobrir maneiras de atrair clientes através da internet, o problema é que essa “corrida por atenção” pode prejudicar as estratégias de conteúdo.
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